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Nutrição e Saúde Pública

Código: CN32002     Sigla: NSP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde
OFICIAL Ciências Naturais
OFICIAL Ciências Sociais

Ocorrência: 2013/2014 - 2S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Nutrição

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CNUP 99 Plano oficial 3 - 3,5 35 94,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Proporcionar conhecimentos sobre a evolução histórica dos conceitos de saúde e saúde pública e sua interacção com a nutrição;
2. Proporcionar conhecimentos que permitam entender o papel da nutrição nos serviços de saúde pública;
3. Proporcionar capacidades e aptidões para intervir a nível populacional, identificando e apontando soluções para a resolução de problemas de nutrição e saúde pública.

Resultados de aprendizagem e competências

1. Proporcionar conhecimentos sobre a evolução histórica dos conceitos de saúde e saúde pública e sua interacção com a nutrição; 
2. Proporcionar conhecimentos que permitam entender o papel da nutrição nos serviços de saúde pública; 
3. Proporcionar capacidades e aptidões para intervir a nível populacional, identificando e apontando soluções para a resolução de problemas de nutrição e saúde pública. 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Sessões Teóricas
1. Contextualização: objectivos, programa e avaliação
2. Saúde e Saúde Pública: evolução histórica dos conceitos e sua relação com a nutrição
3. Recomendações e guias alimentares

4. Desenvolvimento de questionários

5. Populações alvo / Prioridades em Nutrição e Saúde Pública 
5.1 Crianças e adolescentes
5.2 Grávidas e aleitantes
5.3 Idosos
5.4 Industrialização, urbanização e Migrações
5.5 Obesidade e sobre nutrição
5.6 Bebidas alcoólicas e Alcoolismo
5.7 Consumo alimentar fora de casa

Sessões Práticas 
Trabalho de campo:
1. Etapas de desenvolvimento de trabalho em Nutrição e Saúde Pública;
2. Definição de objectivos gerais e específicos;
3. Construção de instrumento de recolha de dados;
4. Elaboração de manual de procedimentos;
5. Construção de base de dados (em SPSS);
6. Introdução e análise de dados (em SPSS).

Bibliografia Obrigatória

Gibney Michael J 340; Public health nutrition. ISBN: 0-632-05627-4
Majem Lluís Serra 340; Nutrición y salud pública. ISBN: 84-458-1528-8
Lawrence Mark 340; Public health nutrition. ISBN: 978-1-74175-102-4
Gibson Rosalind S.; Principles of nutritional assessment. ISBN: 0-19-517169-1

Observações Bibliográficas

If relevant, extra references might be presented on each class.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Sessões teóricas com recurso ao método expositivo, privilegiando a participação activa e oportuna dos alunos.
Sessões de prática laboratorial em que através de um guião orientador de actividades se pretende incentivar a recolha de informação, a resolução de problemas e o trabalho de equipa.
De acordo com o plano curricular, esta disciplina contempla um tempo total de trabalho de 94,5 horas. Estando inicialmente previstas 14h de aulas Teóricas e 21h de Práticas laboratoriais, restam ainda 59,5h que se destinam às tarefas inerentes à resolução dos problemas propostos de forma a complementar a formação nesta unidade curricular.

Software

Programa estatístico SPSS

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Participação presencial 15,00
Trabalho de campo 15,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

A participação nas aulas de prática laboratorial, ou seja, a componente de Avaliação Contínua, é considerada indispensável para a aprovação de todos os alunos e para a realização de Exame final. Os alunos cujo estatuto permite dispensa desta participação devem contactar o docente responsável pela disciplina nas primeiras duas semanas de aulas. Nestes casos, a aprovação nestas matérias será obtida através da realização de trabalhos que possam ser realizados extra-aulas e que serão divulgados e orientados pelo docente da disciplina.

Fórmula de cálculo da classificação final

30% Avaliação contínua (A) + 70% Exame final (B):
(A) consiste na avaliação da assiduidade, atitude, participação e capacidade de resolução de problemas demonstrada nas aulas práticas laboratoriais. A nota mínima que possibilitará a realização do Exame final é de 9,5 em 20 valores.
(B) consiste num teste escrito com questões que incidem sobre toda a matéria leccionada e cuja nota mínima é de 9,5 em 20 valores.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A componente de Avaliação Contínua é considerada indispensável para a aprovação de todos os alunos e para a realização de Exame final. Os alunos cujo estatuto permite dispensa de participação nas aulas devem contactar o docente responsável pela disciplina nas primeiras duas semanas de aulas. Nestes casos, a aprovação nestas matérias será obtida através da realização de trabalhos que possam ser realizados extra-aulas e que serão divulgados e orientados pelo docente da disciplina.

As regras de marcação de exame serão as vigentes na FCNAUP.

Melhoria de classificação

De acordo com as regras vigentes na FCNAUP.

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