Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > Unidade de Formação Contínua > ALISUST

Alimentação e Sustentabilidade

Objetivos

Tanto o nutricionista como os restantes técnicos intervenientes na cadeia alimentar devem atuar como promotores ativos de uma cultura de sustentabilidade no que ao consumo alimentar diz respeito. Deve ser missão destes profissionais garantir uma oferta e procura alimentar adequadas sob o ponto de vista alimentar/nutricional e de sustentabilidade, não descurando aspetos relacionados com a segurança e qualidade higio-sanitária e o contexto sociocultural.
Abordando a temática da sustentabilidade na perspetiva do consumo alimentar, esta formação está integrada nos objetivos da U.Porto, pois irá contribuir para a valorização pessoal e profissional dos estudantes;
 
promover as prioridades estabelecidas pela Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável;
 
desenvolver novas competências e conhecimentos numa perspetiva de avaliação e mitigação do impacte ambiental do consumo alimentar.

São objetivos deste curso:

- Capacitar para a avaliação da sustentabilidade ambiental ao longo da cadeia de valor associada à produção e consumo alimentar, alinhada com as prioridades estabelecidas pela Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, na proteção do planeta através da promoção da sustentabilidade na produção e consumo alimentar;
- Conhecer e descrever as metodologias e indicadores de avaliação da sustentabilidade alimentar. Identificar as metodologias de quantificação do desperdício alimentar, a sua aplicabilidade e limitações;
- Desenvolver estratégias de promoção da sustentabilidade em alimentação coletiva, restauração, indústria alimentar.

Informações

Parcerias:

AHRESP, Lipor e ASAE

 

Coordenação Científica: 

Sara Rodrigues, Professora Associada da FCNAUP.

 

Equipa Docente:

Ada Rocha, Professora Associada da FCNAUP e docente na área da Alimentação Coletiva e Tecnologia Alimentar;

Colin Sage, Professor afiliado da FCNAUP e Investigador da Universidade de Cork (Irlanda), na área dos sistemas alimentares e sustentabilidade;

Joana Bôto, estudante do Programa Doutoral em Ciências do Consumo Alimentar e Nutrição;

Mariana Castro Rei, estudante do Programa Doutoral em Saúde Pública;

Sara Rodrigues, Professora Associada da FCNAUP, na área da Nutrição e Saúde Pública;

Destinatários: Licenciados em Ciências da Nutrição ou áreas afins; Gestores e técnicos operacionais, consultores da área alimentar, responsáveis da segurança e qualidade, técnicos e outros profissionais.

 

Condições específicas de ingresso e critérios de seleção e seriação:

De acordo com o previsto no ponto g) do nº 3 do Aviso de Abertura de Concurso 01/PRR/2021, e no âmbito do Programa Impulso Adulto, os destinatários serão residentes no território nacional aquando das ações de que forem beneficiários e serão utilizados os seguintes critérios de seleção e de seriação de candidatos: Caso se candidate um número de formandos inferior ao número máximo de vagas, todos os que cumpram as condições de acesso serão selecionados, sem ordem de inscrição. Caso o número de candidatos seja superior, a seleção e seriação deverá ser realizada nos seguintes pressupostos de forma sequencial:

- pessoas em situação de desemprego;

- menor número de anos no mercado de trabaiho;

 Critério de desempate: maior idade.

 

Nível da formação: 1.º Ciclo

N.º mínimo e máximo de formandos: 20 e 40, respetivamente.

 

Duração: 54h totais, das quais 18h de contacto.

 

1.ª edição: início a 18 de novembro. O sistema de ensino será b-learning, combinando aulas teóricas à distância e aulas teórico-práticas presenciais, e decorrerá em 20 horas de contacto.

 

Calendarização:

Este curso será constituído por 18 horas de contacto em formato teórico-práticas, o que corresponde a 8 módulos de 2 horas (2 módulos presenciais e 6 síncronos à distância); 2 horas para avaliação presencial.

Dias 18, 19, 25, 26 e 30 (avaliação).

VER AQUI CALENDARIZAÇÃO DETALHADA

Propina: 150¤ (acresce pagamento do seguro escolar: 2 euros)

 

Certidão UP:

 

Regime de funcionamento: b-learning

 

Candidaturas: até 4 de novembro de 2022 em:https://s.up.pt/ju5k

 

Proteção de Dados

Para além das finalidades regulares de utilização dos seus dados pela U.Porto, relacionados com a seleção e seriação das candidaturas e, posteriormente, com a gestão académica dos candidatos selecionados, informamos que, face ao enquadramento da presente formação no âmbito do «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos» (PRR), a identificação de todos os participantes (nome, NIF e contacto) terá de ser comunicada à Direção-Geral do Ensino Superior para efeitos de monitorização da execução do projeto.

Quaisquer dúvidas sobre o tratamento dos seus dados poderão ser endereçadas à Encarregada da Proteção de Dados da U.Porto, para dpo@reit.up.pt.



A presente edição da formação "Alimentação e Sustentabilidade
é financiada pelos fundos do programa «Next Generation EU» do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através do «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos».



Dados Gerais

Docente Responsável: Sara Rodrigues
Sigla: ALISUST
Tipo de curso/ciclo de estudos: Unidade de Formação Contínua
Início: 2022/2023
Duração: 54 Horas

Planos de Estudos

Diplomas

  • Alimentação e Sustentabilidade (2 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-09-25 às 22:20:31 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias