Nutrição Comunitária
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências Sociais |
| OFICIAL |
Ciências da Saúde |
| OFICIAL |
Ciências Naturais |
Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| CNUP |
94 |
Plano oficial |
4 |
- |
4 |
42 |
108 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
1. Adquirir conhecimentos na identificação e intervenção de problemas nutricionais/alimentares em diferentes grupos populacionais.
2. Desenvolver capacidades no desenho, implementação e avaliação de programas de nutrição comunitária.
Programa
Componente Teórica
1. Nutrição comunitária
1.1 Conceitos, componentes e funções
1.2 Níveis de prevenção e abordagens de intervenção
2. Programas de nutrição comunitária
2.1 Objectivos
2.2 Cadeia alimentar
2.3 Estratégias de intervenção
2.4 Equipa
3. Planificação e gestão de programas de nutrição comunitária
3.1 Etapas/fases
3.2 Métodos de identificação de problemas e necessidades
3.3 Indicadores
3.4 Modelos de aprendizagem e teorias de comportamento
4. Educação alimentar
4.1 Conceitos e campos de acção
4.2 Métodos directos e indirectos
4.3 Componentes de um plano de acção
5. Avaliação de programas de nutrição comunitária
5.1 Dimensões
5.2 Técnicas
5.3 Eficácia, efectividade e eficiência
6. Exemplos de Programas de Nutrição Comunitária
Componente Prática
1. Planificação de quatro sessões de educação alimentar
2. Realização de quatro sessões de educação alimentar
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A UC organiza-se em sessões teóricas e práticas (trabalho de campo).
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
0,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Métodos e componentes da avaliação
A avaliação é contínua (A) com exame final (B).
(A) consiste na avaliação da assiduidade, atitude, participação e capacidade de resolução de problemas demonstrada nas aulas téoricas e práticas. A nota mínima que possibilitará a realização do exame final é de 9,5 em 20 valores.
(B) consiste num teste escrito com questões que incidem sobre toda a matéria leccionada e cuja nota mínima é de 9,5 em 20 valores.
A componente de avaliação contínua (A) é indispensável para a aprovação de todos os estudantes e para a realização de exame final. Os estudantes cujo estatuto permite dispensa de participação nas aulas devem contactar o regente da UC nas primeiras duas semanas de aulas para que lhe sejam propostos trabalhos alternativos.
NOTA: O estatuto de estudante-trabalhador NÃO dispensa o estudante da componente de avaliação contínua.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final resulta do somatório das componentes acima referidas, cujo peso relativo é de 60% para a avaliação contínua e 40% para o exame final.
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com as normas em vigor na FCNAUP.
Melhoria de classificação
De acordo com as normas em vigor na FCNAUP.
Observações
Bibliografia principal
Bartrina JA. Nutrición comunitaria 2.ª ed. Barcelona: Masson; 2001.
Boyle MA, Holben DH. Community nutrition in action: an entrepreneurial approach. 5th ed. Belmont, CA: Wadsworth Publishing Company; 2010.
Majem LS, Bartrina JA, editores. Nutrición y salud pública: métodos, bases científicas y aplicaciones 2.ª ed. Barcelona: Masson; 2006.
Nnakwe, NE. Community nutrition: planning health promotion and disease prevention. Sudbury, Massachusetts: Jones and Bartlett Publishers; 2009.
Oshaug A, trad. António Pedro Graça. Planeamento e gestão em nutrição comunitária: manual para profissionais em nutrição comunitária. Lisboa: Departamento de Estudos e Planeamento da Saúde; 1996.