| Código: | CN21004 | Sigla: | NUTHUM |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Ciências Naturais |
| OFICIAL | Ciências da Saúde |
| Ativa? | Sim |
| Página Web: | http://moodle.up.pt/ |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências da Nutrição |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| CNUP | 75 | Plano oficial | 2 | - | 7 | 70 | 189 |
O estudante deve ser capaz de:
1. Identificar os constituintes dos alimentos, nutricionais e não nutricionais, suas funções, utilização e inter-relações metabólicas;
2. Conhecer recomendações nutricionais e suas bases metodológicas, incluindo as de harmonização global;
3. Caracterizar o padrão nutricional ideal;
4. Identificar factores que interferem no aprovisionamento e qualidade nutricional e da alimentação;
5. Reconhecer a nutrição adequada como parte integral da promoção de saúde e prevenção da doença, e que a mortalidade e a morbilidade podem ser significativamente reduzidas através da manipulação de factores nutricionais, durante o ciclo de vida, de acordo com as características individuais, e em situações fisiológicas particulares;
6. O papel do nutricionista como especialista a que se deve recorrer para planear a ingestão nutricional.
Os conteúdos programáticos estão em coerência os objectivos da unidade curricular dado que o programa foi concebido para abordar de forma integrada os componentes nutricionais presentes nos alimentos e as necessidades de cada um deles ao longo do ciclo de vida considerando a prevenção das doenças crónicas. O programa começa com a biodisponibilidade e conceitos gerais de nutrição, energia e nutrimentos presentes nos alimentos, e depois, confronta-os com os valores recomendados, e os padrões e metodologias das recomendações atuais para promover saúde e prevenir doença; os papéis dos nutrimentos, do etanol, e dos compostos bioativos e de que forma a sua utilização metabólica é susceptível de variar consoante diferentes fatores.
Introdução ao estudo da nutrição
1. Linguagem e conceitos gerais. Necessidades e recomendações. Factores que interferem na qualidade nutricional e potencial de saúde. Abordagem metodológica para uma harmonização das recomendações nutricionais. Nutrigenómica e nutrição personalizada. Modelos de nutrição inadequada.
2. Bioequivalência e Biodisponibilidade nutricional. Microbiota e impacto nutricional.
Energia e nutrimentos
1. Fontes de energia. Como se disponibiliza, avalia e refere. Metabolismo da energia. Componentes e métodos de avaliação do gasto energético. Balanço energético, peso e composição corporal. Necessidades e recomendações.
2. Nomenclatura, classificação e propriedades de glícidos. Listagem de substâncias de natureza glicídica, digeríveis e indigeríveis. Papel biológico e sua variação conforme factores influenciadores da biodisponibilidade. Potência glicémica. Necessidades e recomendações.
3. Fibras: definição, nomenclatura, classificação e listagem de constituintes. Papel biológico, propriedades, usos e utilização pela indústria. Microfiora intestinal. Necessidades e recomendações.
4. Fontes proteicas e suas particularidades. Qualidade proteica e funções orgânicas e funcionais. Avaliação de necessidades; recomendações decorrentes no ciclo de vida. Aminoácidos: listagem, papel biológico.
5. Lípidos, nomenclatura, classificações e propriedades. Colesterol e outros esteróis. Ácidos gordos: propriedades e funções. Ácidos gordos essenciais, derivados metabólicos e papéis biológicos. Necessidades e recomendações.
6. Álcool etílico e outros álcoois presentes em bebidas alcoólicas: absorção, difusão e metabolização. Efeitos biológicos.
7. Minerais e vitaminas: nomenclatura, propriedades biológicas e funções. Noção de deficiência e carência. Doses recomendadas. Deficiência oculta prolongada e patologia decorrente.
8. Equilíbrio redox e balanço ácido-base.
9. Substâncias não nutritivas e compostos orgânicos com relevância nutricional presentes em alimentos. Fitonutrimentos: classes e componentes; e actividade biológica.
10. Água nutrimento: funções; balanço hídrico. Necessidades de água e sua satisfação.
Nutrição e saúde
1. Padrão nutricional ideal: conceito, formulação e implicações.
2. Desequilíbrios e défices nutricionais e consquências de saúde; perspectiva global. Suplementos nutricionais.
Interpreta-se o ensino de Nutrição Humana a partir da perspectiva do estudante, dos seus interesses e possibilidades de realizações. Esta abordagem, para além de poder beneficiar o “aprendizante”, facilitará a comparabilidade e o reconhecimento da aprendizagem no espaço europeu, tornando esses processos independentes de diferenças materiais ou culturais, ou dos padrões de ensino, entre países ou instituições. Dessa forma, a ênfase que a disciplina dá ao desenvolvimento de competências, poderá também contribuir para que o estudante possa melhorar as probabilidades de empregabilidade, mostrando o que é capaz de fazer e tendo melhor desempenho nas actividades de diferentes locais de trabalho, ser mais móvel no mercado de trabalho, e estar mais preparado para a aprendizagem ao longo da vida.
As estratégias convergentes com o desenvolvimento de competências e crescimento da empregabilidade incluem: estudo de casos; produzir considerações sobre a bibliografia distribuída; escrever comentários críticos ou pequenas revisões, respeitando determinados critérios e à semelhança do que sucede com publicações em jornais e revistas; resumir material de relativa complexidade; resolver exercícios sob a pressão de cumprimento de prazos; apresentar casos e estar preparado para os justificar nas diferentes vertentes; utilizar a biblioteca e os recursos de informação e comunicação on-line; analisar e resolver problemas em grupo, promovendo a dinâmica de grupo e as actividades em equipa; planear actividades de significado e importância crescente ao longo da discussão, e que incluam tarefas que possam começar com trabalho em pequeno grupo e, posteriormente, para trabalho em grupo com maior número de elementos, alargando-se a discussão à turma.
Relativamente à metodologia de ensino adoptada, a necessidade de privilegiar a aprendizagem do "saber fazer" e do "como fazer", em detrimento do tradicional "saber", tem-nos estimulado a introduzir métodos de aprendizagem que privilegiam os “case-study”, a resolução de problemas, e as discussões em grupo, centrando a aprendizagem no estudante. Estes métodos que acentuam a actividade e responsabilidade do estudante na aprendizagem, serão privilegiados particularmente nas sessões teorico-práticas.
Ensino teórico
Em sessões teóricas, recorremos à apresentação de informação sistematizada, combinada com estratégias que procuram ligar os estudantes a um formato de aprendizagem activa. Desta forma, pretende-se ultrapassar algumas das limitações do ensino tradicional, sobretudo as seguintes: importância excessiva dos conteúdos ("o quê") relativamente aos processos ("como"); exigência de memorização a curto prazo e não a longo termo; reduzida atenção sobre a utilidade dos conhecimentos adquiridos; centralização pelo docente dos conteúdos e sequências de aprendizagem; reduzida atenção dada à gestão feita pelo estudante da sua própria aprendizagem; e a ausência de treino de raciocínio hipotético-dedutivo. Nas sessões teóricas privilegiamos a exposição dialogada. Por vezes, existe a visão de que o método expositivo tem limitações na capacidade para promover a aprendizagem do estudante. Contudo, também se defende que o problema possa não estar nas sessões de exposição, per se, mas na forma como são ministradas, recomendando-se que sejam menos rígidas e dirigidas a estudantes passivos, evitem a transmissão rotineira de conhecimentos, e estimulem a aprendizagem activa, centrada no estudante. Por outro lado, reconhece-se que a aprendizagem melhora se for proporcionado espaço para que os indivíduos pensem sobre o que estão a aprender e tenham oportunidade para se ligarem à matéria, em vez de terem apenas o ensejo de ver e ouvir. Neste contexto, criam-se condições para a apresentação espontânea de pontos de vista e questões, e a criação de um bom clima de relacionamento.
Na plataforma que utilizamos disponibilizam-se cópias dos slides ou materiais fornecidos, de modo a evitar que os estudantes percam tempo a recolher esse tipo de material, e ainda o sumário, os objectivos e as leituras aconselhadas para aquela sessão, ao ritmo próprio de cada estudante, mas solicitando que leiam antecipadamente os textos, relativamente à aula em questão. Desta forma, também podemos direccionar os estudantes para as fontes de conhecimento que pretendemos ver consultadas, antes de abordar um determinado tema nas aulas teóricas ou práticas.
De modo geral, discriminamos em cada uma das sessões, as leituras de artigos ou livros que são fundamentais, assegurando que as publicações não existentes na biblioteca da FCNAUP são disponibilizadas aos estudantes.
Ensino teórico-prático
Enquanto as sessões de exposição focam mais os aspectos de informação, as sessões TP acrescentam outras capacidades que podem ter como base essa informação. Assim, o ensino baseado no método expositivo é ligado com outras metodologias de ensino-aprendizagem, através do desenho de tarefas (por exemplo, problemas para discussão) que permitam pôr em prática as competências que são objectivo da UC. Nesse sentido, procurámos adaptar o método de aprendizagem por análise e resolução de problemas que também constitui uma estratégia de ensino aplicada à área da nutrição noutros países. Entre os principais objectivos do método de aprendizagem por análise e resolução de problemas salientam-se: favorecer a aquisição de ampla base de conhecimentos, de forma que estes sejam melhor interiorizados, evocados e aplicados na actividade futura; desenvolver eficiente capacidade efectiva de resolução de problemas e de auto-aprendizagem; motivar e proporcionar curiosidade para aprender; e desenvolver hábitos de trabalho em grupo e de partilha de informação.
A estratégia deste método consiste em colocar o discente em situações que obriguem ao desempenho de determinada tarefa, confrontado-o com problemas, ou casos, o mais idênticos possível aos da vida real. Deste modo, o estudante aproxima-se da forma como o futuro profissional terá de raciocinar para exercer as suas funções e treina precocemente futuros gestos profissionais.
Neste formato de sessões, pode utilizar-se diverso “material de estímulo”: visionamento de filmes; análise de “position papers”; estudo de casos; materiais visuais, como slides, fotografias, quadros, gráficos ou bases de dados; relatórios e problemas relacionados com a alimentação; pareceres técnicos sobre determinados assuntos de consultoria; material disponível em revistas; ou artigos publicados em revistas científicas.
As técnicas de discussão utilizadas na sessão incluem as de tipo “one-to-one” e “brainstorming”. Os estudantes podem também ser estimulados, depois da discussão em grande grupo, a apresentar as conclusões ou discutir com toda a turma. Existem várias razões que apoiam a realização deste tipo de tarefa, nomeadamente a ajuda que proporciona para alcançar um conjunto de capacidades pouco fáceis de desenvolver nas sessões teóricas, como: aumentar a confiança para falar perante uma audiência; responder a questões inesperadas e de maior grau de dificuldade; ou avaliar profundamente uma área particular do conhecimento e organizar, a propósito, um discurso com “fio condutor”.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Teste | 75,00 |
| Trabalho laboratorial | 25,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Apresentação/discussão de um trabalho científico | 1,00 |
| Estudo autónomo | 58,00 |
| Frequência das aulas | 70,00 |
| Trabalho escrito | 19,00 |
| Trabalho laboratorial | 41,00 |
| Total: | 189,00 |
A modalidade de avaliação da disciplina é a de avaliação distribuída, e os docentes estimulam a realização e submissão de diferentes tipos de trabalhos/exercícios, ao longo do semestre, onde se incluem:
a) dois testes com perguntas de resposta rápida, online, podendo ser à distância;
b) a realização de uma monografia em grupo, submetida online;
c) e a submissão de vários "assignments" distribuídos nas aulas teórico-práticas, em prazos a combinar, podendo ser submetidos online e à distância.
Cada um dos diferentes tipos de trabalhos/exercícios, tem um peso específico para a classificação, como se discriminará abaixo. Todos terão que ser submetidos na plataforma Moodle.
Os dois testes serão realizados preferencialmente às quartas-feiras, entre as 19-20h, na plataforma Moodle (salvo exceção de força maior); no final das duas avaliações será efetuada a média aritmética das classificações obtidas, e a média aritmética obtida terá uma ponderação de 75% para a classificação final (CF). Um teste a que se falte será cotado com 0 (zero) valores. Cada avaliação poderá incluir perguntas de escolha múltipla, verdadeiro ou falso, completar frases, resposta alargada e ou limitada.
A avaliação distribuída inclui ainda a componente de trabalho laboratorial (CTL), que compreende a observação direta dos estudantes nas sessões e a resolução de exercícios ou estudos de caso (ponderação de 17,5%), e apresentação oral de um trabalho monográfico em grupo (ponderação de 7,5%), com uma ponderação total de 25% para a classificação final.
CF = MA Total Testes Moodle * 0,75 + CTL * 0,25
Na impossibilidade de comparência nas datas previamente agendadas para os testes Moodle, e apenas por motivo considerado excecional para o Conselho Pedagógico/Docentes da UC e mediante entrega da justificação de falta, poderá ser realizado um teste oral (presencial ou síncrono online) em substituição do teste Moodle em falta, em data a agendar.
Época de Recurso
Para os estudantes que não tenham obtido aprovação através da avaliação distribuída ou que pretendam efetuar melhoria da classificação dos testes em avaliação distribuída, será realizado um Exame presencial (moodle ou similar, ou formato papel), na época de recurso, que poderá incluir perguntas de escolha múltipla, verdadeiro ou falso, frases para completar, resposta alargada e ou limitada.
A classificação final (CF) resultará da média ponderada pelo Exame (75%) e pela componente de trabalho laboratorial (25%).
CF = Teste * 0,75 + CTL * 0,25
Para os estudantes que pretendam efetuar melhoria da classificação dos testes, será realizado um Exame presencial (moodle ou similar, ou formato papel), na época de recurso, que poderá incluir perguntas de escolha múltipla, verdadeiro ou falso, frases para completar, resposta alargada e ou limitada.
A classificação final (CF) resultará da média ponderada pelo Exame (75%) e pela componente de trabalho laboratorial (25%).
CF = Teste * 0,75 + CTL * 0,25
Atendimento em gabinete virtual (tópicos de discussão do Moodle) e no gabinete 3.202 (dada a situação atua, deverá fazer-se agendamento prévio).