Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > CN21003

Microbiologia Básica

Código: CN21003     Sigla: MICROB

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde
OFICIAL Ciências Naturais

Ocorrência: 2016/2017 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://moodle.up.pt/
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Nutrição

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CNUP 69 Plano oficial 2 - 5,5 56 148,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Nesta primeira unidade curricular da área da Microbiologia pretende-se que os estudantes compreendam a relevância das várias áreas da Microbiologia e suas aplicações para a área de formação em Ciências da Nutrição e Alimentação. Assim, pretende-se apresentar os princípios fundamentais da Microbiologia na perspetiva da interação entre os principais grupos de microrganismos (bactérias, fungos, parasitas e vírus) e o Homem. O programa teórico aborda as características gerais e específicas dos microrganismos e sua importância, quer como agentes de doença, quer como integrantes do microbiota humano. O programa laboratorial pretende dar a conhecer aos estudantes as metodologias correntes/alternativas utilizadas em Microbiologia e apoiar do ponto de vista experimental os conceitos abordados nas aulas teóricas. Sendo a Microbiologia uma disciplina abrangente procura-se despertar nos estudantes o interesse pelo conhecimento e compreensão do papel fundamental dos microrganismos nas diferentes áreas de formação do Nutricionista.

 

Resultados de aprendizagem e competências


No final desta unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de:

- Conhecer e reconhecer as características gerais e específicas dos diversos microrganismos (bactérias, fungos, parasitas e vírus) e a sua relação com o Homem como agentes etiológicos de doença.

- Compreender a importância/impacto dos diversos grupos de microrganismos para o Homem como integrantes do microbiota humano.

- Conhecer os fatores que afetam o crescimento microbiano e métodos de controlo antimicrobiano (físicos, químicos e biológicos).  

- Identificar e conhecer os diferentes métodos fenotípicos e genotípicos utilizados na identificação (nível da espécie) e tipagem (nível da infra-espécie) de microrganismos e suas aplicações em microbiologia e saúde pública.

 - Saber analisar, interpretar e comunicar os resultados dos diferentes métodos fenotípicos e genotípicos utilizados na identificação e tipagem de microrganismos.

- Compreender a importância dos microrganismos para um profissional da área das Ciências da Nutrição e Alimentação. 

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Aulas Teóricas

- Introdução ao estudo da Microbiologia. História da Microbiologia. Classificação dos seres vivos. Principais grupos de microrganismos: bactérias, fungos, parasitas e vírus.  

- Bactérias: anatomia, fisiologia e genética bacteriana. Exemplos de bactérias com importância para o Homem.

- Fungos: Morfologia, metabolismo, crescimento e mecanismos de reprodução. Exemplos de bolores e leveduras com importância para o Homem.

- Parasitas: Características gerais, morfologia, taxonomia e nomenclatura. Exemplos de metazoários e protozoários com importância para o Homem.

- Vírus: Propriedades gerais, estrutura, classificação e multiplicação viral. Exemplos de vírus com importância para o Homem.

- Controlo microbiano. Métodos físicos, quimicos e biológicos. Agentes antimicrobianos. Evolução da resistência aos antimicrobianos.

- Identificação e tipagem de microrganismos. Taxonomia. Métodos fenotípicos e genotípicos.

- Interações entre microrganismos e o Homem. Co-evolução. Microbiota humano: populações microbianas residentes do organismo humano. Patogénicos versus hospedeiro: doenças de origem microbina, fatores de virulência dos patogénicos e defesas do hospedeiro.


Aulas Práticas Laboratoriais

- Introdução à prática laboratorial. Normas de segurança. Material utilizado. Técnica assética. Apresentação do Projeto Laboratorial.

- Morfologia de microrganismos ao microscópio ótico. Preparação de microrganismos para microscópio ótico. Preparações a fresco. Preparações coradas: colorações simples e colorações diferenciais (ex. coloração de Gram, coloração de Ziehl-Neelsen, coloração dos esporos e da cápsula).

- Cultura de microrganismos. Meios de cultura: composição e classificação. Sementeiras: técnicas de isolamento, contagem e identificação microbiana (provas bioquímicas).

- Provas de suscetibilidade a agentes antimicrobianos (antibióticos e biocidas).

- Identificação e tipagem de microrganismos: provas bioquímicas, serológicas e moleculares. Extração de DNA e PCR. Ferramentas de biologia molecular e de bioinformática utilizadas na área da microbiologia.  

Bibliografia Obrigatória

Ferreira Wanda F. Canas 340; Microbiologia. ISBN: 978-972-757-515-2
Barroso Helena; Microbiologia Médica. ISBN: 978-989-752-057-0
Willey Joanne M.; Prescottc2b4s Microbiology. ISBN: 978-007-131367-4
Harley John P.; Laboratory exercises in microbiology. ISBN: 978-0-07-729281-2
Tille Patricia M.; Bailey & Scottc2b4s diagnostic microbiology. ISBN: 978-0-323-08330-0
Madigan Michael T. 070; Brock biology of microorganisms. ISBN: 978-0321-53615-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas (2 horas/semana)

As aulas teóricas estão organizadas por temas, procurando-se através do método expositivo, com suporte informático (ex. apresentações em PowerPoint), associado a exemplos práticos, transmitir aos estudantes as noções fundamentais da Microbiologia. A exposição dos conteúdos teóricos é baseada nas atuais evidências científicas, fomentando-se a sua interação com as aulas laboratoriais e a identificação de áreas que carecem de investigação adicional.

Aulas laboratoriais (2 horas/semana)

As aulas práticas decorrem num laboratório com o objetivo de familiarizar os estudantes com métodos correntes/alternativos em Microbiologia, fomentando o espírito crítico na discussão dos resultados. Realizam-se trabalhos laboratoriais individuais/grupo, fomentando-se a participação ativa dos estudantes no processo de ensino/aprendizagem, o desenvolvimento do pensamento científico, incluindo pesquisa, planeamento e registo de experiências, e a capacidade de comunicação de resultados e conceitos fundamentais na área da Microbiologia, em formato escrito ou oral. Adicionalmente, os estudantes desenvolvem um Projeto Laboratorial ao longo do semestre.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 75,00
Trabalho laboratorial 25,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

A obtenção de frequência na UC está condicionada à presença do estudante em 75% do total de aulas laboratoriais previstas, de acordo com o Regulamento Académico da FCNAUP, e à obtenção de classificação igual ou superior a 9.50 valores na avaliação distribuída.

Os estudantes cujo estatuto permite dispensa das aulas laboratoriais devem contactar o docente responsável pela unidade curricular nas primeiras semanas de aulas. Nestes casos, a aprovação na avaliação distribuída será obtida através da realização de trabalhos que possam ser realizados extra-aulas laboratoriais e que serão divulgados e orientados pelo docente da unidade curricular. A aprovação na avaliação distribuída é um pré-requisito para a admissão do estudante à prova escrita do exame final.

 

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação na unidade curricular (UC) consiste numa avaliação distribuída (AD) e num exame final (EF), abrangendo a totalidade dos conhecimentos teóricos, teórico-práticos e práticos ministrados, nas condições seguintes:
a) A avaliação distribuída (AD) consiste na avaliação contínua nas aulas práticas laboratoriais que inclui: preparação e execução de trabalhos de natureza experimental, observação da atitude e participação demonstradas na discussão dos resultados e trabalhos escritos e/ou orais realizados, incluindo o Projeto Laboratorial, e/ou apresentados nas aulas práticas. Para obter frequência à UC e realizar o exame final os estudantes necessitam de obter classificação igual ou superior a 9.50 valores. A nota é afixada antes da realização do exame final.
b) O exame final (EF) consiste na realização de uma prova escrita no período de avaliação proposto pela FCNAUP.
A prova de Exame Final consiste na resposta a um conjunto de questões que podem ser de resposta de verdadeiro ou falso, escolha múltipla, completar frases ou resposta limitada referente a casos práticos. São aprovados os estudantes que obtiverem na prova escrita uma classificação igual ou superior a 9.50 valores.
c) A classificação final (CF) resulta de: CF = (EF x 75 %) + (AD x 25 %).

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes cujo estatuto permite dispensa das aulas laboratoriais devem contactar o docente responsável pela unidade curricular nas primeiras semanas de aulas. Nestes casos, a aprovação na avaliação distribuída será obtida através da realização de trabalhos que possam ser realizados extra-aulas laboratoriais e que serão divulgados e orientados pelo docente da disciplina. A aprovação na avaliação distribuída é um pré-requisito para a admissão do estudante à prova escrita do exame final.

Melhoria de classificação

De acordo com o Regulamento Académico em vigor na FCNAUP.

 

Observações

O atendimento aos estudantes deve ser solicitado por correio eletrónico dirigido ao responsável pela unidade curricular (patriciaantunes@fcna.up.pt).

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-29 às 03:41:44 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico