Partilha e divulgação de conhecimento científico, com impacto positivo sobre a comunidade, concretamente no que diz respeito a uma prática desportiva que seja promotora da Saúde e Segurança dos participantes e que possa dar resposta, no que diz respeito à Nutrição, às exigências e eventuais constrangimentos que afetam e que se prevê poderem continuar a afetar os desportistas. São exemplo as alterações climáticas, a profissionalização mais precoce do jovem atleta (promovendo a sobreposição das preocupações desportivas em relação a um crescimento e desenvolvimento saudáveis), a crescente profissionalização do paratleta (é necessário promover condições para que os paraatletas possam saber responder às exigências fisiológicas e logísticas da sua participação no desporto, otimizando ao máximo o seu desempenho) e o desnecessário consumo de suplementos que contrariam a já evidenciada abordagem de promoção de bons hábitos alimentares como prioridade.
Objetivos:
- Sensibilizar para a importância de hábitos alimentares adequados, que permitam aos atletas cumprirem as suas necessidades nutricionais com recurso a alimentos como prioridade e a suplementos apenas quando necessário;
- Consciencializar para a importância do equilíbrio entre as exigências fisiológicas da prática desportiva em diferentes contextos (nomeadamente no jovem atleta, no paratleta e no atleta a exercitar-se sob condições atmosféricas adversas) e o adequado cumprimento das necessidades nutricionais.
Parcerias:
Associação de Futebol do Porto
Coordenação Científica:
Destinatários:
Licenciados em Ciências da Nutrição, Nutricionistas, profissionais de saúde e profissionais da área do desporto.
De acordo com o previsto no ponto g) do nº 3 do Aviso de Abertura de Concurso 01/PRR/2021, e no âmbito do Programa Impulso Adulto, os destinatários serão residentes no território nacional aquando das ações de que forem beneficiários e serão utilizados os seguintes critérios de seleção e de seriação de candidatos:
Sim: 1 ponto
Não: 0 pontos
Escolaridade obrigatória: 3 pontos
Licenciatura: 2 pontos
Mestrado ou Doutoramento: 1 ponto
Idade (serão admitidos primeiramente os candidatos mais velhos).
Este curso será constituído por 7 horas de contacto (5T e 2TP), que incluem a avaliação por exame final e por 20 horas de estudo autónomo, num total de 27 horas de formação. Por cada hora de contacto, prevê-se cerca de três horas de estudo autónomo. Este número de horas de trabalho autónomo a realizar pelos formandos é justificado pela forte componente interativa desta formação, nomeadamente na simulação de situações reais, que pressupõem conhecimentos prévios.
Será assim necessário que o formando conheça com detalhe alguns aspetos básicos e específicos da nutrição no desporto, os relacionados com a adequação da ingestão de suplementos nutricionais e ergogénicos, entre outros, de modo a que consiga acompanhar as estratégias de intervenção nutricional.
Programa
1. Alimento vs Suplemento: como ajudar os atletas a privilegiar a abordagem “food first”?
2. Utilização segura e eficaz dos suplementos: foco no essencial na “era da desinformação”.
3. Aquecimento global e impacto no desempenho em treino e competição outdoor: estratégias para proteger os atletas.
4. Necessidades nutricionais e particularidades da intervenção nutricional no paratleta.
5. Preparar o jovem atleta para o futuro: abordagem nutricional para promoção da Saúde e do desempenho.
6. O papel da Educação Alimentar no desporto: como torná-la essencial no tempo de contacto com os atletas?
Certificado:
A atribuição de frequência exige a participação num mínimo de 75% do total de horas de contacto.
Serão realizadas sessões teóricas e teórico-práticas sobre os diferentes temas, com frequentes momentos interativos, em que os participantes serão convidados a realizar curtas tarefas que simulam situações reais. A Avaliação será realizada por exame no Moodle, seguindo as estratégias e recomendações da Universidade do Porto.
O certificado deverá ser solicitado no final do curso e está sujeito a um emolumento no valor de 5 euros (Tabela de Emolumentos da Universidade do Porto).
Anulação de matrícula/inscrição:
O/A formando/a pode solicitar a anulação de matrícula/inscrição, através de requerimento dirigido ao Diretor da FCNAUP para o email diretor@fcna.up.pt com conhecimento da Educação Contínua (educacaocontinua@fcna.up.pt), de acordo com o previsto no regulamento de Propinas da Universidade do Porto.
Ao autorizar a matrícula/inscrição no curso, fica sujeito/a à aplicação do Regulamento n.º 723/2020, Alteração ao Regulamento de Propinas da Universidade do Porto, Diário da República n.º 169, Série II de 2020-08-31, em que se estabelece que “A desistência de frequência até 2 dias úteis antes do início do curso não conferente de grau ou unidade de formação contínua implica o pagamento de 50 % do valor de propina; após essa data, é devida a totalidade do valor.”
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
Docente Responsável: | Teresa Amaral |
Sigla: | NUTRSPOR |
Tipo de curso/ciclo de estudos: | Unidade de Formação Contínua |
Início: | 2024/2025 |
Duração: | 27 Horas |