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Comunicação

Código: CN12004     Sigla: COMUN

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Sociais

Ocorrência: 2019/2020 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Nutrição

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CNUP 108 Plano oficial 1 - 4 42 108

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Proporcionar conhecimentos sobre os produtores de conhecimento, metodologias de produção científica e formatos mais comuns para a sua divulgação, em especial na área das ciências da nutrição.

2. Proporcionar capacidades para recolher informação de qualidade na área das ciências da nutrição e afins.

3. Proporcionar capacidades para fazer uma análise crítica das diferentes fontes de informação e qualidade dos seus conteúdos, em especial na área das ciências da nutrição.

4. Fornecer conhecimentos mínimos e capacidades pessoais para comunicar informação científica, aos pares e para os diferentes públicos, usando metodologias e linguagem apropriada.

5. Proporcionar capacidades para fazer uma análise crítica dos diferentes formatos de interacção entre as ciências da nutrição e o público, à luz de princípios pedagógicos, éticos e de deontologia profissional.

Resultados de aprendizagem e competências

1. Obter conhecimentos obre os produtores de conhecimento, metodologias de produção científica e formatos mais comuns para a sua divulgação, em especial na área das ciências da nutrição.

 2. Adquirir capacidades para recolher informação de qualidade na área das ciências da nutrição e afins.

 3. Adquirir capacidades para fazer uma análise crítica das diferentes fontes de informação e qualidade dos seus conteúdos, em especial na área das ciências da nutrição.

 4. Adquirir conhecimentos mínimos e capacidades pessoais para comunicar informação científica, aos pares e para os diferentes públicos, usando metodologias e linguagem apropriada.

 5. Adquirir capacidades para fazer uma análise crítica dos diferentes formatos de interacção entre as ciências da nutrição e o público, à luz de princípios pedagógicos, éticos e de deontologia profissional.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I. A pesquisa e gestão da informação

1.1    Introdução às fontes de informação em Ciências da Nutrição

1.2    Gestão da informação em ciência

1.2.1 Gestão de referências bibliográficas (o sistema EndNote)

1.2.2 Utilização de recursos informáticos na gestão de informação pessoal e profissional

  

II. A comunicação na área das ciências da nutrição - comunicação entre pares

2.1    Objetivos na comunicação de ciência entre pares

2.2    Tipologia de investigação epidemiológica – informação produzida

2.3    Escrita científica: tipos de linguagem e estrutura dos artigos   científicos

2.4    Comunicação oral de ciência entre pares

 

III. Os nutricionistas como produtores/divulgadores de ciência para o público em geral

3.1    Divulgação pública de ciência e públicos da ciência

3.2    Características dos espaços públicos da ciência 

3.3    Canais de comunicação de ciência e sua influência

3.4   Os diferentes papéis dos nutricionistas na comunicação de  ciência: comunicação versus educação

3.5    Competências do comunicador

3.5.1   A perspetiva jornalística da escrita científica

3.5.2   Artes e comunicação – O caso da alimentação e das ciências da nutrição

 

IV. Questões éticas em comunicação de ciência

4.1    Questões éticas na comunicação de produtos alimentares

4.2    O caso específico do marketing de produtos alimentares

4.3    Códigos, legislação e sua aplicação

Bibliografia Obrigatória

Lígia Amparo da Silva Santos; Educação alimentar e nutricional no contexto da promoção de práticas alimentares saudáveis

Observações Bibliográficas

As referências bibliográficas baseiam-se em artigos que serão fornecidos no decorrer das aulas.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas teóricas são expositivas sendo as sessões práticas distribuídas em 3 módulos, cada módulo constituído por 4 sessões práticas, onde os alunos têm que realizar determinadas tarefas que lhes possibilitem compreender melhor o percurso da informação, do produtor ao público alvo, como se organiza a informação científica e como se comunica.

 

Módulo 1. Metodologias de recolha de informação e sua sistematização na área das ciências da nutrição e afins e análise crítica das diferentes fontes de informação e qualidades dos seus conteúdos.

Trabalho prático – A recolha de informação numa biblioteca digital

- As possibilidades de recolha de informação numa biblioteca digital

- Análise crítica de conteúdos

- Como sistematizar a informação recolhida – utilização do programa End Note ®

 

Módulo 2. Organização e transmissão de informação científica entre pares.

Trabalho Prático – A construção de uma publicação de carácter científico. Linguagem, organização, análise crítica.

- Descrição dos vários formatos de comunicação científica entre pares.

- Elaboração de uma revisão bibliográfica acerca de um tema atribuído pelos docentes. Sistematização da informação de forma a construir uma Comunicação Oral para apresentação num congresso científico (simulação).

 

Módulo 3. Formatos de divulgação pública de conhecimento científico na área das ciências da nutrição e alimentação. Os diferentes públicos, os diferentes suportes e como estes modelam a comunicação. Metodologias e linguagem apropriada.

Trabalho Prático - Divulgação do conhecimento científico (desenvolvido no módulo anterior) para o público em geral. 

- Elaboração de um texto para a divulgação de informação científica para o público em geral.

Software

webct
endnote - Software de gestão bibliográfica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 40,00
Participação presencial 0,00
Trabalho escrito 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 14,00
Frequência das aulas 42,00
Total: 56,00

Obtenção de frequência

Frequência obrigatória de aulas práticas laboratoriais (PL) de acordo com a legislação.

Classificação mínima de 9,5 valores no exame final.

A avaliação prática consiste na apresentação e envio de trabalhos (3 Módulos) com um prazo final de entrega. Estes prazos foram apresentados de forma a não conflituarem com a entrega de outros trabalhos para outras unidades curriculares. Os trabalhos entregues depois do prazo serão contabilizados como 0 (zero).

Fórmula de cálculo da classificação final

--60 % trabalhos práticos apresentados ao longo do semestre distribuídos da seguinte forma:

Módulo 1 - 10 %

Módulo 2 - 40 %

Módulo 3 - 10 %

-- 40 % exame final. 

Provas e trabalhos especiais

De acordo com a informação anterior.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A avaliação para estes estudantes decorre da mesma forma que para os estudantes ordinários, ficando dispensados de apresentação pública de trabalhos, no caso de existirem. A matéria leccionada no âmbito das aulas práticas é revertida para a avaliação final.

Melhoria de classificação

De acordo com legislação em vigor.

Observações

A Unidade Curricular utilizará o sistema de e-mail dinâmico para comunicar com os estudantes. Os sumários e material de apoio à UC será colocada no Sigarra. Pede-se aos estudantes inscritos na UC que verifiquem regularmente este sistema de informação, pois avisos e outras informações úteis serão colocadas nestes espaços.

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