Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > CN41002

Política Nutricional

Código: CN41002     Sigla: POLNUT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Sociais

Ocorrência: 2015/2016 - 1S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Nutrição

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CNUP 97 Plano oficial 4 - 4,5 49 121,5

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Para além das questões nutricionais, a oferta e procura de alimentos rege-se atualmente por diferentes forças que condicionam o mercado, podendo citar, entre elas, a produção alimentar e políticas agrícolas, estratégias de distribuição, de promoção e preços. Compreender o impacte destes fatores, e transformar-los em oportunidades de melhoria do estado nutricional das populações é preocupação central desta disciplina. Pretende-se que os estudantes adquiram competências de gestão e liderança que lhes permitam desenvolver e implementar um conjunto concertado e transversal de ações destinadas a garantir e incentivar a disponibilidade e o acesso a determinado tipo de alimentos tendo como objetivo a melhoria do estado nutricional e a promoção da saúde da população.

Resultados de aprendizagem e competências

A Unidade Curricular (UC) de Política Nutricional deve proporcionar aos estudantes competências base nas seguintes áreas:

- Análise do sistema político e das condicionantes políticas que influenciam a tomada de decisões ao nível das políticas de nutrição e alimentação, local e globalmente.

- Recolha e sistematização de informação de modo a que seja possível fazer um diagnóstico da situação alimentar/nutricional e de saúde de uma população e dos diversos sistemas que podem influenciar o comportamento de consumo, nomeadamente o sistema produtivo agroindustrial, de distribuição e regulamentar.

- Formulação de estratégias concertadas e sustentáveis que integrem as várias áreas e atores do sistema alimentar capazes de condicionar o comportamento alimentar, promovendo as parcerias multistakeholder e a alocação de recursos.

- Formulação de estratégias concertadas e sustentáveis que integrem as especificidades sociais, demográficas e económicas das populações a que se destinam e, que sejam capazes de modificar o comportamento alimentar.

- Formulação de estratégias concertadas e sustentáveis, que envolvam as dimensões equidade, cidadania, bem-estar, desenvolvimento sustentável, redução do desperdício, redução das disparidades e coesão social.

- Desenvolvimento e implementação de mecanismos de gestão, monitorização e de avaliação do impacto de políticas nutricionais.

- Integração de aspectos éticos na formulação de políticas na área alimentar.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

- Definição de conceitos base em política nutricional.

- Análise crítica dos fundamentos teóricos da teoria política que estão na base da construção de políticas nutricionais.

- Análise de políticas nutricionais no contexto Europeu e Não-Europeu.

- Planeamento e implementação de sistemas de informação que apoiem a tomada de decisões no âmbito de uma política nutricional.

- Elaboração de políticas nutricionais intersectoriais, tendo em conta condições agrícolas, ambientais, sociais, económicas, de saúde e políticas relacionadas.

- Planeamento, implementação, gestão, monitorização e avaliação de políticas nutricionais ao nível regional, nacional e internacional.

- Conhecer os princípios éticos em política nutricional. 

Bibliografia Obrigatória

Isabel Ribeiro; Pedro Graça; José Lima Santos; Isabel do Carmo; O futuro da alimentação, Fundação Calouste Gulbenkian, 2012. ISBN: 978-972-31-1486-7

Observações Bibliográficas

Ao longo do semestre serão disponibilizados na página da unidade curricular 2 ou 3 artigos para cada aula teórica.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O tema deste semestre é o das sociedades utópicas no geral e das suas estratégias alimentares. Os estudantes serão confrontados com a necessidade de construirem/pensarem um modelo de sociedade utópica para atingirem objetivos de bem estar das populações que se relacionam com uma cadeia alimentar sustentável do ponto de vista ambiental, social e promotora da saúde.

Tendo por base as propostas para estratégias alimentares (políticas alimentares) de Portugal e de outros países e organizações internacionais como a OMS, propõe-se a construção de uma utopia nutricional (nutopia) setorial através de diversos grupos de trabalho. 

O objectivos do trabalho prático é a contrução e  fundamentação de uma proposta de sociedade ideal em torno de um determinado objetivo nutricional ou alimentar.

Cada grupo irá apresentar publicamente e fundamentar as decisões a tomar, em torno de 5 temas:

1. Redução da obesidade ou sociedade sem obesidade

2. Participação pública ou sociedade interativa na área da saúde, alimentação e nutrição.

3. Sociedade ambientalmente sustentável do ponto de vista alimentar.

4. Socieadde justa ou sem desigualdades alimentares ou nutricionais.

5. Redução do consumo de sódio ou sociedade sem consumo excessivo de sódio.

Durante o semestre será apresentado um livro de leitura obrigatória. O livro será discutido regularmente e feita uma avaliação da leitura no final do semestre.


Software

End Note

Palavras Chave

Ciências Naturais > Ciências biológicas > Ciência da nutrição
Ciências Sociais > Ciências políticas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 40,00
Trabalho escrito 60,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

A frequência das aulas teórico-práticas é obrigatória (de acordo com a lei em vigor), assim como a entrega e avaliação positiva dos trabalhos práticos.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação Contínua (60 %): 1 - Relatório trabalho de Grupo – 40 % ; 2 - Trabalho de Grupo - 20 %; Avaliação Final (40 %)*: 40 % da nota final * Valor mínimo da prova escrita 9,5 valores.

A avaliação contínua poderá incorporar trabalhos de campo, participação em congressos e outras atividades acordadas com os estudantes.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos ao abrigo de estatutos especiais podem ser avaliados apenas por um teste de avaliação final que corresponderá a 100% da nota final. Este pedido deverá ser feito no início do ano lectivo, por escrito, ao regente da disciplina.

Melhoria de classificação

De acordo com a lei  em vigor.

Observações

Módulo obrigatório Língua de ensino : Português/Inglês Bibliografia maioritariamente com materiais em Inglês.

O período semanal para atendimento pedagógico será definido na primeira semana de aulas. 

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-30 às 20:04:18 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico