| Código: | CN22007 | Sigla: | MAENI |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Ciências Naturais |
| OFICIAL | Ciências da Saúde |
| Ativa? | Sim |
| Página Web: | https://moodle.up.pt/course/view.php?id=169 |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências da Nutrição |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| CNUP | 78 | Plano oficial | 2 | - | 3 | 35 | 81 |
Os avanços exponenciais nas Ciências da Nutrição levam à necessidade de treino avançado na área da avaliação do estado nutricional de um indivíduo.
Estes novos desafios requerem a aquisição de competências na avaliação do estado nutricional, que implicam não só o domínio dos conceitos e das técnicas, mas também o rigor das medições e a conduta ética inerentes às medições biológicas em indivíduos.
A junção dos avanços científicos e tecnológicos, com a aquisição de competências e de uma atitude profissional, traduz-se numa notável possibilidade de melhoria da qualidade e da eficiência na avaliação do estado nutricional.
Deste modo, com sessões de trabalho sobre a avaliação do estado nutricional, teóricas e laboratoriais, pretende-se que os estudantes consigam adquirir:
Conhecimentos
Aptidões
Competências:
1. Apresentação da docente, dos objetivos da Unidade Curricular, do programa de trabalhos e dos métodos de ensino e de avaliação.
2. A avaliação antropométrica:
3. Os indicadores clínicos. O exame físico focado na nutrição.
4. Os indicadores laboratoriais.
5. A avaliação funcional.
6. As disfunções do estado nutricional. Os índices de rastreio e de avaliação do estado nutricional.
7. Técnicas de avaliação da composição corporal.
8. O trabalho multidisciplinar e a interação com outros profissionais.
O ensino teórico tem por base a exposição das matérias. Os estudantes são convidados a contribuir. Com atividades “hands-on” e intenso trabalho laboratorial será efetuado treino de manipulação do equipamento, de reconhecimento de sinais e de sintomas de alterações do estado nutricional e de opção pelas metodologias mais apropriadas. São estratégias de enriquecimento do estudo:
1. Realização da avaliação do estado nutricional a indivíduos idosos.
2. Prática da avaliação do estado nutricional em período não letivo, com a ajuda da regente.
3. Os materiais de ensino serão colocados “on-line” na página da (Sigarra).
4. Como previsto estabelece-se um período de atendimento aos estudantes.
5. Sempre que ocorram conferências, doutoramentos ou mestrados com temas relevantes para a formação do Nutricionista, os estudantes são convidados a assistir.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 0,00 |
| Exame | 100,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 30,00 |
| Frequência das aulas | 41,00 |
| Trabalho laboratorial | 10,00 |
| Total: | 81,00 |
É obrigatória a assiduidade nas aulas laboratoriais para a obtenção da frequência a esta Unidade Curricular.
De acordo com a legislação em vigor, “considera -se que um estudante cumpre a assiduidade (…) se não exceder o número limite de faltas, correspondente a 25 % das aulas de tipologia Laboratorial”.
A classificação final corresponde à nota do exame final.
Para passar na unidade curricular, a frequência de aulas laboratoriais é obrigatória.
Estes estudantes terão como alternativa a possibilidade de
realizarem trabalhos laboratoriais a combinar com a regente.