| Código: | CN11007 | Sigla: | BCMOL |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Ciências Naturais |
| Ativa? | Sim |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências da Nutrição |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| CNUP | 131 | Plano oficial | 1 | - | 5,5 | 56 | 148,5 |
Nota Introdutória:
A Biologia Celular e Molecular reúne o conhecimento das estruturas celulares e suas funções que, organizadamente, concorrem para manter as células vivas e funcionais.
Depois da evolução da citologia para a biologia das células, a progressiva capacidade analítica e tecnológica levou ao isolamento das biomoléculas e à elucidação de muitas das suas interacções. Tal facultou uma evolução natural para a biologia molecular das células.
Sinal da evolução mais recente é o poder dos métodos da biologia molecular que, partindo de simples células a seres multicelulares, rapidamente recolhem quantidades enormes de informação biológica, que é armazenada em bases de dados de dimensão crescente. Compila-se a genómica, a proteómica, a metabolómica e outras ómicas, enquanto se antevê para o futuro próximo, a tarefa gigantesca de elucidar o seu significado funcional.
Paralelamente, recatalogam-se as espécies, produzem-se seres transgénicos, inactivam-se genes selectivamente, transformam-se as células e, por fim, até se criam novas células. Trata-se de um mundo novo, ainda mais admirável pela subtileza, intrigante pela complexidade e mais exigente, ética e conceptualmente.
O desenvolvimento biotecnológico já realizado e o que se antevê, pressupõe uma biologia molecular ainda mais utilitária e societária. Na Biotecnonolgia, as técnicas de Biologia Celular e Molecular foram apuradas e adaptadas à produção de biomoléculas em larga escala e à preparação de organismos geneticamente modificados.
In situ, porém, as células são entidades diferenciadas e adaptadas à economia dos organismos. As funções que realizam, as próprias e as resultantes da interacção com o ambiente – o tecido, o órgão, o organismo e o meio exterior –, levam ao apuramento da sua organização estrutural. Esta optimizou-se para eficientemente transformar alimentos em nutrientes. Estes, depois de captados e direccionados já dentro das células, são armazenados ou convertidos em trabalho celular diferenciado.
Estas perspectivas e o valor singular da Biologia Celular e Molecular nas ciências da vida são razões justificativas para a sua inclusão como unidade curricular num curso de licenciatura em Ciências da Nutrição.
Objectivos da Unidade Curricular
Ao nível dos conteúdos, pretende-se que os alunos conheçam e integrem:
1. A diversidade das células e das técnicas empregues no seu estudo e manuseio;
2. As propriedades especiais da membrana citoplasmática na captação e exteriorização de biomoléculas;
3. A organização estrutural e molecular do núcleo e os processos gerais da replicação e transcrição;
4. Os organelos e os nutrientes citoplasmáticos de reserva, e a sua importância para a economia celular;
5. A síntese, processamento e destino intra e extracelular das moléculas sintetizadas;
6. Os mecanismos de recepção e processamento de sinais do meio, bem como a resposta celular;
7. O ciclo de vida das células, incluindo a sua divisão, diferenciação, envelhecimento e morte programada.
Ao nível das atitudes e aptidões dos alunos a unidade curricular tem como objectivos:
1. Despertar ou estimular o gosto pelo conhecimento e apoiar o uso continuado de livros de texto, artigos científicos e “sites” de Internet.
2. Educar na busca da verdade, desenvolvendo a observação, descrição e análise do real.
3. Incitar à investigação científica e primar pela análise objectiva.
4. Modelar a transmissão dos conhecimentos adquiridos, premiando a utilização da linguagem exacta e concisa.
Conhecimento integrado de processos moleculares de produção e utilização de biomoléculas nas células e organismos, em especial as de valor nutricional maior.
Reconhecimento da área de Ciência Básica da Alimentação, para além da área clínica.
Compreensão dos processos moleculares subjacentes a:
Súmula das matérias:
A Biologia Celular nas Ciências da Vida, Moléculas da Vida, Técnicas de Biologia Celular e Molecular, Tipos de Células, Organização estrutural e molecular das Membranas, Transporte através das Membranas, Organização estrutural e molecular do Núcleo, Replicação e reparação do ADN, Transcrição e processamento do ARN, Síntese e direccionamento de proteínas, Controle da expressão genética, Ciclo Celular, Citoesqueleto, Materiais de reserva, Tráfego intra-celular de membranas, Peroxissomas, Mitocôndrias, Plastos, Superfície celular e sinalização, Matriz extra-celular, Gâmetas e fertilização, Diferenciação celular, Envelhecimento celular e Apoptose. Cancro (Informação mais datalhada pode ser encontrada no ficheiro com os conteúdos, a disponibilizar).
Aulas teóricas:
Têm a duração de 50 minutos, durante os quais se fará revisão da matéria. Não dispensam o estudo pessoal adicional.
Sessões práticas:
Têm a duração de 2h e frequência obrigatória. Nelas se demonstrarão aspectos previamente apresentados nas aulas teóricas. Além de um texto-guia, o material disponibilizado compreende as preparações histológicas e as fotografias de estruturas celulares. Em algumas sessões executar-se-ão experiências ou demonstrar-se-ão algumas técnicas de Biologia Celular e Molecular. Haverá apresentação e resolução de problemas de biologia, propostos durante as aulas ou antes disponibilizados on line. Será ainda realizada uma avaliação contínua nestas aulas.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Teste | 85,00 |
| Participação presencial | 15,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 92,50 |
| Frequência das aulas | 56,00 |
| Total: | 148,50 |
Avaliação época normal:
A avaliação é composta por duas frequências e uma avaliação contínua.
As frequências têm uma cotação global de 17 valores (8.5 valores cada); a primeira será realizada a meio do semestre e a segunda na época normal de exames. Cada frequência tem uma duração de 75 minutos e será composta por 25 perguntas de resposta múltipla, 5 questões de resposta Verdadeiro/Falso, 1 problema, 1 pergunta de desenvolvimento e 1 grupo de perguntas de resposta curta (a composição da frequència poderá variar caso seja realizada à distância). Para cada questão de resposta múltipla haverá 5 respostas, das quais só uma estará certa; pode usar-se mais de uma resposta a cada pergunta, mas assinalar uma resposta errada neste grupo, implica o desconto de 1/4 do valor de uma resposta certa. Nos restantes tipos de perguntas não há descontos.
É necessário obter 1.5 valores na 1ª frequência para ser admitido à 2ª. Classificações inferiores em qualquer frequência implicam transição imediata para a época de recurso.
A avaliação contínua terá uma cotação máxima de 3 valores. Será realizada nas aulas práticas presenciais e será constituída por perguntas de escolha múltipla que terão 5 respostas, das quais só uma estará certa; pode usar-se mais de uma resposta a cada pergunta, mas assinalar uma resposta errada, implica o desconto de 1/4 do valor de uma resposta certa.
A classificação contínua será válida nos dois anos lectivos seguintes à sua realização, critério semelhante ao da frequência das aulas práticas.
Avaliação época recurso:
É composta pelo exame de recurso, a realizar na época de recurso (17 valores) e pela classificação da avaliação contínua (3 valores), tal como descrito para a avaliação da época normal. O exame de recurso terá a duração de 120 minutos e compreende 40 perguntas de resposta múltipla, 5 questões de resposta Verdadeiro/Falso, 2 problemas, 2 perguntas de desenvolvimento e 1 grupo de perguntas de resposta curta (a composição do exame poderá variar caso seja realizado à distância). As questões de resposta múltipla terão 5 respostas, das quais só uma estará certa; pode usar-se mais de uma resposta a cada pergunta, mas assinalar uma resposta errada neste grupo, implica o desconto de 1/4 do valor de uma resposta certa. Nos restantes tipos de perguntas não há descontos.
A avaliação contínua não pode ser objeto de avaliação em época de recurso ou épocas especiais (conclusão de ciclo de estudos, para estudantes com estatuto ou condições especiais). Nestas épocas será apenas realizado o exame final.
O cálculo final da classificação:
Inclui a soma dos resultados das duas frequências ou a classificação do exame de recurso ao qual é adicionado o valor da avaliação contínua. Aprovação implica classificação final mínima de 10 valores.
Os alunos inscritos à unidade curricular mas que não apresentem obrigatoriedade de frequência das aulas práticas podem usufruir de uma modalidade alternativa de avaliação contínua que considera a realização de 2 minitestes, em data a definir, cada um com cotação de 1.5 valores. Estes componentes não podem ser objecto de avaliação nas épocas de exame ou épocas especiais (conclusão de ciclo de estudos, para estudantes com estatuto ou condições especiais).
A avaliação de estudantes em mobilidade será definida com o(s) próprio(s) regente(s) no início do ano letivo.
A componente avaliação contínua não é sujeita a melhoria de classificação. Em melhoria de classificação será apenas realizado o exame final. A nota final será calculada segundo a mesma fórmula indicada em cima.
Língua: Português. Em inglês na eventualidade de haver alunos que não falem em português e por recomendação da Direção da FCNAUP.
Horário de atendimento dos estudantes: se feiras das 14h às 15h, após marcação.