Marketing Agro-Alimentar
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências Agrárias |
Ocorrência: 2009/2010 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| DCCAN |
2 |
Plano Oficial |
1 |
- |
5 |
20 |
135 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Os objectivos delineados para a disciplina de Marketing Agro-Alimentar são:
i) Obtenção de uma visão clara das potencialidades e limitações do Marketing, enquanto filosofia e conjunto de técnicas de gestão com capacidade para potenciar as vendas de determinado produto, designadamente no que se refere à sua especificidade Agro-Alimentar.
ii) Aquisição de conhecimentos sobre cada uma das diferentes políticas de marketing que compõem o marketing-mix.
v) Capacidade de estabelecer uma clara ligação entre as diferentes políticas de marketing, seleccionando um marketing-mix ajustado aos diferentes produtos agro-alimentares, desde os produtos frescos até aos alimentos processados.
Programa
Cap. 1 ● INTRODUÇÃO AO MARKETING AGRO ALIMENTAR
2.1 ● Marketing agro alimentar: âmbito e especificidades dos produtos agro alimentares
2.2 ● Caracterização da cadeia agro- alimentar
2.3 ● Importância do sector agro alimentar na economia da União Europeia e em Portugal
Cap. 3 ● SEGMENTAÇÃO E POSICIONAMENTO
3.1 ● Introdução
3.2 ● Segmentação
3.3 ● Posicionamento
Cap. 4 ● POLÍTICAS DE MARKETING: O MARKETING-MIX
4.1.Introdução
4.2 ● Política de produto
4.3 ● Política de distribuição
4.4 ● Política de comunicação
4.5 ● Política de preço
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Apresentação dos fundamentos teóricos e realização de trabalhos de natureza teórico-prática.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Obtenção de frequência
Assiduidade mínima de acordo com os Regulamentos da Faculdade
Fórmula de cálculo da classificação final
20 % assiduidade, participação nas aulas e trabalhos aulas práticas
80 % trabalho de grupo – 4 alunos (Plano de Marketing - Marketing-mix)
-Relatório
-Apresentação oral (10 min)
-Apresentação de poster
Melhoria de classificação
Será mantida a classificação da componente ditribuída durante um ano lectivo, após frequência da UC