Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > CN11005

Hábitos Alimentares - Abordagem Integrada I

Código: CN11005     Sigla: HABA I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde
OFICIAL Ciências Sociais

Ocorrência: 2018/2019 - 1S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Nutrição

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CNUP 117 Plano oficial 1 - 5,5 56 148,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Objectivo geral: Fornecer aptidões para a compreensão do fenómeno alimentar em toda a sua complexidade. Objectivos específicos: Proporcionar conhecimentos sobre: a) a evolução das práticas alimentares da Humanidade das origens à actualidade; b) a evolução do estudo das Ciências da Nutrição. c)a importância das determinantes psicossociais dos comportamentos de consumo relacionados com a saúde, nomeadamente do comportamento alimentar. d) a compreensão da interacção desses factores ao longo do ciclo de vida e o seu contributo para moldar atitudes e decisões. e) os métodos e técnicas de investigação utilizadas pela psicologia no estudo dos comportamentos associados à saúde e à doença.

Resultados de aprendizagem e competências

Conhecer teorias e modelos  associados ao campo de conhecimento e descritos no programa da disciplina. Conhecer técnicas de recolha de dados que se insiram no campo disciplinar.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Introdução: Factores históricos como determiantes do hábitos alimentares da actualidade. Aspectos sócio-culturais: tradições regionais e identidade cultural. O papel do processo de endoculturação e processo de socialização enquanto mecanismos de transmissão ras regras e dos hábitos culturais e, entre estes, dos hábitos alimentars. O contributo da história da alimentação para o conhecimento do comportamento alimentar humano Das manifestações culinárias mais antigas às preparações gastronómicas actuais: A alimentação do Homem no Paleolítico. As transformações alimentares do Neolítico. As primeiras civilizações e a caracterização dos seus padrões alimentares. Os alimentos e a culinária utilizados na Europa nos primeiros séculos da Era Cristã e durante a Época Medieval. As circunstâncias históricas que explicam as mudanças alimentares na Sociedade Europeia nos séculos de expansão (XV - XVIII). A alimentação do Homem na Era Moderna. A Revolução Industrial. A evolução da manipulação e processamento alimentares. A Revolução Científica. Nesta abordagem histórica relacionam-se os sistemas de produção com os de consumo alimentar e destacam-se os atributos simbólicos dos alimentos.

Bibliografia Obrigatória

J. L. Flandrin e M. Montanari ; História da Alimentação - 2. Da Idade Média aos tempos actuais, Terramar, 2001
J. L. Flandrin e M. Montanari; História da Alimentação - 1. Dos primórdios à Idade Média, Terramar, 1998
Reay Tannahill ; Food in History, Penguim Press, 1983

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas: Método expositivo, com recurso aos multimédia. Aulas teórico-práticas: trabalho em pequeno grupo, visando a exploração de técnicas de investigação e exploração de temas propostos pelo professor. Recurso aos multimédia sempre que adequado.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Participação presencial 5,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 23,00
Trabalho de investigação 10,00
Total: 33,00

Obtenção de frequência

Exame final. 2 Trabalhos práticos a ser orientado e apresentado nas aulas teórico-práticas, valendo até 25% da nota final. O estudante terá que obter pelo menos 10 valores no exame.

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota Final = (Nota do teste* X 15):20 + Nota Trabalho TP (0-5). * Obrigatório nota mínima da 10 valores. A participação dos estudantes nas aulas teóricas poderá obter uma bonificação da nota final até 0,5 pontos.

Provas e trabalhos especiais

Todos os trabalhos a realizar nas aulas laboratoriais são obrigatório para todos os estudantes inscritos na Unidade Curricular, mesmo estudantes trabalhadores ou outros com estatuto especial, sem os quais não obterão aproveitamento.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes trabalhadores (tal como os demais) terão que  apresentar nas aulas os trabalhos práticos, sem os quais não se poderão apresentar a exame final. Os projectos dos trabalhos terão que ser previamente discutidos com o professor, de preferência numa aula ou no horário de atendimento. Casos especiais serão analizados individualmente e resolvidos de acordo com as indicações do C. Pedagógico.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação desta UC será realizada através de exame final e de acordo com o Regulamento Académico da FCNAUP.

Observações

Horário de atendimento aos estudantes: 3ª feira entre as 15h e 17h e 6ª feira entre as 14h e 15h, sujeito a marcação prévia por email.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-27 às 13:07:55 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico