| Código: | CN12004 | Sigla: | COMUN |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Ciências Sociais |
| Ativa? | Sim |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências da Nutrição |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| CNUP | 106 | Plano oficial | 1 | - | 4 | 42 | 108 |
1. Proporcionar conhecimentos sobre os produtores de conhecimento, metodologias de produção científica e formatos mais comuns para a sua divulgação, em especial na área das ciências da nutrição.
2. Proporcionar capacidades para recolher informação de qualidade na área das ciências da nutrição e afins.
3. Proporcionar capacidades para fazer uma análise crítica das diferentes fontes de informação e qualidade dos seus conteúdos, em especial na área das ciências da nutrição.
4. Fornecer conhecimentos mínimos e capacidades pessoais para comunicar informação científica, aos pares e para os diferentes públicos, usando metodologias e linguagem apropriada.
5. Proporcionar capacidades para fazer uma análise crítica dos diferentes formatos de interacção entre as ciências da nutrição e o público, à luz de princípios pedagógicos, éticos e de deontologia profissional.
1. Obter conhecimentos obre os produtores de conhecimento, metodologias de produção científica e formatos mais comuns para a sua divulgação, em especial na área das ciências da nutrição.
2. Adquirir capacidades para recolher informação de qualidade na área das ciências da nutrição e afins.
3. Adquirir capacidades para fazer uma análise crítica das diferentes fontes de informação e qualidade dos seus conteúdos, em especial na área das ciências da nutrição.
4. Adquirir conhecimentos mínimos e capacidades pessoais para comunicar informação científica, aos pares e para os diferentes públicos, usando metodologias e linguagem apropriada.
5. Adquirir capacidades para fazer uma análise crítica dos diferentes formatos de interacção entre as ciências da nutrição e o público, à luz de princípios pedagógicos, éticos e de deontologia profissional.
I. Cultura científica, produção e divulgação.
1.1 Comunicação e Ciência: Introdução.
1.2 Da produção à comunicação de ciência
1.3 Produção de conhecimento versus comunicação/divulgação de ciência
II. A comunicação na área das ciências da nutrição/alimentação
2.1 Objectivos na comunicação de ciência.
2.2 Linguagem
2.3 Formatos e canais: a ciência e os media
2.4 Comunicação entre pares
2.5 Divulgação pública e públicos da ciência
2.6 A adaptação do conhecimento científico ao espaço público
III. Os nutricionistas como produtores/divulgadores de ciência/educadores
3.1 Os diferentes papéis dos nutricionistas na comunicação de ciência: comunicação versus educação.
3.2 A qualidade da informação recolhida – fontes de informação.
3.3 A qualidade da informação produzida/transmitida.
3.4 As competências do comunicador – capacidades desenvolvidas e a desenvolver.
3.5 Da comunicação à modificação de comportamentos
3.5.1 Publicidade
3.5.2 A educação alimentar
IV. Questões éticas em comunicação de ciência
4.1 O caso específico dos produtos alimentares
4.2 Códigos, legislação e sua aplicação.
As referências bibliográficas baseiam-se em artigos que serão fornecidos no decorrer das aulas.
Métodos de Ensino
As aulas teóricas são expositivas sendo as sessões práticas distribuídas em 3 módulos, cada módulo constituído por 4 sessões práticas, onde os alunos têm que realizar determinadas tarefas que lhes possibilitem compreender melhor o percurso da informação, do produtor ao público alvo, como se organiza a informação científica e como se comunica.
Módulo 1. Metodologias de recolha de informação e sua sistematização na área das ciências da nutrição e afins e análise crítica das diferentes fontes de informação e qualidades dos seus conteúdos.
Trabalho prático – A recolha de informação numa biblioteca digital
- As possibilidades de recolha de informação numa biblioteca digital
- Análise crítica de conteúdos
- Como sistematizar a informação recolhida – utilização do programa End Note X6®
Módulo 2. Organização e transmissão de informação científica entre pares.
Trabalho Prático – A construção de uma publicação de carácter científico. Linguagem, organização, análise crítica.
- Descrição dos vários formatos de comunicação científica entre pares.
- Elaboração de uma revisão bibliográfica acerca de um tema atribuído pelos docentes. Sistematização da informação de forma a construir uma Comunicação Oral para apresentação num congresso científico (simulação).
Módulo 3. Formatos de divulgação pública de conhecimento científico na área das ciências da nutrição e alimentação. Os diferentes públicos, os diferentes suportes e como estes modelam a comunicação. Metodologias e linguagem apropriada.
Trabalho Prático - Divulgação do conhecimento científico (desenvolvido no módulo anterior) para o público em geral.
- Elaboração de um texto para a divulgação de informação científica para o público em geral.
| Descrição | Tipo | Tempo (Horas) | Peso (%) | Data Conclusão |
|---|---|---|---|---|
| Participação presencial (estimativa) | Participação presencial | 51,00 | ||
| Trabalhos práticos | Trabalho escrito | 60,00 | ||
| Exame Final | Exame | 40,00 | ||
| Total: | - | 100,00 |
| Descrição | Tipo | Tempo (Horas) | Data Conclusão |
|---|---|---|---|
| Horário de dúvidas | Estudo autónomo | 14 | |
| Participação presencial | Frequência das aulas | 42 | |
| Total: | 56,00 |
Frequência obrigatória de aulas práticas laboratoriais (PL) de acordo com a legislação.
Classificação mínima de 9,5 valores no exame final.
A avaliação prática consiste na apresentação e envio de trabalhos (3 Módulos) com um prazo final de entrega. Estes prazos foram apresentados de forma a não conflituarem com a entrega de outros trabalhos para outras unidades curriculares. Os trabalhos entregues depois do prazo serão contabilizados como 0 (zero).
--60 % trabalhos práticos apresentados ao longo do semestre distribuídos da seguinte forma:
Módulo 1 - 10 %
Módulo 2 - 30 %
Módulo 3 - 20 %
-- 40 % exame final.
De acordo com a informação anterior.
A avaliação para estes estudantes decorre da mesma forma que para os estudantes ordinários, ficando dispensados de apresentação pública de trabalhos, no caso de existirem. A matéria leccionada no âmbito das aulas práticas é revertida para a avaliação final.
De acordo com legislação em vigor.
A Unidade Curricular utilizará o sistema de e-mail dinâmico para comunicar com os estudantes. Os sumários e material de apoio à UC será colocada no Sigarra. Pede-se aos estudantes inscritos na UC que verifiquem regularmente este sistema de informação, pois avisos e outras informações úteis serão colocadas nestes espaços.