| Código: | CN41002 | Sigla: | POLNUT |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Ciências Sociais |
| Ativa? | Sim |
| Página Web: | http://www.fcna.up.pt/pn |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências da Nutrição |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| CNUP | 94 | Plano oficial | 4 | - | 4,5 | 49 | 121,5 |
Para além das questões nutricionais, a oferta e procura de alimentos rege-se atualmente por diferentes forças que condicionam o mercado, podendo citar, entre elas, a produção alimentar e políticas agrícolas, estratégias de distribuição, de promoção e preços. Compreender o impacte destes fatores, e transformar-los em oportunidades de melhoria do estado nutricional das populações é preocupação central desta disciplina. Pretende-se que os estudantes adquiram competências de gestão e liderança que lhes permitam desenvolver e implementar um conjunto concertado e transversal de ações destinadas a garantir e incentivar a disponibilidade e o acesso a determinado tipo de alimentos tendo como objetivo a melhoria do estado nutricional e a promoção da saúde da população.
A Unidade Curricular (UC) de Política Nutricional deve proporcionar aos estudantes competências base nas seguintes áreas:
- Recolha e sistematização de informação de modo a que seja possível fazer um diagnóstico da situação alimentar/nutricional e de saúde de uma população e dos diversos sistemas que podem influenciar o comportamento de consumo, nomeadamente o sistema produtivo agroindustrial, de distribuição e regulamentar.
- Análise do sistema político e das condicionantes políticas que influenciam a tomada de decisões ao nível das políticas de nutrição e alimentação, local e globalmente.
- Formulação de estratégias concertadas e sustentáveis que integrem as várias áreas e atores do sistema alimentar capazes de condicionar o comportamento alimentar, promovendo as parcerias multistakeholder e a alocação de recursos.
- Formulação de estratégias concertadas e sustentáveis que integrem as especificidades sociais, demográficas e económicas das populações a que s destinam e, que sejam capazes de modificar o comportamento alimentar.
- Formulação de estratégias concertadas e sustentáveis, que envolvam as dimensões equidade, cidadania, bem-estar, desenvolvimento sustentável, redução do desperdício, redução das disparidades e coesão social.
- Desenvolvimento e implementação de mecanismos de gestão, monitorização e de avaliação do impacto de políticas nutricionais.
- Integração de aspectos éticos na formulação de políticas na área alimentar.
- Definição de conceitos base em política nutricional.
- Análise crítica dos fundamentos teóricos da teoria política que estão na base da construção de políticas nutricionais.
- Análise de políticas nutricionais no contexto Europeu e Não-Europeu.
- Planeamento e implementação de sistemas de informação que apoiem a tomada de decisões no âmbito de uma política nutricional.
- Elaboração de políticas nutricionais intersectoriais, tendo em conta condições agrícolas, ambientais, sociais, económicas, de saúde e políticas relacionadas.
- Planeamento, implementação, gestão, monitorização e avaliação de políticas nutricionais ao nível regional, nacional e internacional.
- Conhecer os princípios éticos em política nutricional.
Serão fornecidos quatro temas de trabalho que serão trabalhados em grupo nas aulas teórico-práticas. O objetivo será a recolha e análise de documentação existente sobre os assuntos em questão, propostas de apresentação dos temas em formato oral e paper e debate final conjunto.
Tema 1- Avaliação e monitorização da políticas alimentares - O caso Português.
Tema 2- A intervenção comunitária em populações vulneráveis do ponto de vista alimentar - Desafios e oportunidades.
Tema 3- O direito à alimentação saudável no contexto das políticas nutricionais.
Tema 4- Bancos alimentares - Que benefícios e qual o papel do Nutricionista?
Ao longo do semestre será indicado livro de leitura obrigatória. O livro será alvo de discussão nas aulas e constará como elemento de avaliação no exame final.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 40,00 |
| Participação presencial | 0,00 |
| Trabalho escrito | 60,00 |
| Total: | 100,00 |
A frequência das aulas teórico-práticas é obrigatória (de acordo com a lei em vigor), assim como a entrega e avaliação positiva dos 2 trabalhos práticos.
Avaliação Contínua (60 %): 1 - Trabalho de Grupo – 40 % 2 - Trabalho de Grupo - 20 % Avaliação Final (40 %)*: 40 % da nota final * Valor mínimo da prova escrita 9,5 valores.
A avaliação contínua poderá incorporar trabalhos de campo, participação em congressos e outras atividades acordadas com os estudantes.
Os alunos ao abrigo de estatutos especiais podem ser avaliados apenas por um teste de avaliação final que corresponderá a 100% da nota final. Este pedido deverá ser feito no início do ano lectivo, por escrito, ao regente da disciplina.
De acordo com a lei em vigor.
Módulo obrigatório Língua de ensino : Português/Inglês Bibliografia maioritariamente com materiais em Inglês.
O período semanal para atendimento pedagógico será definido na primeira semana de aulas.