| Código: | CN22003 | Sigla: | FISIOII |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Ciências da Saúde |
| Ativa? | Sim |
| Página Web: | http://moodle.up.pt/ |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências da Nutrição |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| CNUP | 72 | Plano oficial | 2 | - | 5 | 56 | 135 |
A Fisiologia é uma disciplina integrativa e abrangente, em que se procura despertar nos estudantes o interesse pelo conhecimento e compreensão do funcionamento normal do organismo e, assim, compreender a razão pela qual os desvios da normalidade implicam distorções que condicionam adaptações funcionais fisiopatológicas que podem levar à doença ou à morte conforme a sua gravidade ou insuficiência de mecanismos compensadores. Procura-se ainda que os estudantes apliquem e relacionem conhecimentos das Ciências da Nutrição na interpretação de eventos fisiológicos ou fisiopatológicos nos vários sistemas orgânicos.
A Fisiologia é uma disciplina integrativa e abrangente, em que se procura despertar nos estudantes o interesse pelo conhecimento e compreensão do funcionamento normal do organismo e, assim, compreender a razão pela qual os desvios da normalidade implicam distorções que condicionam adaptações funcionais fisiopatológicas que podem levar à doença ou à morte conforme a sua gravidade ou insuficiência de mecanismos compensadores. Procura-se ainda que os estudantes apliquem e relacionem conhecimentos das Ciências da Nutrição na interpretação de eventos fisiológicos ou fisiopatológicos nos vários sistemas orgânicos.
AULAS TEÓRICAS
Fisiologia endócrina (hipotálamo; eixo hipotálamo-hipofisário; sistema magnocelular;Regulação hormonal do metabolismo do cálcio e do fosfato; prolactina, hormona de crescimento, factores insulin-like e somatostatina; glândula suprarrenal; glândula tiróide).
Fisiologia digestiva (fisiologia salivar; funções do aparelho estomatognático; fisiologia gástrica; confluência duodeno-bilio-pancreática; fisiologia intestinal: intestino delgado; mecanismos de transporte de nutrientes; cólon; motilidade)
Regulação fisiológica do metabolismo energético (fisiologia hepática; pâncreas endócrino; homeostasia da glicose e calórica; fisiologia da ingestão alimentar)
Fisiologia renal (rim: componentes vasculares e tubulares (nefrónio); actividade endócrina e parácrina do rim; filtração glomerular; função tubular; depuração plasmática de produtos endógenos e exógenos).
Fisiologia da reprodução, do desenvolvimento e do envelhecimento (fisiologia da reprodução; adaptações fisiológicas da gravidez; adaptações do feto à vida extra-uterina; fisiologia do crescimento; fisiologia do envelhecimento).
AULAS TEÓRICO-PRÁTICAS
Regulação fisiológica da sede
Fisiologia do stress.
Fisiologia dos sentidos químicos.
Regulação hormonal da digestão.
Fisiopatologia gastro-intestinal.
Fisiologia do tecido adiposo.
Fisiopatologia da aterosclerose.
Fisiopatologia da diabetes.
Equilíbrio hidroelectrolítico.
Equilíbrio ácido-base.
Termorregulação.
Apresentação e discussão de trabalhos por grupos de estudantes que visam a aplicação dos conceitos de fisiologia abordados nas aulas à área das Ciências da Nutrição.
Além dos livros recomendados serão fornecidos textos de apoio pelos docentes e será aconselhada Bibliografia mais específica no sumário de cada aula.
Nas sessões teóricas procede-se à apresentação dos conhecimentos a adquirir, procurando posteriormente nas sessões teórico-práticas incentivar os estudantes à discussão dos conceitos apreendidos e à resolução de problemas, levando a uma melhor assimilação dos assuntos e consequente aprendizagem. Total de horas lectivas: 56 horas: teóricas: 28 horas (2 aulas de 1 hora por semana); teórico-práticas: 28 horas (1 aula de 2 horas por semana).
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 75,00 |
| Participação presencial | 10,00 |
| Trabalho de campo | 15,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 64,00 |
| Frequência das aulas | 56,00 |
| Trabalho de campo | 15,00 |
| Total: | 135,00 |
Vigora o regime de frequência da FCNAUP (vide Regulamento Académico).
A avaliação é feita em 2 partes: (i) avaliação teórico-prática (TP); (ii) avaliação teórica (T). CLASSIFICAÇÃO FINAL = TP+ 0,75*T .
1. Avaliação teórico-prática e prática (TP): Contínua durante as aulas teórico-práticas pelos respectivos docentes, sendo os alunos classificados de 0 a 5. A avaliação teórico-prática é ponderada em 25% na classificação final (ver fórmula). Para obter aprovação à disciplina o estudante deverá ter pelo menos 2/3 de presenças.
2. Avaliação teórica (T): Realizada sob a forma de exame escrito e ponderada em 75% na classificação final. Cada exame é constituído por 60 perguntas distribuídas por 2 grupos (40 de escolha múltipla; 20 verdadeiro/falso). A classificação mínima tem que ser superior a 9,5 valores.
Não se aplica.
Os trabalhadores estudantes que não obtenham frequência às aulas teórico-práticas, terão de realizar exame teórico-prático. Só obtendo classificação positiva neste, poderão realizar exame teórico.
Vigora o regime de frequência da FCNAUP (vide Regulamento Académico).
Módulo obrigatório
Língua de ensino: Português
O atendimento aos estudantes deve ser solicitado por correio electrónico dirigido ao responsável pela unidade curricular.