Comunicação
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências Sociais |
Ocorrência: 2009/2010 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| CNUP |
121 |
Plano oficial |
1 |
- |
4 |
42 |
108 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
1. Proporcionar conhecimentos sobre os produtores de conhecimento, metodologias de produção científica e formatos mais comuns para a sua divulgação, em especial na área das ciências da nutrição.
2. Proporcionar capacidades para recolher informação de qualidade na área das ciências da nutrição e afins.
3. Proporcionar capacidades para fazer uma análise crítica das diferentes fontes de informação e qualidade dos seus conteúdos, em especial na área das ciências da nutrição.
4. Fornecer conhecimentos mínimos e capacidades pessoais para comunicar informação científica, aos pares e para os diferentes públicos, usando metodologias e linguagem apropriada.
5. Proporcionar capacidades para fazer uma análise crítica dos diferentes formatos de interacção entre as ciências da nutrição e o público, à luz de princípios pedagógicos, éticos e de deontologia profissional.
Programa
I. Cultura científica, produção e divulgação.
1.1 Comunicação e Ciência: Introdução.
1.2 Da produção à comunicação de ciência
1.3 Produção de conhecimento versus comunicação/divulgação de ciência
II. A comunicação na área das ciências da nutrição/alimentação
2.1 Objectivos na comunicação de ciência.
2.2 Linguagem
2.3 Formatos e canais: a ciência e os media
2.4 Comunicação entre pares
2.5 Divulgação pública e públicos da ciência
2.6 A adaptação do conhecimento científico ao espaço público
III. Os nutricionistas como produtores/divulgadores de ciência/educadores
3.1 Os diferentes papéis dos nutricionistas na comunicação de ciência:
comunicação versus educação.
3.2 A qualidade da informação recolhida – fontes de informação.
3.3 A qualidade da informação produzida/transmitida.
3.4 As competências do comunicador – capacidades desenvolvidas e a
desenvolver.
3.5 Da comunicação à modificação de comportamentos
3.5.1 Publicidade
3.5.2 A educação alimentar
IV. Questões éticas em comunicação de ciência
4.1 O caso específico dos produtos alimentares
4.2 Códigos, legislação e sua aplicação.
Observações Bibliográficas
As referências bibliográficas baseiam-se em artigos que serão fornecidos no decorrer das aulas.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Métodos de Ensino
As aulas teóricas são expositivas sendo as sessões práticas agrupadas em 3 módulos, cada módulo constituído por 4-5 sessões práticas, onde os alunos têm que realizar determinadas tarefas que lhes possibilitem compreender melhor o percurso da informação, do produtor ao público alvo, como se organiza a informação científica e como se comunica.
Módulo 1. Metodologias de recolha de informação e sua sistematização na área das ciências da nutrição e afins e análise crítica das diferentes fontes de informação e qualidades dos seus conteúdos.
Trabalho prático – A recolha de informação numa biblioteca digital
- As possibilidades de recolha de informação numa biblioteca digital
- Análise crítica de conteúdos
- Como sistematizar a informação recolhida – utilização do programa End Note®
Módulo 2. Organização e transmissão de informação científica entre pares.
Trabalho Prático – A construção de uma publicação de carácter científico. Linguagem, organização, análise crítica.
Módulo 3. Formatos de divulgação pública de conhecimento científico na área das ciências da nutrição e alimentação. Os diferentes públicos, os diferentes suportes e como estes modelam a comunicação. Metodologias e linguagem apropriada.
Trabalho Prático - Apresentação pública através de um meio de suporte comunicacional que em 2009/2010 será a Rádio.
Software
webct
endnote - Software de gestão bibliográfica
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
45,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Frequência obrigatória de aulas práticas laboratoriais (PL) de acordo com a legislação.
Classificação mínima de 9,5 valores no exame final.
A avaliação prática consiste na apresentação e envio de trabalhos com um prazo final de entrega. Estes prazos foram apresentados e aceites pelos alunos de forma a não conflituarem com a entrega de outros trabalhos para outras unidades curriculares. Os trabalhos entregues findo este prazo serão contabilizados como 0 (zero).
Fórmula de cálculo da classificação final
50 % trabalhos práticos apresentados ao longo do semestre distribuídos da seguinte forma:
Módulo 1 - 20 %
Módulo 2 - 20 %
Módulo 3 - 20 %
40 % exame final.
Provas e trabalhos especiais
De acordo com a informação anterior.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
A avaliação para estes estudantes decorre da mesma forma que para os estudantes ordinários, ficando dispensados de apresentação pública de trabalhos, no caso de existirem. A matéria leccionada no âmbito das aulas práticas é revertida para a avaliação final.
Melhoria de classificação
De acordo com legislação em vigor.
Observações
A Unidade Curricular utilizará a Plataforma de e-learning Moodle e o sistema de e-mail dinâmico para comunicar com os estudantes. Os sumários e material de apoio à UC será colocada no Sigarra. Pede-se aos estudantes inscritos na UC que verifiquem regularmente este sistema de informação, pois avisos e outras informações úteis serão colocadas nestes espaços.