Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > Unidade de Formação Contínua > CAPACIT

Capacitação em alimentação para pessoas mais velhas: formação para cuidadores

Objetivos

O envelhecimento da populaçäo é um dos maiores triunfos, quer para os indivíduos, quer para as sociedades, refletindo progressos da humanidade, mas tambérn um dos seus maiores desafios. 
O envelhecimento tem um forte impacto na sociedade e exige adaptações e respostas ern diversos setores, nomeadarnente nos sistemas de suporte, como os sistemas de saúde e os sociais entre outros. De acordo com informação atual, muitas pessoas mais velhas encontram-se em situação de dependência, sendo que a necessidade das pessoas nestas circunstâncias seja por incapacidade ou por deficiência podem ser asseguradas por cuidadores formais ou informais, que apoiam a realização das diversas atividades do quotidiano da pessoa. Neste enquadramento, aumentar a literacia em alimentação saudável focada nas necessidades das populações que têm a seu cuidado deverá ser uma prioridade.
A Década do Envelhecimento Saudável 2021-2030, foi declarada pela Assembleia Geral das Nacöes Unidas em dezembro de 2020, e nesta iniciativa global, as pessoas idosas estão no centro do plano, que na sua essência visa rnelhorar a vida das pessoas idosas, de suas famílias e comunidades.

São objetivos deste curso: 

- Otimizar a qualidade de vida na população sénior através da prática de alimentação saudável.;
- Reconhecer a relevância de práticas alimentares saudáveis para um envelhecimento ativo e no controlo de diversas patologias;
- Conhecer as principais recomendações alimentares e nutricionais aplicadas à população com mais de 65 anos;
- Capacitar sobre técnicas de culinária saudável e elaborar refeições saudáveis: completas, variadas e equilibradas, de execução rápida e fácil.

Informações

Parcerias:

Porto4Ageing, União de Misericórdias Portuguesas

Coordenação Científica:

Cláudia Afonso, Professora Auxiliar Convidada da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP).



Equipa Docente:

Beatriz Oliveira, nutricionista e investigadora na área do envelhecimento, com experiência em restauração coletiva; 

Beatriz Teixeira, estudante de doutoramento do Programa Doutoral em Ciências do Consumo Alimentar e Nutrição (FCNAUP) e docente na área da nutrição e envelhecimento;

Cláudia Afonso, Professora Auxiliar Convidada da FCNAUP, docente na área da nutrição em gerontologia e geriatria;

Olga Viegas, Professora Auxiliar Convidada da FCNAUP, Investigadora na REQUIMTE e docente de UC relacionadas com o tema;

Olívia Pinho, Professora Catedrática da FCNAUP, docente na área da gastrotecnia e ciências gastronómicas;

Sara Rodrigues, Professora Associada da FCNAUP, docente na área da Nutrição e Saúde Pública;


Destinatários:
Comunidade em geral com interesse na temática, cuidadores de pessoas mais veihas. Licenciados e estudantes de Ciências da Nutrição, de Gerontologia e Geriatria e outras licenciaturas areas afins; Gestores e técnicos operacionais do sector social; outros profissionais com responsabilidade na oferta alimentar em contexto geriátrico. 

Condições específicas de ingresso e critérios de seleção e seriação:

De acordo com o previsto no ponto g) do nº 3 do Aviso de Abertura de Concurso 01/PRR/2021, e no âmbito do Programa Impulso Adulto, os destinatários serão residentes no território nacional aquando das ações de que forem beneficiários e serão utilizados os seguintes critérios de seleção e de seriação de candidatos: Caso se candidate um número de formandos inferior ao número máximo de vagas, todos os que cumpram as condições de acesso serão selecionados, sem ordem de inscrição. Caso o número de candidatos seja superior, a seleção e seriação deverá ser realizada nos seguintes pressupostos de forma sequencial:
- pessoas em situação de desemprego;
- menor número de anos no mercado de trabaiho;

Critério de desempate: maior idade.

Nível da formação: 1.º Ciclo 


N.º mínimo e máximo de formandos: 20 e 24, respetivamente.


Duração: 81h totais, das quais 20h de contacto.


1.ª edição: início a 8 de outubro. O sistema de ensino será b-learning, combinando aulas teóricas à distância e aulas teórico-práticas presenciais, e decorrerá em 20 horas de contacto. 



Calendarização:

Este curso será constituído por 20 horas de contacto, o que corresponde a 10 horas teóricas e 10 horas práticas, divididas em 4 módulos de 5 horas (2 módulos síncronos à distância e 2 módulos presenciais) e 2 horas para avaliação presencial correspondendo a 81 horas totais (3 créditos ECTS).

- Teóricas em casa (via telemática): 8 e 22 sábado de outubro 14h-19h (5 horas cada);

- Práticas (no laboratório de Gastrotecnia) : 15 e 29 de outubro: 9h30-14h30 (5 horas cada). 


Propina: 150¤ (acresce pagamento do seguro escolar: 2 euros)

Certidão UP: 5¤

Nota: este curso atribui bolsas de incentivo/estudo. Consulte a informação abaixo. 


Regime de funcionamento: b-learning 


Candidaturas: até 30 de setembro de 2022 em: https://s.up.pt/j6ft

 

Concurso para atribuição de bolsa de incentivo | Curso Capacitação em Alimentação para pessoas mais velhas: Formação para Cuidadores

Prazo de candidatura: de 5 a 19 de setembro de 2022

Nº bolsas: 8

Valor bolsa individual: 150¤

Para se candidatar, consulte o edital:

EDITAL 

FORMULÁRIO DE CANDIDATURA

O regulamento aplicável poderá ser consultado na seguinte ligação:

FCNAUP - Regulamento para atribuição de bolsas de incentivo - Programa Impulso Adultos

 

Proteção de Dados

Para além das finalidades regulares de utilização dos seus dados pela U.Porto, relacionados com a seleção e seriação das candidaturas e, posteriormente, com a gestão académica dos candidatos selecionados, informamos que, face ao enquadramento da presente formação no âmbito do «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos» (PRR), a identificação de todos os participantes (nome, NIF e contacto) terá de ser comunicada à Direção-Geral do Ensino Superior para efeitos de monitorização da execução do projeto.

Quaisquer dúvidas sobre o tratamento dos seus dados poderão ser endereçadas à Encarregada da Proteção de Dados da U.Porto, para dpo@reit.up.pt.



A presente edição da formação "Capacitação em Alimentação para pessoas mais velhas: formação para cuidadores
é financiada pelos fundos do programa «Next Generation EU» do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através do «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos».



Dados Gerais

Docente Responsável: Cláudia Afonso
Sigla: CAPACIT
Tipo de curso/ciclo de estudos: Unidade de Formação Contínua
Início: 2022/2023
Duração: 81 Horas

Planos de Estudos

Diplomas

  • Capacitação em alimentação para pessoas mais velhas: formação para cuidadores (3 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-09-25 às 22:14:50 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias