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Fisiologia II

Código: CN22003     Sigla: FISIOII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2020/2021 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://moodle.up.pt/
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Nutrição

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CNUP 72 Plano oficial 2 - 5 56 135

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A Fisiologia é uma disciplina integrativa e abrangente, em que se procura despertar nos estudantes o interesse pelo conhecimento e compreensão do funcionamento normal do organismo e, assim, compreender a razão pela qual os desvios da normalidade implicam distorções que condicionam adaptações funcionais fisiopatológicas que podem levar à doença ou à morte conforme a sua gravidade ou insuficiência de mecanismos compensadores. Procura-se ainda que os estudantes apliquem e relacionem conhecimentos das Ciências da Nutrição na interpretação de eventos fisiológicos ou fisiopatológicos nos vários sistemas orgânicos.

Resultados de aprendizagem e competências

A Fisiologia é uma disciplina integrativa e abrangente, em que se procura despertar nos estudantes o interesse pelo conhecimento e compreensão do funcionamento normal do organismo e, assim, compreender a razão pela qual os desvios da normalidade implicam distorções que condicionam adaptações funcionais fisiopatológicas que podem levar à doença ou à morte conforme a sua gravidade ou insuficiência de mecanismos compensadores. Procura-se ainda que os estudantes apliquem e relacionem conhecimentos das Ciências da Nutrição na interpretação de eventos fisiológicos ou fisiopatológicos nos vários sistemas orgânicos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

AULAS TEÓRICAS
Fisiologia endócrina (hipotálamo; eixo hipotálamo-hipofisário; sistema magnocelular;Regulação hormonal do metabolismo do cálcio e do fosfato; prolactina, hormona de crescimento, factores insulin-like e somatostatina; glândula suprarrenal; glândula tiróide).

Fisiologia digestiva (fisiologia salivar; funções do aparelho estomatognático; fisiologia gástrica; confluência duodeno-bilio-pancreática; fisiologia intestinal: intestino delgado; mecanismos de transporte de nutrientes; cólon; motilidade)

Regulação fisiológica do metabolismo energético (fisiologia hepática; pâncreas endócrino; homeostasia da glicose e calórica; fisiologia da ingestão alimentar)

Fisiologia renal (rim: componentes vasculares e tubulares (nefrónio); actividade endócrina e parácrina do rim; filtração glomerular; função tubular; depuração plasmática de produtos endógenos e exógenos).

Fisiologia da reprodução, do desenvolvimento e do envelhecimento (fisiologia da reprodução; adaptações fisiológicas da gravidez; adaptações do feto à vida extra-uterina; fisiologia do crescimento; fisiologia do envelhecimento).



AULAS TEÓRICO-PRÁTICAS
Regulação fisiológica da sede
Fisiologia do stress.
Fisiologia dos sentidos químicos.
Regulação hormonal da digestão.
Fisiopatologia gastro-intestinal.
Fisiologia do tecido adiposo.
Fisiopatologia da aterosclerose.
Fisiopatologia da diabetes.
Equilíbrio hidroelectrolítico.
Equilíbrio ácido-base.
Termorregulação.
Apresentação e discussão de trabalhos por grupos de estudantes que visam a aplicação dos conceitos de fisiologia abordados nas aulas à área das Ciências da Nutrição.

Bibliografia Obrigatória

Berne & Levy. Physiology. 7ª Edição; Bruce M. Koeppen & Bruce A. Stanton, Mosby, 2017. ISBN: 9780323393942

Bibliografia Complementar

Walter Boron; Emile Boulpaep; Medical Physiology, Elsevier, 2017. ISBN: 9781455743773

Observações Bibliográficas

Além dos livros recomendados serão fornecidos textos de apoio pelos docentes e será aconselhada Bibliografia mais específica no sumário de cada aula.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas sessões teóricas procede-se à apresentação dos conhecimentos a adquirir, procurando posteriormente nas sessões teórico-práticas incentivar os estudantes à discussão dos conceitos apreendidos e à resolução de problemas, levando a uma melhor assimilação dos assuntos e consequente aprendizagem. Total de horas lectivas: 56 horas: teóricas: 28 horas (2 aulas de 1 hora por semana); teórico-práticas: 28 horas (1 aula de 2 horas por semana).

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 75,00
Participação presencial 10,00
Trabalho de campo 15,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 64,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho de campo 15,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

Vigora o regime de frequência da FCNAUP (vide Regulamento Académico).

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação é feita em 2 partes: (i) avaliação teórico-prática (TP); (ii) avaliação teórica (T). CLASSIFICAÇÃO FINAL = TP+ 0,75*T .
1. Avaliação teórico-prática e prática (TP): Contínua durante as aulas teórico-práticas pelos respectivos docentes, sendo os alunos classificados de 0 a 5. A avaliação teórico-prática é ponderada em 25% na classificação final (ver fórmula). Para obter aprovação à disciplina o estudante deverá ter pelo menos 2/3 de presenças.
2. Avaliação teórica (T): Realizada sob a forma de exame escrito e ponderada em 75% na classificação final. Cada exame é constituído por 60 perguntas distribuídas por 2 grupos (40 de escolha múltipla; 20 verdadeiro/falso). A classificação mínima tem que ser superior a 9,5 valores.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os trabalhadores estudantes que não obtenham frequência às aulas teórico-práticas, terão de realizar exame teórico-prático. Só obtendo classificação positiva neste, poderão realizar exame teórico.

Melhoria de classificação

Vigora o regime de frequência da FCNAUP (vide Regulamento Académico).

Observações

Módulo obrigatório
Língua de ensino: Português

O atendimento aos estudantes deve ser solicitado por correio electrónico dirigido ao responsável pela unidade curricular.

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