Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > NC > Informação para Candidatos

Mestrado em Nutrição Clínica

Dados Gerais

Código Oficial: 6199
Sigla: NC
Descrição:

O Mestrado em Nutrição Clínica é uma pós–graduação destinada a profissionais de saúde (nutricionistas, dietistas, enfermeiros, farmacêuticos e médicos) com uma forte componente clínica, suportada em conceitos teóricos aprofundados necessários à sua adequada compreensão e aplicação.

O ciclo de estudos tem a duração de 3 semestres, sendo que os dois primeiros constituem a componente curricular do ciclo de estudos (60 ECTS) que confere direito a um diploma do curso em Nutrição Clínica não conferente de grau. O 3.º semestre é reservado para a execução de uma dissertação (30 ECTS) que após discussão, avaliação e aprovação permite a obtenção do grau de Mestre.

O ciclo de estudos está acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

Diplomas

  • Mestrado em Nutrição Clínica (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Nutrição Clínica (60 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Análise Estatística

NC1109 - ECTS

Esta unidade curricular tem como objectivos fornecer aos estudantes os conhecimentos necessários para entender a análise estatística utilizada em publicações científicas, em particular em artigos científicos.
Análise Estatística também tem como objectivo aprofundar o conhecimento em testes de hipóteses e treinar os estudantes a utilizar correctamente testes estatísticos univariados e bivariados para que possam fazer a sua análise estatística.
É desejável que os estudantes sejam capazes de de interpretar e avaliar criticamente a escolha de ferramentas estatísticas e as conclusões retiradas dos resultados dos estudos.
Adicionalmente, Análise Estatística tem como objectivo fornecer aos estudantes conhecimentos básicos de análise multivariada.

Balanço Energético e Composição Corporal

NC1102 - ECTS

Objetivos

1. Obter conhecimentos e competências na avaliação das necessidades energéticas, da ingestão alimentar e na análise do consumo de nutrientes.

2. Obter conhecimentos e competências na avaliação antropométrica e na avaliação da composição corporal.

3. Saber interpretar os achados, escolher e aplicar metodologia baseada na evidência científica.

Fundamentos de Nutrição

NC1101 - ECTS

Proporcionar conhecimentos avançados nas áreas da Bioquímica Nutricional, Fisiologia Nutricional, Balanço Hídrico e Equilibrio Iónico e Imunologia Nutricional no âmbito da nutrição clínica.

Metodologia de Investigação

NC1104 - ECTS

Dotar os estudantes de conhecimentos teóricos e práticos nos seguintes tópicos:

- Metodologia de investigação epidemiológica

- Metodologia de investigação clínica

- Metodologia de investigação em animais de laboratório

- Comunicação e publicação científica

- Técnicas de Gestão Bibliográfica para Investigação.

- Noções básicas para a elaboração de um projeto científico e obtenção de financiamento

Nutrição Clínica I

NC1111 - ECTS

Proporcionar conhecimentos abrangentes sobre a interacção farmaco nutriente,sobre avaliação bioquimica e interpretação de dados analiticos relevantes para a avaliação nutricional.Proporcionar conhecimentos avançados situações clinicas na area pediatrica bem como mna obesidade e diabetes do adulto

Nutrição em Geriatria

NC1110 - ECTS

Proporcionar conhecimentos abrangentes sobre a prestação de cuidados alimentares a idosos.

 

Nutrição no Ciclo de Vida

NC1103 - ECTS

Gestão, Ética e Deontologia

NC1209 - ECTS

Nutrição Artificial

NC1203 - ECTS

A Unidade curricular tem como objetivo aprofundar conhecimentos teóricos na área da nutrição artificial, permitindo que os estudantes atinjam o nível de conhecimento fundamental ao desenvolvimento de competências clínicas e cientificas imprescindíveis no âmbito da intervenção e investigação. Pretende-se que o estudante, concluída a unidade curricular, possua aptidões suficientes para, num âmbito profissional, prescrever, orientar e adaptar, de forma autónoma e responsável, nutrição artificial em diferentes situações clínicas, tanto em adultos e crianças, e possua competências para eficientemente desenvolver investigação na extensão clínica.

 

Nutrição Clínica II

NC1211 - ECTS A Unidade curricular tem como objetivo aprofundar conhecimentos teóricos no âmbito de diversas situações patológicas e clínicas, permitindo que os estudantes atinjam o nível de conhecimento fundamental ao desenvolvimento de competências clínicas e cientificas imprescindíveis no âmbito da intervenção e investigação. Pretende-se que o estudante, concluída a unidade curricular, possua aptidões suficientes para, num âmbito profissional e na área da alimentação/nutrição, intervir clinicamente nas  ituações estudadas, reconhecendo, diagnosticando e intervindo em cada situação de forma autónoma e consciente, e possua competências para eficientemente desenvolver investigação na extensão clínica.

Projeto de Dissertação

NC1210 - ECTS

Desenvolver as capacidades inerentes à elaboração de um projecto de investigação com a duração de um semestre.

Temas Actuais em Nutrição

NC1204 - ECTS

Elaboração de um trabalho original escrito de revisão sobre um tema actual na área da Nutrição Clínica e posterior apresentação oral.

Alargamento de conhecimentos em diversas áreas da Nutrição Clínica, em particular na área em que cada estudante realizou o seu trabalho.

Aprofundamento de conhecimentos num tema específico da Nutrição Clínica que poderão ser utilizados posteriormente na elaboração do Projecto e da Dissertação.

Dissertação

NC2201 - ECTS
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2022-10-07 às 04:23:39 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias