| Código: | CN32002 | Sigla: | NSP |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Ciências da Saúde |
| OFICIAL | Ciências Naturais |
| OFICIAL | Ciências Sociais |
| Ativa? | Sim |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências da Nutrição |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| CNUP | 99 | Plano oficial | 3 | - | 3,5 | 35 | 94,5 |
1. Proporcionar conhecimentos sobre a evolução histórica dos conceitos de saúde e saúde pública e sua interacção com a nutrição;
2. Proporcionar conhecimentos que permitam entender o papel da nutrição nos serviços de saúde pública;
3. Proporcionar capacidades e aptidões para intervir a nível populacional, identificando e apontando soluções para a resolução de problemas de nutrição e saúde pública.
1. Proporcionar conhecimentos sobre a evolução histórica dos conceitos de saúde e saúde pública e sua interacção com a nutrição;
2. Proporcionar conhecimentos que permitam entender o papel da nutrição nos serviços de saúde pública;
3. Proporcionar capacidades e aptidões para intervir a nível populacional, identificando e apontando soluções para a resolução de problemas de nutrição e saúde pública.
Sessões Teóricas
1. Contextualização: objectivos, programa e avaliação
2. Saúde e Saúde Pública: evolução histórica dos conceitos e sua relação com a nutrição
3. Recomendações e guias alimentares
4. Desenvolvimento de questionários
5. Populações alvo / Prioridades em Nutrição e Saúde Pública
5.1 Crianças e adolescentes
5.2 Grávidas e aleitantes
5.3 Idosos
5.4 Industrialização, urbanização e Migrações
5.5 Obesidade e sobre nutrição
5.6 Bebidas alcoólicas e Alcoolismo
5.7 Consumo alimentar fora de casa
Sessões Práticas
Trabalho de campo:
1. Etapas de desenvolvimento de trabalho em Nutrição e Saúde Pública;
2. Definição de objectivos gerais e específicos;
3. Construção de instrumento de recolha de dados;
4. Elaboração de manual de procedimentos;
5. Construção de base de dados (em SPSS);
6. Introdução e análise de dados (em SPSS).
Sessões teóricas com recurso ao método expositivo, privilegiando a participação activa e oportuna dos alunos.
Sessões de prática laboratorial em que através de um guião orientador de actividades se pretende incentivar a recolha de informação, a resolução de problemas e o trabalho de equipa.
De acordo com o plano curricular, esta disciplina contempla um tempo total de trabalho de 94,5 horas. Estando inicialmente previstas 14h de aulas Teóricas e 21h de Práticas laboratoriais, restam ainda 59,5h que se destinam às tarefas inerentes à resolução dos problemas propostos de forma a complementar a formação nesta unidade curricular.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 70,00 |
| Participação presencial | 15,00 |
| Trabalho de campo | 15,00 |
| Total: | 100,00 |
A participação nas aulas de prática laboratorial, ou seja, a componente de Avaliação Contínua, é considerada indispensável para a aprovação de todos os alunos e para a realização de Exame final. Os alunos cujo estatuto permite dispensa desta participação devem contactar o docente responsável pela disciplina nas primeiras duas semanas de aulas. Nestes casos, a aprovação nestas matérias será obtida através da realização de trabalhos que possam ser realizados extra-aulas e que serão divulgados e orientados pelo docente da disciplina.
30% Avaliação contínua (A) + 70% Exame final (B):
(A) consiste na avaliação da assiduidade, atitude, participação e capacidade de resolução de problemas demonstrada nas aulas práticas laboratoriais. A nota mínima que possibilitará a realização do Exame final é de 9,5 em 20 valores.
(B) consiste num teste escrito com questões que incidem sobre toda a matéria leccionada e cuja nota mínima é de 9,5 em 20 valores.
A componente de Avaliação Contínua é considerada indispensável para a aprovação de todos os alunos e para a realização de Exame final. Os alunos cujo estatuto permite dispensa de participação nas aulas devem contactar o docente responsável pela disciplina nas primeiras duas semanas de aulas. Nestes casos, a aprovação nestas matérias será obtida através da realização de trabalhos que possam ser realizados extra-aulas e que serão divulgados e orientados pelo docente da disciplina.
As regras de marcação de exame serão as vigentes na FCNAUP.
De acordo com as regras vigentes na FCNAUP.