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Comunicação

Código: CN12004     Sigla: COMUN

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Sociais

Ocorrência: 2012/2013 - 2S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Nutrição

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CNUP 106 Plano oficial 1 - 4 42 108

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Proporcionar conhecimentos sobre os produtores de conhecimento, metodologias de produção científica e formatos mais comuns para a sua divulgação, em especial na área das ciências da nutrição.

2. Proporcionar capacidades para recolher informação de qualidade na área das ciências da nutrição e afins.

3. Proporcionar capacidades para fazer uma análise crítica das diferentes fontes de informação e qualidade dos seus conteúdos, em especial na área das ciências da nutrição.

4. Fornecer conhecimentos mínimos e capacidades pessoais para comunicar informação científica, aos pares e para os diferentes públicos, usando metodologias e linguagem apropriada.

5. Proporcionar capacidades para fazer uma análise crítica dos diferentes formatos de interacção entre as ciências da nutrição e o público, à luz de princípios pedagógicos, éticos e de deontologia profissional.

Resultados de aprendizagem e competências

1. Obter conhecimentos obre os produtores de conhecimento, metodologias de produção científica e formatos mais comuns para a sua divulgação, em especial na área das ciências da nutrição.

2. Adquirir capacidades para recolher informação de qualidade na área das ciências da nutrição e afins.

3. Adquirir capacidades para fazer uma análise crítica das diferentes fontes de informação e qualidade dos seus conteúdos, em especial na área das ciências da nutrição.

4. Adquirir conhecimentos mínimos e capacidades pessoais para comunicar informação científica, aos pares e para os diferentes públicos, usando metodologias e linguagem apropriada.

5. Adquirir capacidades para fazer uma análise crítica dos diferentes formatos de interacção entre as ciências da nutrição e o público, à luz de princípios pedagógicos, éticos e de deontologia profissional.

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I. Cultura científica, produção e divulgação.

1.1 Comunicação e Ciência: Introdução.

1.2 Da produção à comunicação de ciência

1.3 Produção de conhecimento versus comunicação/divulgação de ciência

 

 

II. A comunicação na área das ciências da nutrição/alimentação

2.1 Objectivos na comunicação de ciência.

2.2 Linguagem

2.3 Formatos e canais: a ciência e os media

2.4 Comunicação entre pares

2.5 Divulgação pública e públicos da ciência

2.6 A adaptação do conhecimento científico ao espaço público

 

III. Os nutricionistas como produtores/divulgadores de ciência/educadores

3.1 Os diferentes papéis dos nutricionistas na comunicação de ciência: comunicação versus educação.

3.2 A qualidade da informação recolhida – fontes de informação.

3.3 A qualidade da informação produzida/transmitida.

3.4 As competências do comunicador – capacidades desenvolvidas e a desenvolver.

3.5 Da comunicação à modificação de comportamentos

3.5.1 Publicidade

3.5.2 A educação alimentar

 

IV. Questões éticas em comunicação de ciência

4.1 O caso específico dos produtos alimentares

4.2 Códigos, legislação e sua aplicação.

Bibliografia Obrigatória

Lígia Amparo da Silva Santos; Educação alimentar e nutricional no contexto da promoção de práticas alimentares saudáveis

Observações Bibliográficas

As referências bibliográficas baseiam-se em artigos que serão fornecidos no decorrer das aulas.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Métodos de Ensino

As aulas teóricas são expositivas sendo as sessões práticas distribuídas em 3 módulos, cada módulo constituído por 4 sessões práticas, onde os alunos têm que realizar determinadas tarefas que lhes possibilitem compreender melhor o percurso da informação, do produtor ao público alvo, como se organiza a informação científica e como se comunica.

 

Módulo 1. Metodologias de recolha de informação e sua sistematização na área das ciências da nutrição e afins e análise crítica das diferentes fontes de informação e qualidades dos seus conteúdos.

Trabalho prático – A recolha de informação numa biblioteca digital

- As possibilidades de recolha de informação numa biblioteca digital

- Análise crítica de conteúdos

- Como sistematizar a informação recolhida – utilização do programa End Note X6®

 

Módulo 2. Organização e transmissão de informação científica entre pares.

Trabalho Prático – A construção de uma publicação de carácter científico. Linguagem, organização, análise crítica.

 

- Descrição dos vários formatos de comunicação científica entre pares.

- Elaboração de uma revisão bibliográfica acerca de um tema atribuído pelos docentes. Sistematização da informação de forma a construir uma Comunicação Oral para apresentação num congresso científico (simulação).

 

Módulo 3. Formatos de divulgação pública de conhecimento científico na área das ciências da nutrição e alimentação. Os diferentes públicos, os diferentes suportes e como estes modelam a comunicação. Metodologias e linguagem apropriada.

Trabalho Prático - Divulgação do conhecimento científico (desenvolvido no módulo anterior) para o público em geral. 

- Elaboração de um texto para a divulgação de informação científica para o público em geral.

Software

webct
endnote - Software de gestão bibliográfica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 51,00
Trabalhos práticos Trabalho escrito 60,00
Exame Final Exame 40,00
Total: - 100,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Horário de dúvidas Estudo autónomo 14
Participação presencial Frequência das aulas 42
Total: 56,00

Obtenção de frequência

Frequência obrigatória de aulas práticas laboratoriais (PL) de acordo com a legislação.

Classificação mínima de 9,5 valores no exame final.

A avaliação prática consiste na apresentação e envio de trabalhos (3 Módulos) com um prazo final de entrega. Estes prazos foram apresentados de forma a não conflituarem com a entrega de outros trabalhos para outras unidades curriculares. Os trabalhos entregues depois do prazo serão contabilizados como 0 (zero).

Fórmula de cálculo da classificação final

--60 % trabalhos práticos apresentados ao longo do semestre distribuídos da seguinte forma:

Módulo 1 - 10 %

Módulo 2 - 30 %

Módulo 3 - 20 %

-- 40 % exame final. 

Provas e trabalhos especiais

De acordo com a informação anterior.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A avaliação para estes estudantes decorre da mesma forma que para os estudantes ordinários, ficando dispensados de apresentação pública de trabalhos, no caso de existirem. A matéria leccionada no âmbito das aulas práticas é revertida para a avaliação final.

Melhoria de classificação

De acordo com legislação em vigor.

Observações

A Unidade Curricular utilizará o sistema de e-mail dinâmico para comunicar com os estudantes. Os sumários e material de apoio à UC será colocada no Sigarra. Pede-se aos estudantes inscritos na UC que verifiquem regularmente este sistema de informação, pois avisos e outras informações úteis serão colocadas nestes espaços.

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