Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > DCCAN12

Marketing Agro-Alimentar

Código: DCCAN12     Sigla: MARKAA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Agrárias

Ocorrência: 2009/2010 - 2S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Doutoramento em Ciências do Consumo Alimentar e Nutrição

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DCCAN 2 Plano Oficial 1 - 5 20 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os objectivos delineados para a disciplina de Marketing Agro-Alimentar são:
i) Obtenção de uma visão clara das potencialidades e limitações do Marketing, enquanto filosofia e conjunto de técnicas de gestão com capacidade para potenciar as vendas de determinado produto, designadamente no que se refere à sua especificidade Agro-Alimentar.
ii) Aquisição de conhecimentos sobre cada uma das diferentes políticas de marketing que compõem o marketing-mix.
v) Capacidade de estabelecer uma clara ligação entre as diferentes políticas de marketing, seleccionando um marketing-mix ajustado aos diferentes produtos agro-alimentares, desde os produtos frescos até aos alimentos processados.



Programa

Cap. 1 ● INTRODUÇÃO AO MARKETING AGRO ALIMENTAR
2.1 ● Marketing agro alimentar: âmbito e especificidades dos produtos agro alimentares
2.2 ● Caracterização da cadeia agro- alimentar
2.3 ● Importância do sector agro alimentar na economia da União Europeia e em Portugal


Cap. 3 ● SEGMENTAÇÃO E POSICIONAMENTO
3.1 ● Introdução
3.2 ● Segmentação
3.3 ● Posicionamento

Cap. 4 ● POLÍTICAS DE MARKETING: O MARKETING-MIX
4.1.Introdução
4.2 ● Política de produto
4.3 ● Política de distribuição
4.4 ● Política de comunicação
4.5 ● Política de preço


Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Apresentação dos fundamentos teóricos e realização de trabalhos de natureza teórico-prática.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Obtenção de frequência

Assiduidade mínima de acordo com os Regulamentos da Faculdade





Fórmula de cálculo da classificação final

20 % assiduidade, participação nas aulas e trabalhos aulas práticas

80 % trabalho de grupo – 4 alunos (Plano de Marketing - Marketing-mix)
-Relatório
-Apresentação oral (10 min)
-Apresentação de poster

Melhoria de classificação

Será mantida a classificação da componente ditribuída durante um ano lectivo, após frequência da UC
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-12-09 às 21:53:42 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico