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Competências e Atitudes de Investigador

Código: DCCAN03     Sigla: COMAIN

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Competências Transversais

Ocorrência: 2022/2023 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: http:// https://www.fc.up.pt/pessoas/mccunha/
Curso/CE Responsável: Doutoramento em Ciências do Consumo Alimentar e Nutrição

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DCCAN 11 Plano Oficial 1 - 6 28 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A unidade curricular tem por objetivo assegurar que os estudantes conseguem reforçar e aprofundar as competências que são relevantes para o seu trabalho de investigação no âmbito de um doutoramento. Tal é conseguido através de atividades e tarefas que potenciem a aquisição de conceitos, metodologias e abordagens usadas em investigação. Procura­-se assim, através desta unidade curricular, que o estudante consiga desenvolver competências fundamentais para a atividade de investigação e que são essenciais para a valorização individual do investigador e do seu trabalho.

Resultados de aprendizagem e competências

Através das tarefas propostas o estudante tem oportunidade de desenvolver e reforçar algumas das competências fundamentais de um investigador na forma como troca informação com os pares. Cada um dos conjuntos de tarefas que são incluídos no programa, visam reforçar competências específicas através da aprendizagem pela prática. Na implementação do plano de trabalhos previsto o estudante pode ainda fortalecer as ligações com as equipas na instituição de acolhimento, através da participação ativa naquelas que são as atividades regulares de uma equipa de investigação

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

n.a.

Programa

O programa de trabalho da unidade curricular inclui a aquisição de experiência com metodologias e ferramentas úteis para: formulação de problemas em investigação, organização e definição de objetivos num projeto científico, planeamento e eficiência no desenvolvimento do trabalho, produção de resultados, publicação e apresentação dos resultados preliminares e finais. Esta unidade curricular inclui ainda a participação obrigatória na apresentação e discussão de artigos científicos.

Os itens/tarefas para o ano letivo corrente são:

  1. Conceitos de processo de investigação e metodologia de investigação
  2. Processo geral de comunicação de ciência
  3. Ferramentas e bases de dados para suporte ao processo de investigação
  4. Ética e boas práticas de investigação

Bibliografia Obrigatória

Day,R. Gastel,B.; How to Write and Publish a Scientific Paper , 2006. ISBN: 0-313-33040-9
Lantsoght, E.; The A-Z of the PhD trajectory: A pratical guide for a successful journey, Springer Texts in Education, 2018. ISBN: 978-3-319-77424-4

Bibliografia Complementar

Morais, R.; Idea Puzzle framework: a simple way to plan and review research,, 2012
Introducing Research Methodology: A Beginner´s Guide to Doing a Research ; Uwe Flick., Publications Ltd, 296 p., 2011

Observações Bibliográficas

Não há um único livro que cubra todas as componentes deste curso. Os estudantes serão encaminhados para: Textos e artigos de periódicos científicos eletrônicos da biblioteca da UP e publicados no site da UC no Moodle. Os estudantes terão acesso aos tutoriais e documentação de apoio à utilização de aplicações de software  especificamente desenvolvidas para este curso.

 

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A unidade curricular está organizada numa série de tarefas, cada uma contribuindo para a avaliação, onde o estudante tem que executar ações e obter resultados específicos. Nuns casos o estudante trabalha sobre como comunicar os seus resultados científicos enquanto em outros se dá mais ênfase à discussão ou a entender os resultados dos outros investigadores. Além das competências sobre a utilização proficiente de ferramentas e bases de dados e como comunicar ciência, o estudante também tem de rever de forma critica a ética e as boas práticas na investigação científica.

Software

PRSMA applications
ideapuzle
endnote

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 30,00
Prova oral 20,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Estudo autónomo 20,00
Trabalho de investigação 30,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

 Entrega e apresentação dos trabalhos práticos (TPn) previstos na data prevista (ver secção avaliação). Participação nos grupos de discussão

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação final é o resultado combinado de todas as tarefas bem-sucedidas, assegurando desta forma que o estudante conseguiu adquirir as competências que estão previstas. O peso relativo de cada componente na avaliação final é:

 

CF = TP1 x 20% + TP2 x 80%

 

Classificação final (CF) terá de ser igual ou superior a 10 valores e classificação mínima de 8 valores em todas as provas

Provas e trabalhos especiais

Para aceder ao exame da época especial terá de realizar todos os trabalhos previstos. O estudante que pretenda realizar esta prova deverá contactar o docente antes do exame (1 semana) para que lhe sejam disponibilizados os protocolos para a realização dos trabalhos práticos.

Trabalho de estágio/projeto

n.a.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes trabalhadores têm fazer todos os trabalhos (TP1 a TPn) práticos antes de se apresentarem a exame da época regular ou na época de recurso.

Para aceder ao exame especial os estudantes trabalhadores, têm de realizar todos os trabalhos previstos na UC. O estudante que pretende realizar esta prova deverá contactar o docente, antes do exame (1 semana) para que lhe sejam disponibilizados os protocolos para a realização dos trabalhos práticos.

Melhoria de classificação

A melhoria deverá ser realizada em todas as provas (Tpn). Não é possível fazer a melhoria parcial.
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