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Epidemiologia

Código: CN41006     Sigla: EPIDEM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Sociais
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2010/2011 - 1S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Nutrição

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CNUP 87 Plano oficial 4 - 5,5 56 148,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objectivo principal da Epidemiologia no contexto das Ciências da Nutrição é investigar a contribuição da alimentação e dos factores relacionados na doença e no seu tratamento. Trata-se de uma área de estudo estimulante, pois permite elucidar sobre as causas potenciais e estratégias preventivas da doença. Permite também a avaliação quantitativa da prática clínica, que possibilita a implementação do tratamento nutricional baseado na evidência científica.

Embora a Epidemiologia Nutricional seja um ramo da Epidemiologia relativamente recente, já há mais de dois séculos que os investigadores usam os métodos epidemiológicos básicos na identificação de nutrientes essenciais. Mas foi nas últimas três décadas que se tem vindo a observar um desenvolvimento substancial deste ramo da Epidemiologia, que surge da necessidade crescente em responder quantitativamente às questões relacionadas com a relação entre alimentação e a saúde.

A Epidemiologia Nutricional usa os métodos epidemiológicos para determinar as associações entre os factores alimentares e a ocorrência de doenças específicas. A natureza complexa da alimentação e a infindável multiplicidade de exposições que proporciona, requer conhecimentos especiais que permitam escolher a forma mais adequada de as observar, de as enumerar e de as determinar. Os efeitos da ingestão alimentar podem ainda ser modificados ou confundidos por outras exposições, que se relacionam com os hábitos de vida. A quantificação independente do efeito da alimentação e do impacto destes factores tem que ser considerada, assegurando a qualidade da informação sobre a qual as decisões Clínicas e de Saúde Pública são construídas.

Esta disciplina é apresentada simultaneamente como um método científico e objectivo de resolução de problemas e como o conjunto dos resultados obtidos pela aplicação deste método. Pretende-se com o seu ensino que os estudantes adquiram competências a vários níveis, que permitam a utilização da Epidemiologia e do Pensamento Epidemiológico com proficiência no seu local de trabalho:

1. Competências relacionadas com os conhecimentos gerais.

Conhecer a frequência das doenças relacionadas com a alimentação em populações humanas, identificar e interpretar o significado dos factores de risco e conseguir reconhecer o interesse da sua prevenção, do seu controlo e do seu tratamento.
Identificar estratégias preventivas prioritárias para a promoção da saúde.
Saber desenvolver e aplicar métodos que permitam a decisão clínica baseada na evidência científica. Conhecer e usar a Epidemiologia no desenvolvimento dos cuidados de saúde e de políticas de Saúde Pública.

2. Competências relacionadas com os conhecimentos específicos: identificação de problemas, desenho de estudos e conduta na investigação.

Conseguir identificar problemas de saúde e formular hipóteses sobre a associação entre alimentação, nutrição e estados de doença e os seus tratamentos.
Saber optar entre as diferentes possibilidades no desenho de estudos. Compreender as regras essenciais na sua condução e adquirir competências básicas na análise e na interpretação de dados. Avaliar as maiores fontes de erros e saber implementar estratégias no controlo da qualidade. Conseguir preparar um esboço de um protocolo de investigação. Reconhecer as questões éticas inerentes à investigação Epidemiológica.

3. Competências relacionadas com a informação, comunicação e consultadoria.

Conseguir analisar criticamente dados da imprensa científica. Conseguir preparar um esboço de um artigo científico. Saber comunicar os resultados à comunidade científica, ao público e aos media. Saber aconselhar num determinado contexto.

4. Competências relacionadas com a conduta profissional.

Saber utilizar a evidência científica na tomada de decisões na vida profissional. Conseguir manter uma conduta profissional ética e responsável.

Programa

Módulo 1: A Epidemiologia e o seu enquadramento na Licenciatura em Ciências da Nutrição.

1.1 Apresentação da disciplina. Objectivos e métodos.
1.2 A Epidemiologia. Conceito e perspectiva histórica. A emergência da Epidemiologia Nutricional e a Epidemiologia Clínica.

Módulo 2: A Epidemiologia Nutricional.

2.1 Epidemiologia descritiva e a analítica. Tipos de estudos observacionais, quasi-experimentais e experimentais. As revisões sistemáticas e as meta-análises.
2.2 Os aspectos particulares da medição de consumos alimentares em Epidemiologia: a natureza da variação da ingestão alimentar, os métodos retrospectivos, prospectivos e a utilização de marcadores biológicos na avaliação da ingestão nutricional; o estudo da validade e da reprodutibilidade das estimativas da ingestão e a sua avaliação no passado distante; a importância da avaliação da ingestão energética total, a sua consideração na análise dos dados e o método dos resíduos; a utilização de informadores substitutos. A interacção gene-nutriente em Epidemiologia Nutricional.
2.3 As medidas de associação.
2.4 Os viéses, confundidores e variáveis modificadoras de efeito. Efeitos e soluções.
2.5 A amostragem, tamanho de um estudo e poder estatístico.
2.6 As questões éticas.
2.7 Desenho de um estudo e sua condução.
2.8 Interpretação da investigação epidemiológica. Critérios de inferência causal.
2.9 Investigação de um surto de toxi-infecção alimentar.

Módulo 3: A Epidemiologia Clínica.
3.1 A escolha e a interpretação de provas de diagnóstico. A sensibilidade, a especificidade, o valor preditivo e likelihood ratios. O rastreio.
3.2 O prognóstico, o tratamento e a decisão baseada na evidência científica. A eficácia da intervenção.

Módulo 4. Seminários sobre o papel dos estudos epidemiológicos na determinação das relações causais entre alimentação e doenças.
4.1 A epidemiologia da desnutrição associada à doença;
4.2 A medição antropométrica e da composição corporal em epidemiologia;
4.3 A epidemiologia nutricional do cancro;
4.4 A epidemiologia nutricional das doenças cardiovasculares.
4.5 Outros temas.

Bibliografia Obrigatória

Gordis Leon; Epidemiology. ISBN: 978-1-4160-4002-6
Margetts Barrie 340; Design concepts in nutritional epidemiology. ISBN: 0-19-262739-2
Willett Walter; Nutritional epidemiology. ISBN: 0-19-512297-6
Fletcher Robert H.; Clinical epidemiology. ISBN: 0-7817-5215-9
Porta Michael 340; A dictionary of epidemiology. ISBN: 978-0-19-531450-2

Bibliografia Complementar

Rothman Kenneth J.; Epidemiology. ISBN: 0-19-513554-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Métodos das aulas teóricas

O ensino teórico tem por base a exposição das matérias. Os estudantes são convidados a responder a questões e a expressarem e fundamentarem a sua opinião. O ensino desta Disciplina é articulado como se tratasse de um “puzzle”, composto por várias peças, que são apresentadas para que a imagem final seja visível muito antes do final do ano lectivo. Os estudantes são encorajados a contribuir, sendo a sua criatividade estimulada.

Métodos das aulas laboratoriais

Pretende-se que os estudantes clarifiquem, consolidem e reforcem os seus conhecimentos. Os alunos são ajudados a ampliar o seu pensamento analítico e crítico, acompanhado de crescente sentido de responsabilidade e de compromisso. Treinam-se as capacidades de discutir com eficácia, de defender uma posição e também de trabalhar e de colaborar em grupo. São várias as tarefas realizadas:
1. leitura orientada, interpretação e discussão de artigos científicos;
2. tabulação de dados, resolução de problemas e análise estatística de dados, utilizando sempre que apropriado dados recolhidos pelos colegas em Estágio Académico, permitindo uma experiência do tipo hands-on, que leva a que os discentes reconheçam a relevância profissional dos ensinamentos;
3. desenho de questionários, planeamento da codificação das respostas, na recolha e no armazenamento informático dos dados. Tabulação dos resultados, escolha das categorias e classificação dos participantes;
4. análise nutricional dos consumos alimentares. Ajuste para a ingestão energética total pelo método dos resíduos;

Material utilizado

Durante as aulas teóricas e laboratoriais usa-se o seguinte material:
1. artigos científicos;
2. datashow, retroprojector e acetatos;
3. computadores para trabalho prático, 1 para 2 alunos;
4. software: Pub Med, SPSS e Microdiet, Moodle.

Estratégias de enriquecimento do estudo

Usam-se os seguintes procedimentos:

1. antecipando o final do programa, convidam-se peritos locais para nas aulas teóricas apresentarem dados da própria investigação, que são usados como exemplos em aulas posteriores;
2. são usados exemplos de notícias recentemente transmitidas pelos media e os artigos científicos que estão na sua origem são discutidos nas aulas práticas laboratoriais;
3. para evitar a transcrição dos slides, estes são colocados on-line na página web da disciplina;
4. de acordo com o previsto no Estatuto da Carreira Docente Universitária, estabelece-se um período de atendimento aos alunos;
5. sempre que ocorram conferências, doutoramentos ou mestrados com temas relevantes para a formação do Nutricionista, os alunos são convidados a assistir. Se estes eventos ocorrem em período lectivo desta disciplina, tenta-se que todos os estudantes participem e promove-se uma discussão sobre o tema na aula seguinte.

Software

Moodle
SPSS
Microssoft Office

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Obtenção de frequência

Avaliação Distribuída (AD) com Exame Final (EF), em que é necessário a obtenção da nota mínima de 50% em cada parcela.

Para obterem frequência, os alunos não podem faltar a mais de um terço das aulas laboratoriais previstas e necessitam de obter pelo menos 50% da classificação da AD (4 valores).

Fórmula de cálculo da classificação final

O cálculo da Nota Final (NF) faz-se a partir da nota da AD que corresponde a 8 valores em 20 (nota mínima de 4 valores) e do EF que corresponde a 12 valores em 20 (nota mínima de 6 valores), da seguinte forma:

NF = AD * 0,4 + EF * 0,6

Se a classificação obtida no EF for superior à da obtida na AD, esta subirá a NF até 10% (2 valores).

Provas e trabalhos especiais

1 Mini-teste, com a cotação de 8 valores.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A obtenção da frequência das aulas laboratoriais é obrigatória. Estes alunos terão como alternativa a possibilidade de realizarem trabalhos a combinar com a regente.

Melhoria de classificação

Exame final

Observações

Os conteúdos da disciplina encontram-se na plataforma Moodle, acessível a todos os alunos de Epidemiologia.
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