Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Candidaturas 2.º e 3.º Ciclos | Ano letivo 2020/2021

Candidaturas 2.º e 3.º Ciclos | Ano letivo 2020/2021

Estudantes nacionais, Estudantes internacionais e Reingresso

Informam-se os interessados que as candidaturas aos 2.º (Mestrados) e 3.º (Doutoramentos) Ciclos de Estudos da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto irão decorrer nos prazos e de acordo com as condições indicadas no respetivo Edital:

Mestrado em Ciências Gastronómicas - Edital de candidaturas 2020/2021
Mestrado em Nutrição Clínica - Edital de candidaturas 2020/2021
Mestrado em Nutrição Comunitária e Saúde Pública - Edital de candidaturas 2020/2021 - Novo curso. 1.ª Edição em 2020/2021

Doutoramento em Ciências do Consumo Alimentar e Nutrição - Edital de candidaturas 2020/2021
Doutoramento em Nutrição Clínica - Edital de candidaturas 2020/2021

O Mestrado em Alimentação Coletiva não abre nova edição em 2020/2021, estando disponível apenas a candidatura a Reingresso. O Reingresso é o ato pelo qual um estudante, após interrupção dos estudos num par instituição/curso de ensino superior, se matricula na mesma instituição e se inscreve no mesmo curso ou em curso que lhe tenha sucedido.


Vagas disponíveis para 1.ª fase de candidaturas:
Mestrado em Ciências Gastronómicas: 15
Mestrado em Nutrição Clínica: 5
Mestrado em Nutrição Comunitária e Saúde Pública: 15

Doutoramento em Ciências do Consumo Alimentar e Nutrição: 4  
Doutoramento em Nutrição Clínica:4


1. DESTINATÁRIOS:

Candidatos nacionais e internacionais (para mais informações, consultar o respetivo Edital)

2. CANDIDATURAS

O processo de candidatura é realizado online nos prazos estabelecidos no respetivo Edital do concurso. 

Apresente aqui a sua candidatura (incluindo reingresso) ao Mestrado em Ciências Gastronómicas (disponível a partir do dia 2 de janeiro de 2020)

Apresente aqui a sua candidatura (incluindo reingresso) ao Mestrado em Nutrição Clínica (disponível a partir do dia 2 de janeiro de 2020)

Apresente aqui a sua candidatura ao Mestrado em Nutrição Comunitária e Saúde Pública (disponível a partir do dia 4 de maio de 2020)

Apresente aqui a sua candidatura a Reingresso no Mestrado em Alimentação Coletiva (disponível a partir do dia 2 de janeiro de 2020)

Apresente aqui a sua candidatura (incluindo reingresso) ao Doutoramento em Ciências do Consumo Alimentar e Nutrição  (disponível a partir do dia 2 de janeiro de 2020)

Apresente aqui a sua candidatura (incluindo reingresso) ao Doutoramento em Nutrição Clínica (disponível a partir do dia 2 de janeiro de 2020) 


Taxa de candidatura: 55,00¤
 (não reembolsável)
A taxa de candidatura poderá ser liquidada por referência Multibanco (meio de pagamento preferencial), gerada na conta corrente do(a) candidato(a) ou por transferência bancária. 
No caso de pagamentos por transferência bancária: o NIB e IBAN da FCNAUP são os que se encontram indicados aqui. Depois de concluir o pagamento, deverá enviar o respetivo comprovativo para barbarapereira@fcna.up.pt, com inidicação do nome completo, n.º do documento de identificação e curso a que se candidata. 
O pagamento terá que estar concluído até à data limite de candidatura. De outra forma, a candidatura não será aceite. 
Alertamos que os encargos bancários referentes a transferências provenientes do estrangeiro têm de ser suportados, na totalidade, pelo(a) candidato(a). Deverão, nestes casos, informar a Instituição Bancária para que proceda a esta cobrança. 

2.1. DOCUMENTAÇÃO A APRESENTAR NO ATO DA CANDIDATURA (para reingresso consultar 2.1.3): 
- Documento de identificação (BI/Cartão de Cidadão para candidatos nacionais e Passaporte para candidatos internacionais) ou declaração contendo os dados do documento de identificação sendo, neste caso, obbrigatória a apresentação presencial do documento nos Serviços Académicos;
- Certidão(ões) do(s) grau(s) académico(s) com a respetiva classificação (os candidatos com formação académica concluída no Brasil deverão apresentar o Diploma e o histórico escolar da graduação)*;
Curriculum vitae científico e profissional.

2.1.1. Documentação adicional para candidatura ao Mestrado em Nutrição Clínica:
- Para candidatos nacionais: Historial de candidatura ao Ensino Superior ou Ficha ENES; Para candidatos internacionais*: Diploma ou certificado emitido por uma autoridade competente que ateste a aprovação num programa de ensino de nível secundário, com as classificações obtidas - os candidatos de cidadania Brasileira e Ensino Médio concluído no Brasil, deverão apresentar o diploma do Ensino Médio e o respetivo histórico. 

2.1.2. Documentação adicional para candidatura ao Doutoramento em Nutrição Clínica:
- Plano de Tese em Português ou Inglês, incluindo a informação do local onde será realizada a recolha de dados. O plano de Tese deverá ser resumido;
- Declaração do Orientador e, caso aplicável, do Coorientador da Tese. A declaração deverá incluir o n.º de BI/Cartão de Cidadão do Orientador/Coorientador, bem como o seu identificador ORCID.

*No caso de candidatos internacionais, estes documentos deverão ser autenticados pelos serviços consulares ou embaixadas de Portugal com sede no País a que a habilitação diz respeito, ou com Apostilha de Haia, para os Países que aderiram à Convenção de Haia. É obrigatório que estes documentos sejam apresentados em língua portuguesa ou inglesa, pelo que deverão ser traduzidos e autenticados pelos serviços competentes quando a sua língua oficial não for nenhuma das supracitadas.

2.1.3. Documentação a apresentar para reingresso:
- Documento de identificação (BI/Cartão de Cidadão para candidatos nacionais e Passaporte para candidatos internacionais) ou declaração contendo os dados do documento de identificação sendo, neste caso, obbrigatória a apresentação presencial do documento nos Serviços Académicos;
- Plano de Tese em Português ou Inglês, incluindo a informação do local onde será realizada a recolha de dados. O plano de Tese deverá ser resumido;
- Declaração do Orientador e, caso aplicável, do Coorientador da Tese. A declaração deverá incluir o n.º de BI/Cartão de Cidadão do Orientador/Coorientador, bem como o seu identificador ORCID.

Os documentos originais (ou cópias autenticadas) terão que ser entregues no ato da matrícula.
 
Idioma de lecionação dos Cursos: Português. 

Para mais informações, consulte a página do Curso:
Mestrado em Alimentação Coletiva
Mestrado em Ciências Gastronómicas
Mestrado em Nutrição Clínica 
- Mestrado em Nutrição Comunitária e Saúde Pública (brevemente disponível) 
Doutoramento em Ciências do Consumo Alimentar e Nutrição
Doutoramento em Nutrição Clínica
 
4. PROPINAS

Informação disponível para consulta aqui

5. FUNCIONAMENTO DOS CURSOS

Mestrado em Ciências Gastronómicas:
segundas e terças, dias completos 
Mestrado em Nutrição Clínica: sextas e sábados, dias completos
Mestrado em Nutrição Comunitária e Saúde Pública: a anunciar

Doutoramento em Ciências do Consumo Alimentar e Nutrição: sextas e sábados
Doutoramento em Nutrição Clínica: sem componente letiva

O ano letivo 2020/2021 inicia na semana de 14 de setembro de 2020 (Mestrado em Nutrição Clínica) e na semana de 21 de setembro nos restantes cursos. 


6. CONTACTOS:

Mestrado em Alimentação Coletiva: 
mac@fcna.up.pt 
Mestrado em Ciências Gastronómicas: mcg@fcna.up.pt 
Mestrado em Nutrição Clínica: mnc@fcna.up.pt 
Mestrado em Nutrição Comunitária e Saúde Pública: mncsp@fcna.up.pt 
Doutoramento em Nutrição Clínica: 
dnc@fcna.up.pt 
Doutoramento em Ciências do Consumo Alimentar e Nutrição: 
dccan@fcna.up.pt 

Telefone: 
+351 225 074 320

7. HORÁRIO DE ATENDIMENTO DOS SERVIÇOS ACADÉMICOS:

Segundas, terças e quartas: 09h00 às 12h00 
Quintas e sextas: 13h30 às 15h30

De 26 a 31 de dezembro de 2019 os Serviços Académicos encontram-se encerrados.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2020 © Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2020-01-26 às 05:24:48 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais