| Código: | DCCAN20 | Sigla: | METQCN |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Ciências Agrárias/Ciências da Nutrição |
| Ativa? | Sim |
| Curso/CE Responsável: | Doutoramento em Ciências do Consumo Alimentar e Nutrição |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| DCCAN | 7 | Plano Oficial | 1 | - | 6 | 28 | 162 |
| Docente | Responsabilidade |
|---|---|
| Bruno Miguel Paz Mendes de Oliveira | Regente |
| Luís Miguel Soares Ribeiro Leite da Cunha | Regente |
| Teórica: | 0,86 |
| Práticas Laboratoriais: | 1,14 |
| Tipo | Docente | Turmas | Horas |
|---|---|---|---|
| Teórica | Totais | 1 | 0,86 |
| Bruno Miguel Paz Mendes de Oliveira | 0,50 | ||
| Luís Miguel Soares Ribeiro Leite da Cunha | 0,36 | ||
| Práticas Laboratoriais | Totais | 1 | 1,14 |
| Bruno Miguel Paz Mendes de Oliveira | 0,64 | ||
| Luís Miguel Soares Ribeiro Leite da Cunha | 0,50 |
1. Relação entre pares de variáveis:
- Sensibilidade e especificidade, concordância e k de Cohen;
- Odds ratio ("razão de possibilidades") e Risco relativo;
- Coeficientes de correlação de Pearson e de Spearman;
- Desvio quadrático médio.
2. Regressão linear.
3. Regressão logística.
4. ANOVA para medidas repetidas.
5. Análise de Componentes Principais (PCA)
6. Análise de Agrupamentos (Clusters).
7. Análise de Variância Multivariada (MANOVA).
As aulas teóricas baseiam-se nos métodos expositivo e interrogativo.
Aulas práticas baseiam-se nos métodos interrogativo e activo. Nestas aulas são colocados problemas aos estudantes que são resolvidos com o auxílio de computador.
A interação e participação dos estudantes são incentivadas em todas as aulas.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 100,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 67,00 |
| Frequência das aulas | 28,00 |
| Trabalho de investigação | 67,00 |
| Total: | 162,00 |
Para obter aprovação a esta unidade curricular os estudantes devem realizar dois trabalhos originais sobre assuntos distintos do programa. Os trabalhos devem ser individuais ou em grupos de dois estudantes. O primeiro trabalho deve incidir sobre assuntos dos pontos 1, 2, 3 e 4 do programa e o segundo trabalho sobre assuntos dos pontos 5, 6 e 7.
Cada um dos trabalhos tem como base um artigo (do qual não necessitam de ser autores) publicado preferencialmente no último ano, numa revista científica internacional indexada. Os estudantes devem aplicar uma das técnicas estatísticas referidas nesse artigo a uma base de dados à sua escolha.
Antes da apresentação oral, os estudantes devem entregar os artigos selecionados, os slides da apresentação (em formato .pdf ou .ppt), a syntax de SPSS (em formato .sps), a base de dados utilizada (em formato .sav) e um texto original da autoria dos estudantes em formato de artigo (.doc ou .pdf) com uma breve introdução, com a metodologia e com os resultados.