| Código: | CN41006 | Sigla: | EPIDEM |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Ciências Sociais |
| OFICIAL | Ciências da Saúde |
| Ativa? | Sim |
| Página Web: | http://moodle.up.pt/course/view.php?id=2901&sesskey=lYqo2Fx9hT&switchrole=5 |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências da Nutrição |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| CNUP | 104 | Plano oficial | 4 | - | 5,5 | 56 | 148,5 |
O objectivo principal da Epidemiologia no contexto das Ciências da Nutrição é investigar a contribuição da alimentação e dos fatores relacionados para o desenvolvimento da doença e para o seu tratamento. Trata-se de uma área de estudo estimulante, pois permite elucidar sobre as causas potenciais e as estratégias preventivas da doença. Permite também a avaliação quantitativa da eficácia da prática clínica, o que possibilita a implementação do tratamento nutricional baseado na evidência científica.
Embora a Epidemiologia Nutricional seja um ramo da Epidemiologia relativamente recente, já há mais de dois séculos que os investigadores usam os métodos epidemiológicos básicos na identificação de nutrientes essenciais. Mas foi nas últimas cinco décadas que se tem vindo a observar um desenvolvimento substancial deste ramo da Epidemiologia, que surge da necessidade crescente em responder quantitativamente às questões relacionadas com a relação entre alimentação e a saúde.
A Epidemiologia Nutricional usa os métodos epidemiológicos para determinar as associações entre os fatores alimentares e a ocorrência de doenças específicas. A natureza complexa da alimentação e a infindável multiplicidade de exposições que proporciona, requer conhecimentos especiais que permitam escolher a forma mais adequada de as observar, de as enumerar e de as determinar. Os efeitos da ingestão alimentar podem ainda ser modificados ou confundidos por outras exposições, que se relacionam com os hábitos de vida. A quantificação independente do efeito da alimentação e do impacto destes factores tem que ser considerada, assegurando a qualidade da informação sobre a qual as decisões Clínicas e de Saúde Pública são construídas.
Esta disciplina é apresentada simultaneamente como um método científico e objectivo de resolução de problemas e como o conjunto dos resultados obtidos pela aplicação deste método. Pretende-se com o seu ensino que os estudantes adquiram conhecimentos e competências a vários níveis, que permitam a utilização da Epidemiologia e do pensamento Epidemiológico com proficiência no seu local de trabalho.
1. Competências relacionadas com os conhecimentos gerais.
Conhecer a frequência das doenças relacionadas com a alimentação em populações humanas, identificar e interpretar o significado dos factores de risco e conseguir reconhecer o interesse da sua prevenção, do seu controlo e do seu tratamento.
Identificar estratégias preventivas prioritárias para a promoção da saúde. Saber recolher e avaliar a qualidade da informação científica recolhida. Usar a Epidemiologia no desenvolvimento dos cuidados de saúde e de políticas de Saúde Pública.
2. Competências relacionadas com os conhecimentos específicos: identificação de problemas, desenho de estudos e conduta na investigação.
Conseguir identificar problemas de saúde e formular hipóteses originais sobre a associação entre alimentação, nutrição e estados de doença e os seus tratamentos.
Saber optar entre as diferentes possibilidades no desenho de estudos que permitam responder aos objetivos. Definir uma população, selecionar o processo de amostragem e de recrutamento dos participantes. Compreender as regras essenciais na sua condução e adquirir competências básicas na análise e na interpretação de dados. Avaliar as maiores fontes de erros e saber implementar estratégias no controlo da qualidade. Conseguir preparar um esboço de um protocolo de investigação. Reconhecer as questões éticas inerentes à investigação Epidemiológica.
3. Competências relacionadas com a interpretação dos dados, informação, comunicação e consultadoria.
Aprender a analisar e interpretar resultados de estudos epidemiológicos. Conseguir analisar criticamente dados da imprensa científica. Conseguir preparar um esboço de um artigo científico. Saber comunicar os resultados à comunidade científica, ao público e aos media. Saber aconselhar num determinado contexto.
4. Competências relacionadas com a conduta profissional.
Saber utilizar a evidência científica na tomada de decisões na vida profissional. Conseguir manter uma conduta profissional ética e responsável.
Módulo 1: A Epidemiologia e o seu enquadramento na Licenciatura em Ciências da Nutrição.
1.1 Apresentação da disciplina. Objectivos e métodos.
1.2 A Epidemiologia. Conceito e perspectiva histórica. A emergência da Epidemiologia Nutricional e da Epidemiologia Clínica.
Módulo 2: A Epidemiologia Nutricional.
2.1 Epidemiologia descritiva e a analítica. Tipos de estudos observacionais, quasi-experimentais e experimentais. As revisões sistemáticas e as meta-análises.
2.2 Os aspectos particulares da medição de consumos alimentares em Epidemiologia: a natureza da variação da ingestão alimentar, os métodos retrospectivos, prospectivos e a utilização de marcadores biológicos na avaliação da ingestão nutricional; o estudo da validade e da reprodutibilidade das estimativas da ingestão e a sua avaliação no passado distante; a importância da avaliação da ingestão energética total, a sua consideração na análise dos dados e o método dos resíduos; a utilização de informadores substitutos. A interacção gene-nutriente em Epidemiologia Nutricional.
2.3 As medidas de associação.
2.4 Os viéses, confundidores e variáveis modificadoras de efeito. Efeitos e soluções.
2.5 A amostragem, tamanho de um estudo e poder estatístico.
2.6 As questões éticas.
2.7 Desenho de um estudo e sua condução.
2.8 Interpretação da investigação epidemiológica. Critérios de inferência causal.
2.9 Investigação de um surto de toxi-infecção alimentar.
Módulo 3: A Epidemiologia Clínica.
3.1 A escolha e a interpretação de provas de diagnóstico. A sensibilidade, a especificidade, o valor preditivo e likelihood ratios. O rastreio.
3.2 O prognóstico, o tratamento e a decisão baseada na evidência científica. A eficácia da intervenção.
Módulo 4. Seminários sobre o papel dos estudos epidemiológicos na determinação das relações causais entre alimentação e doenças e também sobre os desafios e prioridades em epidemiologia.
4.1 A epidemiologia da desnutrição associada à doença;
4.2 A medição antropométrica e da composição corporal em epidemiologia;
4.3 A epidemiologia nutricional do cancro;
4.4 A epidemiologia nutricional das doenças cardiovasculares;
4.5 Outros temas.
Métodos das aulas teóricas
O ensino teórico tem por base a exposição das matérias. Os estudantes são convidados a responder a questões e a expressarem e fundamentarem a sua opinião. O ensino desta Disciplina é articulado como se tratasse de um “puzzle”, composto por várias peças, que são apresentadas para que a imagem final seja visível muito antes do final do ano lectivo. Os estudantes são encorajados a contribuir, sendo a sua criatividade estimulada.
Métodos das aulas laboratoriais
Pretende-se que os estudantes clarifiquem, consolidem e reforcem os seus conhecimentos. Os alunos são ajudados a ampliar o seu pensamento analítico e crítico, acompanhado de crescente sentido de responsabilidade e de compromisso. Treinam-se as capacidades de discutir com eficácia, de defender uma posição e também de trabalhar e de colaborar em grupo. São várias as tarefas realizadas:
Material utilizado
Durante as aulas teóricas e laboratoriais usa-se o seguinte material:
Estratégias de enriquecimento do estudo
Usam-se os seguintes procedimentos:
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 60,00 |
| Teste | 40,00 |
| Total: | 100,00 |
Avaliação distribuída (AD) com exame final (EF), em que é necessário a obtenção da nota mínima de 50% em cada parcela, com a condição de terem frequência de acordo com o Regulamento Académico da FCNAUP - presença do estudante em 75% do total de aulas laboratoriais previstas. Em alternativa, existe a possibilidade de ser avaliado apenas pela realização de Exame Final (0 a 20 valores), com a condição de terem frequência de acordo com o Regulamento Académico da FCNAUP - presença do estudante em 75% do total de aulas laboratoriais previstas.
O cálculo da Classificação Final (CF) faz-se a partir da nota da AD que corresponde a 8 valores em 20 (nota mínima de 4 valores) e do EF que corresponde a 12 valores em 20 (nota mínima de 6 valores), da seguinte forma: CF = AD * 0,4 + EF * 0,6.
Caso os estudantes optem serem avaliados apenas por EF ou não obtenham classificação mínima de 4 valores na AD, a CF será igual à nota obtida no EF.
1 Mini-teste, com a cotação de 8 valores.
A obtenção da frequência das aulas laboratoriais é obrigatória. Estes alunos terão como alternativa a possibilidade de realizarem trabalhos a combinar com a regente.
Exame final.
Os conteúdos da disciplina encontram-se na plataforma Moodle, acessível a todos os alunos de Epidemiologia.
O período de atendimento será acordado com os estudantes.