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Hábitos Alimentares - Abordagem Integrada II

Código: CN12005     Sigla: HABAII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde
OFICIAL Ciências Sociais

Ocorrência: 2009/2010 - 2S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Nutrição

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CNUP 106 Plano oficial 1 - 5,5 56 148,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Objectivo geral:
Fornecer aptidões para a compreensão das relações entre factores comportamentais e psicológicos e a saúde.

Objectivos específicos:
Proporcionar conhecimentos sobre:
a) o Conceito biopsicossocial de Saúde e implicações no estudo e intervenção multidisciplinar da
saúde;
b) os comportamentos enquanto factores de saúde e de doença;
c)a importância das determinantes psicossociais dos comportamentos de consumo relacionados com a saúde, nomeadamente do comportamento alimentar;
d) a compreensão da interacção desses factores ao longo do ciclo de vida e o seu contributo para moldar atitudes e decisões;
e) os métodos e técnicas de investigação sobre comportamentos num contexto da saúde e da doença.


Programa

O Comportamento e a Promoção da Saúde

1.1. Stress, comportamento e saúde, estilo de vida, qualidade de vida.
1.2. Determinantes psicossociais da saúde. Comportamentos patogénicos e comportamentos
protectores da saúde.
1.3. Factores psicossociais e prevenção da doença.
1.3.1. O papel das emoções e da rede social.
1.3.2. O grupo (factor de socialização) como elemento de pertença e integração social.
1.4. Aquisição e desenvolvimento das atitudes face à saúde em crianças e jovens.
1.4.1. Desenvolvimento cognitivo e atitudes face à saúde
1.4.2. Diferenças individuais e atitudes face à saúde. A família, os companheiros, o grupo, a escola,
os média.

2. Cognição Social e Promoção da Saúde.
2.1. Atitudes e estereótipos na promoção da saúde.
2.1.2. Aprendizagem Social e Auto-eficácia.
2.2. Modelos de Cognição social
2.2.1. Modelo da Acção Planeada.
2.2.2. Modelo das Crenças da Saúde.
2.2.3. Modelo dos Estádios de Mudança.
2.2.4. Modelo do Processo Acção para a Saúde.
2.3. Os Modelos da Cognição Social e as Escolhas Alimentares.

3. O Comportamento Alimentar e Estilo alimentar
3.1. Aquisição das preferências e hábitos alimentares da infância à adolescência.
3.2. Efeitos dos Meios de comunicação na moldagem dos hábitos alimentares.
3.3. Determinantes do Comportamento Alimentar. Factores de personalidade e as emoções.
3.4. Obesidade e estilo Alimentar.
3.5. As perturbações do comportamento alimentar: Factores de risco e
determinantes psicossociais.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas: Método expositivo, com recurso aos multimédia.
Aulas teórico-práticas: trabalho em pequeno grupo, visando a exploração de técnicas de investigação e exploração de temas propostos pelo professor.
Recurso aos multimédia sempre que adequado.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Obtenção de frequência

Exame final.
Trabalho prático a ser orientado e apresentado nas aulas teórico-práticas, valendo até 25% da nota final.
O aluno terá que obter pelo menos 10 valores no exame.

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota Final = (Nota do teste* X 15):20 + Nota Trabalho TP (0-5).
* Obrigatório nota mínima da 10 valores

Provas e trabalhos especiais

O trabalho a realizar, em parte nas aulas teórico-práticas, é obrigatório para todos os alunos inscritos na disciplina, mesmo estudantes trabalhadores, sem o qual não obterão aproveitamento. O trabalho prático é um estudo de campo com recurso às metodologias de recolha de dados apresentadas nas aulas. O projecto inicial será apresentado nas aulas e a realização será igualmente acompanhada nas aulas. A apresentação oral será feita segundo o tipo "Journal Club".

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes trabalhadores (tal como os demais) terão que realizar e apresentar numa aula um trabalho prático, sem o qual não se poderão apresentar nas provas de avaliação. O projecto do trabalho terá que ser previamente discutido com o professor, de preferência numa aula ou no horário de atendimento.

Melhoria de classificação

De acordo com o Regulamento Académico da FCNAUP.

Observações

ATENDIMENTO AOS ALUNOS

DrªCristina Arteiro- 3ª feira 14:30-16:00.
Prof. Victor Viana - 5ª feira 15:00-17:00.


BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

Baron, R., Graziano, W. (1991). Social Psychology; Cap 16, pp 614-648. Holt, Rinehart and
Winston Inc. Fort Worth.
Bennett, P., Murphy, S. (1999). Psicologia e Promoção da Saúde. Climepsi
Edt. Lisboa.
Myers, D. (2002). Social Psychology - 7th edi. MaGraw-Hill. Boston.
Silva, A.; Pinto, J. (1986). Metodologia das Ciências Sociais. Edições
Afrontamento. Lisboa.
Taylor, S. (1995). Health Psychology. McGraw-Hill. New York.
Viana V. (2002). Psicologia, Saúde e Nutrição: Contributo para o estudo
comportamento alimentar. Análise Psicológica, nº 4 - (XX), 611-624.
Viana, V., Almeida, J.P. (1998). Psicologia Pediátrica: Do Comportamento à Saúde Infantil.
Análise Psicológica, 1: 29-40.
Viana, V., Guimarães, M. J., Teixeira, M. C., Barbosa, M. C. (2003).Aquisição e desenvolvimento de
atitudes face à saúde na infância e adolescência. Acta Pediátrica Portuguesa, 34: 277-286.
Viana V., Lopes dos Santos P., Guimarães M.J. (2008). Comportamento e Hábitos Alimentares em
Crianças e Jovens: Uma Revisão da Literatura. Psicologia, Saúde & Doença, 2008, 9 (2)
209-231.
Silva, I.,Pais-Ribeiro, J.L., Cardoso, H. (2008). Porque comemos o que comemos? Determinantes
psicossociais da selecção alimentar. Psicologia Saúde e Doença, 9 (2), 189-208.
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