Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > CN31005

Farmacodinamia

Código: CN31005     Sigla: FARMA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2008/2009 - 1S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Nutrição

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CNUP 98 Plano oficial 3 - 4,5 49 121,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Nesta disciplina tem-se como prioridade o ensino da Farmacologia, nomeadamente quanto aos princípios da Farmacologia Geral e Especial, e em particular o que interessa à intervenção farmacológica no organismo e possa resultar em modificação na utilização pelo organismo dos múltiplos constituintes presentes na dieta. Assume-se como sendo indispensável para uma correcta formação em Ciências da Nutrição o conhecimento dos princípios que regem as acções de fármacos no organismo e quais as modificações operadas no organismo pelos constituintes farmacologicamente activos existentes na dieta. Não é objectivo desta disciplina prestar qualquer informação que possa ser de utilidade quanto ao emprego de fármacos em terapêutica.

Programa

Princípios de Farmacologia Geral. Fármacos e acções farmacológicas. Classificação dos fármacos. Medicamentos e sua origem. Medicamentos organotrópicos e etiotrópicos. Farmacologia e seu âmbito: farmacognosia, farmácia, farmacodinamia, farmacogenética e toxicologia.

Ciclo geral dos fármacos no organismo. Passagem de fármacos através de membranas biológicas. Membranas celulares. Processos passivos. Influência do pH. Absorção de fármacos. Biodisponibilidade. Distribuição e redistribuição. Princípios e parâmetros farmacocinéticos. Biotransformação e excreção de fármacos.

Mecanismos gerais das acções de fármacos. Acções mediadas por receptores. Noção de receptor. Interacção fármaco-receptor. Afinidade e actividade intrínseca. Relação estrutura-actividade. Antagonismo competitivo e não competitivo. Acções não mediadas por receptores. Variabilidade da resposta a fármacos. Farmacogenética.

Farmacologia do sistema nervoso central. Mediadores centrais e mecanismos de acção de fármacos no S.N.C.. Neurofarmacologia dos antidepressores, tranquilizantes e ansiolíticos e antiparkinsónicos.

Anorexiantes e estimulantes do apetite. Farmacologia dos supressores e estimulantes do apetite. Mecanismos de acção dos anorexiantes. Sibutramina e Rimonabant. Fármacos anorexiantes. Mecanismos de acção de estimulantes do apetite. Outros fármacos usados no tratamento da obesidade. Orlistat.

Eméticos e antieméticos. Farmacologia da emése. Fármacos indutores e supressores do vómito. Mecanismos de acção. Antagonistas dos receptores D2 para a dopamina. Antagonistas dos receptores 5-HT3 para a 5-hidroxitriptamina. Canabinóides. Corticoesteróides. Benzodiazepinas.

Farmacologia do sistema nervoso autónomo vegetativo. Sistema nervoso simpático e parassimpático. Farmacologia da transmissão adrenérgica e colinérgica. Anticolinérgicos, colinomiméticos, simpaticolíticos e simpaticomiméticos.

Farmacologia do sistema cardiovascular. Fármacos anti-hipertensores e anti-anginosos. Vasodilatadores. Antagonistas dos canais lentos do cálcio. Bloqueadores dos adrenoceptores alfa e beta. Inibidores da convertase da angiotensina II e antagonistas dos receptores da angiotensina II.

Fármacos modificadores da função renal. Fármacos diuréticos. Diuréticos sulfonamídicos tiazídicos e não tiazídicos. Diuréticos da ansa. Diuréticos poupadores de potássio. Antagonistas da aldosterona. Fármacos anti-diuréticos.

Farmacologia do etanol. Farmacocinética; absorção, distribuição, metabolismo e excreção. Efeitos farmacológicos do etanol; efeitos sobre o sistema nervoso central. Toxicidade crónica. Tolerância e dependência.

Fármacos modificadores do metabolismo protídico e lipídico. Inibidores da síntese proteica. Influência dos glicocorticóides no metabolismo protídico. Metabolismo lipídico e hiperlipidemias. Hipercolesterolemias. Fármacos anti-hiperlipidémicos; estatinas, resinas permutadoras de iões, fibratos, ácido nicotínico, ezetimibe.

Fármacos modificadores da secreção biliar. Bile, sais biliares e ácidos biliares. Coleréticos e colagogos: ácido quénico e ursodesoxicólico.

Fármacos modificadores da secreção gástrica. Antiácidos gástricos: hidróxido de alumínio, carbonato de cálcio, óxido e hidróxido de magnésio, trissilicato de magnésio, bicarbonato de sódio. Efeitos e acções dos antiácidos gástricos. Citoprotectores gástricos: sucralfato, misoprostol. Antagonistas dos receptores H2 para a histamina, antagonistas dos receptores M1 para a acetilcolina e inibidores da ATPase H+-K+.

Fármacos modificadores da motilidade gástrica e intestinal.

Insulina e fármacos modificadores do metabolismo glicídico. Insulina e antidiabéticos orais

Influência da nutrição na absorção, distribuição, metabolismo e excreção de fármacos.
Constituintes farmacologicamente activos presentes na dieta. Farmacologia e toxicologia de constituintes da dieta.
PROGRAMA TRUNCADO A 4000 CARACTERES. Disponível na totalidade na página da disciplina

Bibliografia Obrigatória

Laurence B, Lazo J, Parker K; Goodman and Gilman's. The Pharmacological Basis of Therapeutics, McGraw-Hill, 2006
Guimarães S, Moura D, Soares da Silva P; Terapêutica Medicamentosa e suas Bases Farmacológicas, Porto Editora, 2006
Rang HP, Dale MM, Ritter JM & Moore PK.; Pharmacology. 6th edition, Churchill Livingstone, London, 2007 (Em processo de aquisição pela biblioteca)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O ensino será feito através de:
a. participação em aulas de síntese (2 aulas teóricas semanais), destinadas a organizar de forma hierárquica as noções respeitantes a cada tema e a fomentar um espírito crítico em Farmacologia.
b. participação em aulas teórico-práticas (1 sessão semanal). Estas sessões destinam-se a consolidar os conhecimentos já adquiridos, através de uma participação activa do aluno no processo de ensino-aprendizagem. Algumas destas sessões consistirão na apresentação e discussão de casos clínicos envolvendo a utilização de medicamentos e suas implicações no alimentação e nutrição do doente.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 49,00
Teste Exame 2,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

A avaliação será realizada através de exame final (Janeiro; época de recurso em Fevereiro), constando de prova escrita de escolha múltipla com uma pergunta de desenvolvimento.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final será a classificação da prova escrita.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os exames fora das épocas de avaliação, para alunos em regime especial, constarão de prova oral.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-24 às 15:45:57 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico