Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > CN12004

Comunicação

Código: CN12004     Sigla: COMUN

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Sociais

Ocorrência: 2009/2010 - 2S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Nutrição

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CNUP 121 Plano oficial 1 - 4 42 108

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Proporcionar conhecimentos sobre os produtores de conhecimento, metodologias de produção científica e formatos mais comuns para a sua divulgação, em especial na área das ciências da nutrição.

2. Proporcionar capacidades para recolher informação de qualidade na área das ciências da nutrição e afins.

3. Proporcionar capacidades para fazer uma análise crítica das diferentes fontes de informação e qualidade dos seus conteúdos, em especial na área das ciências da nutrição.

4. Fornecer conhecimentos mínimos e capacidades pessoais para comunicar informação científica, aos pares e para os diferentes públicos, usando metodologias e linguagem apropriada.


5. Proporcionar capacidades para fazer uma análise crítica dos diferentes formatos de interacção entre as ciências da nutrição e o público, à luz de princípios pedagógicos, éticos e de deontologia profissional.

Programa

I. Cultura científica, produção e divulgação.

1.1 Comunicação e Ciência: Introdução.
1.2 Da produção à comunicação de ciência
1.3 Produção de conhecimento versus comunicação/divulgação de ciência

II. A comunicação na área das ciências da nutrição/alimentação

2.1 Objectivos na comunicação de ciência.
2.2 Linguagem
2.3 Formatos e canais: a ciência e os media
2.4 Comunicação entre pares
2.5 Divulgação pública e públicos da ciência
2.6 A adaptação do conhecimento científico ao espaço público

III. Os nutricionistas como produtores/divulgadores de ciência/educadores

3.1 Os diferentes papéis dos nutricionistas na comunicação de ciência:
comunicação versus educação.
3.2 A qualidade da informação recolhida – fontes de informação.
3.3 A qualidade da informação produzida/transmitida.
3.4 As competências do comunicador – capacidades desenvolvidas e a
desenvolver.
3.5 Da comunicação à modificação de comportamentos
3.5.1 Publicidade
3.5.2 A educação alimentar

IV. Questões éticas em comunicação de ciência
4.1 O caso específico dos produtos alimentares
4.2 Códigos, legislação e sua aplicação.

Observações Bibliográficas

As referências bibliográficas baseiam-se em artigos que serão fornecidos no decorrer das aulas.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Métodos de Ensino

As aulas teóricas são expositivas sendo as sessões práticas agrupadas em 3 módulos, cada módulo constituído por 4-5 sessões práticas, onde os alunos têm que realizar determinadas tarefas que lhes possibilitem compreender melhor o percurso da informação, do produtor ao público alvo, como se organiza a informação científica e como se comunica.

Módulo 1. Metodologias de recolha de informação e sua sistematização na área das ciências da nutrição e afins e análise crítica das diferentes fontes de informação e qualidades dos seus conteúdos.

Trabalho prático – A recolha de informação numa biblioteca digital
- As possibilidades de recolha de informação numa biblioteca digital
- Análise crítica de conteúdos
- Como sistematizar a informação recolhida – utilização do programa End Note®

Módulo 2. Organização e transmissão de informação científica entre pares.

Trabalho Prático – A construção de uma publicação de carácter científico. Linguagem, organização, análise crítica.

Módulo 3. Formatos de divulgação pública de conhecimento científico na área das ciências da nutrição e alimentação. Os diferentes públicos, os diferentes suportes e como estes modelam a comunicação. Metodologias e linguagem apropriada.

Trabalho Prático - Apresentação pública através de um meio de suporte comunicacional que em 2009/2010 será a Rádio.

Software

webct
endnote - Software de gestão bibliográfica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 45,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Frequência obrigatória de aulas práticas laboratoriais (PL) de acordo com a legislação.

Classificação mínima de 9,5 valores no exame final.

A avaliação prática consiste na apresentação e envio de trabalhos com um prazo final de entrega. Estes prazos foram apresentados e aceites pelos alunos de forma a não conflituarem com a entrega de outros trabalhos para outras unidades curriculares. Os trabalhos entregues findo este prazo serão contabilizados como 0 (zero).

Fórmula de cálculo da classificação final

50 % trabalhos práticos apresentados ao longo do semestre distribuídos da seguinte forma:

Módulo 1 - 20 %
Módulo 2 - 20 %
Módulo 3 - 20 %

40 % exame final.

Provas e trabalhos especiais

De acordo com a informação anterior.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A avaliação para estes estudantes decorre da mesma forma que para os estudantes ordinários, ficando dispensados de apresentação pública de trabalhos, no caso de existirem. A matéria leccionada no âmbito das aulas práticas é revertida para a avaliação final.

Melhoria de classificação

De acordo com legislação em vigor.

Observações

A Unidade Curricular utilizará a Plataforma de e-learning Moodle e o sistema de e-mail dinâmico para comunicar com os estudantes. Os sumários e material de apoio à UC será colocada no Sigarra. Pede-se aos estudantes inscritos na UC que verifiquem regularmente este sistema de informação, pois avisos e outras informações úteis serão colocadas nestes espaços.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-22 às 21:44:26 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico