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Química Orgânica

Código: CN11004     Sigla: QORG

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde
OFICIAL Ciências Físicas

Ocorrência: 2010/2011 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: http://bioquimica.med.up.pt/disciplinas/quimicaorganica/quimorg.html
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Nutrição

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CNUP 114 Plano oficial 1 - 5,5 56 148,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os contributos que cada um vai recebendo para a sua formação científica, profissional e humana não estão de modo nenhum confinados aos muros da escola. O principal agente dessa formação é sempre cada um de nós que formula perguntas e vai encontrando respostas que integra de forma pessoal no conhecimento colhido de múltiplas fontes. A variedade dessas fontes é cada vez mais vasta num mundo que, com os recentes progressos das tecnologias da informação, se assemelha cada vez mais a uma grande aldeia. Se noutros tempos a escola podia representar o papel de fonte privilegiada e incontestada de conhecimento, actualmente atribuir-lhe esse papel deixou de fazer sentido.
O papel da escola e dos professores é, no nosso ponto de vista, o de estimular e ajudar os alunos na busca da sua própria formação e de facilitar esse processo propondo temas de estudo que funcionam como etapas dessa formação. A escolha desses temas e a profundidade com que são desenvolvidos não é um exercício abstracto, isento e rigoroso, mas antes a resultante de um conjunto de opções discutíveis e continuamente reformuladas pelos novos desafios que a ciência vai propondo e também pela experiência pessoal dos professores, quer como docentes quer como investigadores.
Sendo parte integrante do conjunto de temas propostos à reflexão dos alunos durante a sua licenciatura em Ciências da Nutrição, a disciplina a que se convencionou chamar Química Orgânica está mais próxima das disciplinas de Bioquímica I (também leccionada no primeiro ano do curso) e de Bioquímica II e Bioquímica III (leccionadas no segundo ano). As quatro disciplinas são da responsabilidade da mesma equipa docente e não se estranhará que a disciplina de Química Orgânica seja entendida por esta equipa como uma sub-etapa (por sinal, a primeira) do processo de aquisição da linguagem própria da Bioquímica, do conhecimento dos seus métodos de estudo e das suas leis fundamentais.
Nesta sub-etapa colocamos particular ênfase (1) no estudo das estruturas químicas dos seres vivos e (2) no estudo de aspectos de química geral e química orgânica com particular interesse para a compreensão das transformações químicas próprias dos seres vivos.

Programa

Componentes químicos dos seres vivos: água, glicídeos, lipídeos e protídeos. Compostos inorgânicos.
Estrutura dos glicídeos, lipídeos e protídeos.
Aspectos de química geral e química orgânica com particular interesse para a compreensão das transformações químicas próprias dos seres vivos: estruturas e reacções químicas, equilíbrio químico, reacções ácido-base e de oxidação-redução e isomeria.

Bibliografia Obrigatória

Robert K. Murray, Daryl K. Granner e Victor W. Rodwell; Harper's Ilustrated Biochemistry, McGraw Hill, 2006. ISBN: 007-125300-9
Stryer Lubert; Biochemistry. ISBN: 0-7167-8724-5
Brody Tom; Nutritional biochemistry. ISBN: 0-12-134836-9
Alberts Bruce 070; Molecular biology of the cell. ISBN: 0-8240-7282-0
Murray Robert K. 340; Harperc2b4s illustrated biochemistry. ISBN: 0-07-147885-X
Hipólito-Reis C., Alçada MN., Azevedo I; Práticas de Bioquímica para as Ciências da Saúde, Lidel, 2002. ISBN: 972-757-245-6
Baynes, John W.; Medical biochemistry. ISBN: 0-7234-3341-0
Stipanuk Martha 340; Biochemical, physiological, molecular aspects of human nutrition. ISBN: 978-4-4160-0209-3
Nelson David L.; Lehninger Principles of Biocemistry. ISBN: 978-0-7167-7108-1
Chang Raymond 070; Química. ISBN: 972-9241-68-6

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O ensino será ministrado em 4 h por semana e por aluno, ao longo do semestre, durante 12 semanas, e realiza-se em
 prelecções (de acordo com horário a divulgar. FCNAUP).
 aulas laboratoriais (Horário próprio de cada turma. Laboratório do Serviço - Piso 4 ou no Laboratório Nobre – Piso 4).
As actividades pedagógicas serão desenvolvidas por toda a equipa docente sendo procurada a participação activa de todos os discentes.
Nas prelecções são feitas introduções aos diferentes capítulos do programa, mostrado o interesse teórico e prático dos assuntos, equacionados os respectivos problemas, apontados os seus aspectos mais controversos, obscuros ou difíceis e sugeridas pistas para o seu estudo.
As aulas laboratoriais constituirão oportunidades de execução laboratorial e de cálculo. Os alunos realizarão um trabalho de investigação, e no fim terão que o apresentar sob a forma de poster. A apreciação deste, durante a sessão de posters, será integrada na valorização correspondente à avaliação contínua, para efeitos de nota final.

Palavras Chave

Ciências Físicas > Química > Química orgânica
Ciências Físicas > Química > Bioquímica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 56,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

É obrigatória a comparência a dois terços das aulas laboratoriais leccionadas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Prova escrita – constituída por uma série de perguntas de escolha múltipla, um pequeno número de questões de resposta aberta e de temas para desenvolvimento.
A nota da prova escrita será, depois, ajustada, tendo em conta a classificação obtida na avaliação contínua (a partir da participação nas aulas práticas e outras actividades). Se a classificação da avaliação contínua (Muito bom, Bom, Suficiente ou Insuficiente) for do mesmo nível ou inferior ao nível da nota do teste (17 ou mais valores equivalente a Muito bom, 14 a 16 equivalente a Bom, 10 a 13 equivalente a Suficiente, menos de 10 equivalente a Insuficiente), não se altera a nota do teste (nota final igual à nota da prova escrita). Se a classificação da avaliação contínua for de um nível imediatamente acima ao da nota do teste, a nota final será 1 valor mais alta que a nota da prova escrita (ex: 10 no teste e Bom na avaliação contínua = 11 valores). Se a classificação da avaliação contínua estiver 2 ou mais níveis acima da nota do teste, a nota final terá 2 valores mais que a nota da prova escrita (ex: 10 no teste e Muito bom na avaliação contínua = 12 valores).

Observações

Módulo obrigatório
Língua de ensino : Português
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