Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > Unidade de Formação Contínua > NUCAFIR

Nutrição e Comportamento Alimentar - Fundamentos fisiológicos e integração humana da relação nutricionista-paciente

Objetivos


Este curso pretende aprofundar conhecimentos na área na nutrição clínica e comportamento alimentar , sendo os principais objetivos:

1. Compreender e aplicar os conhecimentos adquiridos com base nos fundamentos fisiológicos e psicológicos do comportamento alimentar;
2. Identificar as características clínicas e conhecer os critérios de diagnóstico das perturbações da alimentação e do comportamento alimentar;
3. Adquirir e aplicar competências práticas de comunicação e relação nutricionista-paciente;
4. Saber aplicar modelos de intervenção e avaliação em contexto real de trabalho, através da discussão de casos clínicos.

Informações



1. Destinatários:

Licenciados em Ciências da Nutrição ou Dietética e estudantes de Ciências da Nutrição ou Dietética em período de estágio académico.

Outros interessados: inscrição sujeita a apreciação.


2. Regime de funcionamento:

E-learning.


3. Coordenação científica e equipa docente:

Coordenação: Prof. Doutor Rui Poínhos – Professor Auxiliar Convidado da FCNAUP.

Equipa Docente:

  • Doutor Rui Poínhos – Nutricionista, Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde, Doutorado em Nutrição Clínica;
  • Mestre Cláudia Esteves – Psicóloga Clínica;
  • Mafalda Serra – Nutricionista;
  • Margarida Beja – Registered Dietitian, University Hospital Southampton NHS FT;
  • Mestre Marlene Morgado – Licenciada em Ciências da Nutrição e em Bioquímica, Mestre em Engenharia Biomédica, Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (I3s);
  • Tânia Lopes – Nutricionista, Aprimorada em Transtornos Alimentares para Nutricionistas (Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo).

4. Programa:
  • Módulo 1 – Psicologia e Nutrição: aspetos gerais.
  • Módulo 2 – Aspetos fisiológicos do comportamento alimentar: neuroanatomia, relação apetite-stresse, ciclo circadiano e sono, atividade física, genética e função gastrointestinal.
  • Módulo 3 – Comportamento alimentar: conceitos e dimensões.
  • Módulo 4 – Aptidões de comunicação em consulta de nutrição.
  • Módulo 5 – Perturbações da alimentação e do comportamento alimentar: etiologia, epidemiologia, critérios de diagnóstico e intervenção alimentar/ nutricional.


5. Funcionamento:

O plano de estudos é constituído por 56,5 horas de contacto, divididas por 40,5 horas teóricas e 16 horas teórico-práticas. As horas teórico-práticas incluem a avaliação distribuída e discussão dos casos clínicos utilizados nessa mesma avaliação. Estão previstas 105,5 horas de estudo autónomo, perfazendo um total de 162 horas.

As sessões teóricas seguirão o método expositivo, acrescendo-lhes exercícios para resolução autónoma correspondentes aos diversos temas abordados. As sessões teórico-práticas consistirão na análise e discussão de casos clínicos. Serão ainda dinamizados fóruns de discussão sobre os temas abordados.

A formação decorrerá em formato assíncrono para as aulas teóricas e síncrono por via telemática, através da plataforma Zoom-Colibri, para as aulas teórico-práticas. Os materiais de aprendizagem serão colocados no Moodle, acessíveis a todos os estudantes. A plataforma Moodle será também utilizada para a realização de exercícios, submissão de trabalhos e dinamização de fóruns de discussão.

As sessões síncronas do curso decorrerão aos Sábados de manhã, entre as 9h30 e as 12h30 (o número de horas síncronas em cada semana será variável).

No dia 17 de Setembro de 2022 haverá uma breve sessão (30 minutos) de apresentação do curso, módulos e formadores. A partir dessa data serão disponibilizados semanalmente os conteúdos correspondentes às aulas teórico-práticas da semana seguinte.


6. Calendarização das sessões síncronas: 

- 17 de Setembro de 2022: Apresentação do curso

- 24 de Setembro de 2022: TP módulo 1 (1 hora)

- 1 de Outubro de 2022: Avaliação módulo 1 (1 hora)

- 8 de Outubro de 2022: TP módulo 2 (2 horas)

- 15 de Outubro de 2022: TP módulo 2 (1 hora)

- 22 de Outubro de 2022: Avaliação módulo 2 (2 horas) e TP módulo 3 (1 hora)

- 29 de Outubro de 2022: Avaliação módulo 3 (1 hora) e TP módulo 4 (1 hora)

- 5 de Novembro de 2022: TP módulo 5 (1 hora)

- 12 de Novembro de 2022: Avaliação módulo 4 (1 hora) e TP módulo 5 (1 hora)

- 19 de Novembro de 2022: TP módulo 5 (1 hora)

- 26 de Novembro de 2022: Avaliação módulo 5 (2 horas) e Encerramento do curso

 

7. Obtenção de frequência e avaliação:

A obtenção de frequência implica a presença síncrona em pelo menos 75% das horas de contacto (sessões teórico-práticas e de avaliação).

A avaliação dos conhecimentos e competências será realizado por avaliação distribuída sem exame final, a disponibilizar na plataforma Moodle, aplicando-se a escala de classificação de 0-20. A avaliação de cada módulo poderá incluir questões de verdadeiro ou falso, escolha múltipla, resposta breve e/ou resposta longa. A ponderação da avaliação dos módulos para a classificação final será a seguinte: Módulo 1 = 15%; Módulo 2= 25%; Módulo 3 = 15%; Módulo 4 = 15%; Módulo 5 = 30%.

A aprovação no curso implica a obtenção de frequência, uma classificação em cada módulo igual ou superior a 7,5 valores (de 0 a 20) e classificação final igual ou superior a 10 valores (de 0 a 20).


8. Candidaturas:

De 1 de agosto a 9 de setembro de 2022: https://s.up.pt/dnxp.


9. Propina:

435 ¤

Descontos (não acumuláveis):

     10% (estudantes, Alumni e funcionários da U.Porto);

     15% (Alumni FCNAUP);

     20% (estudantes FCNAUP).


10. Número de formandos:

8 a 15.


11. Critérios de seriação e de desempate:

Em caso de inscrição de número de formandos superior a 15, a sua selecção será feita utilizando a seguinte sequência de critérios:

   1.º - Licenciatura em Ciências da Nutrição ou Dietética;

   2.º - Estudantes de Ciências da Nutrição ou Dietética em período de estágio académico;

   3.º - Outras situações.

Critérios de desempate:

   1.º - Média de licenciatura;

   2.º - Ordem de candidatura.

 

Dados Gerais

Docente Responsável: Rui Poinhos
Sigla: NUCAFIR
Tipo de curso/ciclo de estudos: Unidade de Formação Contínua
Início: 2022/2023

Planos de Estudos

Diplomas

  • Nutrição e Comportamento Alimentar - Fundamentos fisiológicos e integração humana da relação nutricionista-paciente (6 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-08-08 às 08:13:41 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias