| Código: | CN41003 | Sigla: | NUTCOM |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Ciências Sociais |
| OFICIAL | Ciências da Saúde |
| OFICIAL | Ciências Naturais |
| Ativa? | Sim |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências da Nutrição |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| CNUP | 82 | Plano oficial | 4 | - | 4 | 42 | 108 |
1. Adquirir conhecimentos na identificação e intervenção de problemas alimentares/nutricionais em diferentes grupos populacionais.
2. Desenvolver capacidades no desenho, implementação e avaliação de programas de nutrição comunitária.
Com esta UC espera-se que os estudantes adquiram e desenvolvam competências de:
1. identificação de problemas alimentares/nutricionais em diferentes grupos populacionais;
2. planeamento, aplicação/intervenção e avaliação de programas de nutrição comunitária.
Componente Teórica
1. Nutrição comunitária: conceitos, componentes e funções;
2. Educação alimentar em meio escolar
2.1 Como comunicar com a criança
2.2 Conceitos e campos de acção
2.3 Métodos directos e indirectos
2.4 Componentes de um plano de acção
2.5 Modelos de aprendizagem e teorias de comportamento
2.6 Ingestões recomendadas, objetivos nutricionais e guias alimentares
2.7 Refeições escolares: objetivos nutricionais e alimentares
3. Nutrição comunitária: níveis de prevenção e abordagens de intervenção
3.1 Programas de nutrição comunitária
3.1.1 Objectivos
3.2 Determinantes do estado nutricional
4. Planificação e gestão de programas de nutrição comunitária
4.1 Etapas/fases
4.2 Métodos de identificação de problemas e necessidades
4.3 Indicadores
4.4 Estratégias
4.5 Equipa e trabalho em equipa
5. Avaliação de programas de nutrição comunitária
5.1 Dimensões
5.2 Técnicas
5.3 Eficácia, efectividade e eficiência
5.4 Exemplos de Programas de Nutrição Comunitária
Componente Prática
1. Planificação, elaboração de materiais e realização de quatro sessões de educação alimentar
A UC recorre a metodologias expositivas e participativas que incluem trabalho de campo na comunidade.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 40,00 |
| Trabalho de campo | 40,00 |
| Trabalho escrito | 20,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Elaboração de projeto | 8,00 |
| Estudo autónomo | 42,00 |
| Frequência das aulas | 42,00 |
| Trabalho de campo | 8,00 |
| Trabalho escrito | 8,00 |
| Total: | 108,00 |
De acordo com as normas em vigor na FCNAUP.
A avaliação inclui duas componentes (A) e (B).
(A) consiste na avaliação das seguintes atividades: planificação, elaboração de materiais de apoio e realização de quatro sessões de educação alimentar dirigidas ao grupo alvo - crianças em idade escolar. A nota mínima é de 9,5 em 20 valores.
B) prova escrita, uma das opções B1 ou B2
(B1) duas frequências que decorrerão no período de aulas.
Os estudantes que optarem pela realização das frequências deverão ter a nota mínima de 9,5 em 20 valores a cada uma delas. Se tal não acontecer, ficam automaticamente direcionados para o exame de recurso.
(B2) consiste num teste escrito com questões que incidem sobre toda a matéria leccionada e cuja nota mínima é de 9,5 em 20 valores.
Os estudantes que optarem pelo teste escrito na época normal de exames têm direito também à época de recurso se não obtiverem um mínimo de 9,5 em 20 valores.
A componente (A) é obrigatória e portanto indispensável para a aprovação na unidade curricular.
Os estudantes cujo estatuto permite dispensa de participação nas aulas devem contactar o regente da UC nas primeiras duas semanas de aulas para que lhe sejam propostos trabalhos alternativos.
A classificação final resulta do somatório das componentes acima referidas, cujo peso relativo é de 60% para a componente A (12 valores) e 40% (8 valores) para a componente B.
Não se aplica.
De acordo com as normas em vigor na FCNAUP.
Não é possivel a melhoria de classificação na componente A.
Bibliografia
Bartrina JA. Nutrición comunitaria 3.ª ed. Barcelona: Masson; 2013.
Boyle MA, Holben DH. Community nutrition in action: an entrepreneurial approach. 5th ed. Belmont, CA: Wadsworth Publishing Company; 2010.
Majem LS, Bartrina JA, editores. Nutrición y salud pública: métodos, bases científicas y aplicaciones 2.ª ed. Barcelona: Masson; 2006.
Nnakwe, NE. Community nutrition: planning health promotion and disease prevention 3rd ed. Sudbury, Massachusetts: Jones and Bartlett Publishers; 2013.
Contento I. Nutrition education: linking research, theory, and practice. 3rd ed. Burlington, MA: Jones & Bartlett Learning; 2016.
Oshaug A, trad. António Pedro Graça. Planeamento e gestão em nutrição comunitária: manual para profissionais em nutrição comunitária. Lisboa: Departamento de Estudos e Planeamento da Saúde; 1996.