Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > MNCSP > Informação para Candidatos

Mestrado em Nutrição Comunitária e Saúde Pública

Dados Gerais

Código Oficial: MA63
Sigla: MNCSP
Descrição:

Ao tratar a Saúde Pública e a Nutrição Comunitária numa perspetiva única, global, este ciclo de estudos (CE) é pioneiro e vem preencher uma lacuna no ensino superior nacional.

 

Diplomas

  • Mestrado em Nutrição Comunitária e Saúde Pública (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Nutrição Comunitária e Saúde Pública (60 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Bioestatística

MNCSP1107 - ECTS É objetivo da unidade curricular de Bioestatística que todos os estudantes adquiram conhecimentos dos princípios gerais da estatística (descritiva e inferencial) assim como conhecimento dos métodos de estatística básica.

Epidemiologia nutricional

MNCSP1106 - ECTS Com esta Unidade Curricular, espera-se que os estudantes:

- aumentem o seu conhecimento sobre como investigar a contribuição do estado nutricional, alimentação e outros fatores no desenvolvimento, no tratamento e na prevenção da doença;

- saibam escolher e aplicar métodos de avaliação da alimentação, apropriados para os diferentes desenhos de estudo;

- ganhem capacidades e competências na análise de dados e na interpretação dos resultados da investigação em epidemiologia nutricional.

Ética em NSP

MNCSP1105 - ECTS

É objetivo desta UC dotar os estudantes duma base sólida de conhecimentos no que respeita à ética e sua aplicação na investigação e na intervenção em Nutrição Comunitária e Saúde Pública.

Fundamentos de epidemiologia

MNCSP1101 - ECTS

Aquisição de conhecimentos no que se refere aos conceitos e métodos específicos da área da Epidemiologia. Reconhecimento das características, vantagens e limitações dos principais tipos de estudo e de aspetos relacionados com o seu planeamento. Domínio dos principais tipos de medidas epidemiológicas. Compreensão dos principais tipos de erro em epidemiologia.

Hábitos alimentares: uma abordagem integrada

MNCSP1104 - ECTS
  1. Adquirir os conhecimentos básicos teóricos para a compreensão da complexidade dos hábitos alimentares;
  2. Adquirir as competências para identificar determinantes dos hábitos alimentares.

Nutrição no ciclo de vida

MNCSP1103 - ECTS

- Compreender as diferenças de necessidades nutricionais nos vários períodos do ciclo da vida;

- Reconhecer a alimentação e nutrição como parte integral da promoção de saúde e prevenção da doença, e que a mortalidade e a morbilidade podem ser significativamente reduzidas através da manipulação de factores nutrio-alimentares, durante o ciclo de vida e em situações fisiológicas particulares;

- Ser capaz de formular padrões de ingestão alimentar, considerando a influência de múltiplos factores, incluindo culturais, socioeconómicos, psicossociais, conhecimentos, e estilo de vida.

Seminários temáticos I

MNCSP1108 - ECTS Conhecer e discutir tópicos de interesse em Nutrição Comunitária e Saúde Pública considerados intemporais, assim como trabalhar competências não possíveis nas demais UC.

Técnicas de promoção da saúde

MNCSP1102 - ECTS Os estudantes deverão conhecer as teorias que estão na base de programas de promoção da saúde e as técnicas fundamentais para a sua implementação. Os estudantes deverão ser capazes de desenhar um programa de promoção de saúde, identificando todas as suas componentes, desde a definição dos objetivos e metas ao planeamento das ações e estratégias de avaliação do programa.

Comunicação e marketing em NSP

MNCSP1203 - ECTS

Capacidade de identificar fontes adequadas para a produção de conhecimento e sua adaptação a diferentes públicos, objetivos e meios (imprensa, rádio, televisão e on-line).

Capacidade de definir e implementar uma estratégia de comunicação na área alimentar e de saúde compreendendo as táticas e modelos das relações públicas, gestão e indução de conteúdos mediáticos, comunicação/gestão de crises alimentares e redes sociais.

Capacidade de identificar as especificidades da comunicação de marketing em alimentos e serviços alimentares e como utilizar esse conhecimento na promoção de um consumo ético e nutricionalmente adequado.

Gestão e administração em NSP

MNCSP1204 - ECTS
Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos básicos de gestão pública e que os consigam aplicar às áreas da nutrição e da saúde pública. São também objetivos da UC que os estudantes consigam analisar criticamente os principais desenvolvimentos ao nível das políticas públicas, nomeadamente aqueles que assentam na racionalidade económica e empresarial como critérios para a organização e governação dos sistemas e das instituições de saúde.

Política alimentar e nutricional

MNCSP1201 - ECTS

Pretende-se que os estudantes:

Conheçam o conjunto concertado de ações destinadas a melhorar o estado nutricional das populações, quais os modelos possíveis de intervenção e que condições sociais, económicas e políticas devem ser observadas para o seu sucesso.

Sejam capazes de desenhar estratégias intersectoriais que actuem sobre os conhecimentos e atitudes dos cidadãos e, ao mesmo tempo, modifiquem ambientes e a disponibilidade de alimentos, identificando ao mesmo tempo as dimensões “políticas” que interferem na ação do profissional de saúde.

Conheçam e sejam capazes de utilizar sumariamente as ferramentas de gestão e liderança que permitem desenvolver e implementar políticas alimentares e nutricionais.

Compreendam outros impactes, para além dos nutricionais, decorrentes da intervenção política e que cuidados e leituras éticas podem ser feitas destas intervenções.

Programas de intervenção em alimentação-nutrição

MNCSP1202 - ECTS

Os objetivos desta UC são:

  1. Proporcionar as bases teóricas para a compreensão dos princípios de promoção da saúde e intervenções comunitárias
  2. Permitir que os estudantes contribuam efetivamente para o planeamento, implementação e avaliação de intervenções comunitárias em alimentação e nutrição.

Projeto de investigação/ Projeto de estágio

MNCSP1206 - ECTS

Esta UC deverá constituir as bases para a investigação ou para o estágio a realizar nos 3.º e 4.º semestres.

Os estudantes deverão  escolher entre uma de duas modalidades possíveis: 1) projeto de investigação ou 2) projeto de estágio. 

Apresentam-se separadamente os objetivos de aprendizagem para cada uma dessas modalidades:

  1. Pretende-se que os estudantes adquiram e aprofundem conhecimentos sobre a conceção e implementação de um projeto de investigação em nutrição comunitária e nutrição e saúde pública. Deverão adquirir competências e aptidões que lhes permitam identificar situações e problemas a investigar bem como planear investigação para a sua resolução. 
  2. O projeto de estágio deve propiciar aos estudantes o conhecimento de situações concretas em nutrição comunitária e saúde pública. Pretende-se que adquiram e aprofundem conhecimentos sobre o diagnóstico de situações e planeamento de programas em nutrição comunitária e saúde pública. Deverão ainda adquirir competências e aptidões que lhes permitam propor soluções para os problemas identificados bem como para avaliar os resultados dos programas ou ações propostos.

 

 

Segurança alimentar e ambiente

MNCSP1205 - ECTS

O conteúdo programático desta UC propõe aos estudantes o conhecimento e o domínio das condições e circunstâncias que condicionam a segurança dos bens alimentares da produção ao consumo de um modo sustentável. Abordar os aspetos científicos, técnicos e legais, bem como, metodologias adotadas para garantir a segurança alimentar e a sustentabilidade e contribuir assim para os elevados níveis de Saúde Pública que os cidadãos europeus legitimamente esperam dos sistemas de produção de alimentos e da cadeia alimentar como um todo. Proporcionar-lhes as chaves interpretativas que lhes permitam compreender e dar resposta às expetativas da sociedade face ao desempenho dos profissionais de saúde no âmbito do exercício da sua atividade profissional. Assim, pretende-se uma abordagem que permita:

Capacidade de identificar e avaliar as práticas e procedimentos higiossanitários utilizados no sector agroalimentar, da produção primária ao consumo.

Exercitar os estudantes no uso das leis e métodos adequados para atingir esta finalidade. Aplicar e fazer cumprir a Legislação pertinente à produção e comercialização de alimentos e o emprego de sistemas de monitorização, controlo e gestão da segurança alimentar.

Eleger medidas preventivas e estabelecer procedimentos para o fornecimento de alimentos e de alimentação seguros, atendendo aos requisitos sanitários de saúde pública, com base na legislação vigente.

Promover a garantia e gestão da segurança e qualidade alimentar e ambiente.

Aprofundar o conceito "One Health", abordando as várias dimensões de que este se reveste e relfetir de forma aprofundada sobre o mesmo.

Seminários temáticos II

MNCSP1207 - ECTS Conhecer e discutir tópicos de interesse em Nutrição Comunitária e Saúde Pública na atualidade.

Dissertação

MNCSP2001 - ECTS

Estágio

MNCSP2002 - ECTS
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2022-01-29 às 08:12:54 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais