| Código: | CN32002 | Sigla: | NSP |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Ciências da Saúde |
| OFICIAL | Ciências Naturais |
| OFICIAL | Ciências Sociais |
| Ativa? | Sim |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências da Nutrição |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| CNUP | 92 | Plano oficial | 3 | - | 3,5 | 35 | 94,5 |
1. Proporcionar conhecimentos sobre a evolução histórica dos conceitos de saúde e saúde pública e sua interação com a nutrição;
2. Proporcionar conhecimentos sobre os principais problemas de saúde pública associados à nutrição, em Portugal e no Mundo.
3. Proporcionar conhecimentos que permitam entender o papel do Nutricionista nos cuidados de saúde primários;
4. Proporcionar aptidões para desenvolvimento de instrumentos de recolha de dados individuais, nomeadamente através de inquéritos por questionário;
5. Proporcionar competências para recolha de dados de indivíduos através de entrevistas;
6. Proporcionar capacidades e aptidões para intervir a nível populacional, identificando e apontando soluções para a resolução de problemas de nutrição e saúde pública.
No final desta UC os estudantes devem ser capazes de:
- conhecer os conceitos de saúde pública, sua evolução e interação com a nutrição;
- conhecer os principais problemas de saúde pública associados à nutrição, em Portugal e no Mundo;
- desenhar, desenvolver e aplicar instrumentos de recolha de dados a nível individual;
- perceber o papel do Nutricionista nos cuidados de saúde primários;
- intervir a nível populacional, identificando e apontando soluções para a resolução de problemas de nutrição e saúde pública.
Sessões Teóricas
1. Contextualização: objectivos, programa e avaliação;
2. Saúde e Saúde Pública: evolução histórica dos conceitos e sua relação com a nutrição;
3. Sistemas de saúde. Serviço Nacional de Saúde. Organização de serviços de saúde. Planos nacionais de saúde;
4. Principais problemas de saúde pública associados com a nutrição:
. Doenças crónicas não transmissíveis (obesidade, diabetes, cardiovasculares, cancro);
. Marasmo, kwashiorkor, e outras formas de desnutrição;
. Avitaminose A;
. Anemia ferripriva;
. Distúrbios por carência de iodo;
. Outros problemas de NSP;
5. Identificação de populações alvo / Prioridades em Nutrição e Saúde Pública.
Sessões Práticas
1. Etapas de desenvolvimento de trabalho em Nutrição e Saúde Pública com realização de trabalho de campo.
Identificação de um tema a investigar na UC - discussão e decisão com o contributo dos estudantes.
2. Definição de objectivos gerais e específicos;
3. Construção de instrumento de recolha de dados;
4. Elaboração de manual de procedimentos;
5. Colheita de dados (trabalho de campo);
6. Construção de base de dados (em SPSS);
7. Introdução e análise de dados (em SPSS);
8. Redação de relatório e apresentação de resultados.
Sessões teóricas com recurso ao método expositivo, privilegiando a participação activa e oportuna dos estudantes.
Sessões de prática laboratorial em que através de um guião orientador de actividades se pretende incentivar a recolha de informação, a resolução de problemas e o trabalho de equipa.
Esta UC contempla um tempo total de trabalho de 94,5 horas. Estão previstas 14h de aulas Teóricas e 21h de TP que incluem a apresentação dos resultados do trabalho de campo. As restantes (59,5h) destinam-se a estudo autónomo (36,5 h), às tarefas inerentes à resolução dos problemas propostos de forma a complementar a formação nesta unidade curricular, incluindo a realização do trabalho de campo (20 h), a elaboração do relatório do trabalho de campo (3 h).
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Trabalho de campo | 30,00 |
| Trabalho escrito | 20,00 |
| Exame | 50,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Elaboração de relatório/dissertação/tese | 3,00 |
| Estudo autónomo | 36,50 |
| Frequência das aulas | 35,00 |
| Trabalho de campo | 20,00 |
| Total: | 94,50 |
A participação nas aulas TP ou seja, a componente de avaliação contínua, é indispensável para a aprovação dos estudantes. Os estudantes cujo estatuto permite dispensa desta participação devem contactar as docentes da UC nas primeiras duas semanas de aulas. Nestes casos, a aprovação será obtida através da realização de trabalhos que possam ser realizados extra-aulas e que serão divulgados e orientados pela(s) docente(s) da UC.
CF= 50%AD + 50% EF em que:
50% avaliação distribuída (AD)
Consiste na avaliação da participação e capacidade de resolução de problemas demonstrada nas aulas TP, no trabalho de campo (30%) e nos trabalhos escritos (20%);
50% exame final ou 2 frequências (EF)
A nota mínima a cada frequência é de 9,5 valores
Os estudantes cujo estatuto permite dispensa das aulas TP devem contactar as docentes da UC nas primeiras duas semanas de aulas. Nestes casos, a aprovação será obtida através da realização de trabalhos que possam ser realizados extra-aulas e que serão divulgados e orientados pela(s) docente(s) da UC.
De acordo com as regras vigentes na FCNAUP.