Química Orgânica
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências da Saúde |
| OFICIAL |
Ciências Físicas |
Ocorrência: 2010/2011 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| CNUP |
114 |
Plano oficial |
1 |
- |
5,5 |
56 |
148,5 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Os contributos que cada um vai recebendo para a sua formação científica, profissional e humana não estão de modo nenhum confinados aos muros da escola. O principal agente dessa formação é sempre cada um de nós que formula perguntas e vai encontrando respostas que integra de forma pessoal no conhecimento colhido de múltiplas fontes. A variedade dessas fontes é cada vez mais vasta num mundo que, com os recentes progressos das tecnologias da informação, se assemelha cada vez mais a uma grande aldeia. Se noutros tempos a escola podia representar o papel de fonte privilegiada e incontestada de conhecimento, actualmente atribuir-lhe esse papel deixou de fazer sentido.
O papel da escola e dos professores é, no nosso ponto de vista, o de estimular e ajudar os alunos na busca da sua própria formação e de facilitar esse processo propondo temas de estudo que funcionam como etapas dessa formação. A escolha desses temas e a profundidade com que são desenvolvidos não é um exercício abstracto, isento e rigoroso, mas antes a resultante de um conjunto de opções discutíveis e continuamente reformuladas pelos novos desafios que a ciência vai propondo e também pela experiência pessoal dos professores, quer como docentes quer como investigadores.
Sendo parte integrante do conjunto de temas propostos à reflexão dos alunos durante a sua licenciatura em Ciências da Nutrição, a disciplina a que se convencionou chamar Química Orgânica está mais próxima das disciplinas de Bioquímica I (também leccionada no primeiro ano do curso) e de Bioquímica II e Bioquímica III (leccionadas no segundo ano). As quatro disciplinas são da responsabilidade da mesma equipa docente e não se estranhará que a disciplina de Química Orgânica seja entendida por esta equipa como uma sub-etapa (por sinal, a primeira) do processo de aquisição da linguagem própria da Bioquímica, do conhecimento dos seus métodos de estudo e das suas leis fundamentais.
Nesta sub-etapa colocamos particular ênfase (1) no estudo das estruturas químicas dos seres vivos e (2) no estudo de aspectos de química geral e química orgânica com particular interesse para a compreensão das transformações químicas próprias dos seres vivos.
Programa
Componentes químicos dos seres vivos: água, glicídeos, lipídeos e protídeos. Compostos inorgânicos.
Estrutura dos glicídeos, lipídeos e protídeos.
Aspectos de química geral e química orgânica com particular interesse para a compreensão das transformações químicas próprias dos seres vivos: estruturas e reacções químicas, equilíbrio químico, reacções ácido-base e de oxidação-redução e isomeria.
Bibliografia Obrigatória
Robert K. Murray, Daryl K. Granner e Victor W. Rodwell; Harper's Ilustrated Biochemistry, McGraw Hill, 2006. ISBN: 007-125300-9
Stryer Lubert;
Biochemistry. ISBN: 0-7167-8724-5
Brody Tom;
Nutritional biochemistry. ISBN: 0-12-134836-9
Alberts Bruce 070;
Molecular biology of the cell. ISBN: 0-8240-7282-0
Murray Robert K. 340;
Harperc2b4s illustrated biochemistry. ISBN: 0-07-147885-X
Hipólito-Reis C., Alçada MN., Azevedo I; Práticas de Bioquímica para as Ciências da Saúde, Lidel, 2002. ISBN: 972-757-245-6
Baynes, John W.;
Medical biochemistry. ISBN: 0-7234-3341-0
Stipanuk Martha 340;
Biochemical, physiological, molecular aspects of human nutrition. ISBN: 978-4-4160-0209-3
Nelson David L.;
Lehninger Principles of Biocemistry. ISBN: 978-0-7167-7108-1
Chang Raymond 070;
Química. ISBN: 972-9241-68-6
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O ensino será ministrado em 4 h por semana e por aluno, ao longo do semestre, durante 12 semanas, e realiza-se em
prelecções (de acordo com horário a divulgar. FCNAUP).
aulas laboratoriais (Horário próprio de cada turma. Laboratório do Serviço - Piso 4 ou no Laboratório Nobre – Piso 4).
As actividades pedagógicas serão desenvolvidas por toda a equipa docente sendo procurada a participação activa de todos os discentes.
Nas prelecções são feitas introduções aos diferentes capítulos do programa, mostrado o interesse teórico e prático dos assuntos, equacionados os respectivos problemas, apontados os seus aspectos mais controversos, obscuros ou difíceis e sugeridas pistas para o seu estudo.
As aulas laboratoriais constituirão oportunidades de execução laboratorial e de cálculo. Os alunos realizarão um trabalho de investigação, e no fim terão que o apresentar sob a forma de poster. A apreciação deste, durante a sessão de posters, será integrada na valorização correspondente à avaliação contínua, para efeitos de nota final.
Palavras Chave
Ciências Físicas > Química > Química orgânica
Ciências Físicas > Química > Bioquímica
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
É obrigatória a comparência a dois terços das aulas laboratoriais leccionadas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Prova escrita – constituída por uma série de perguntas de escolha múltipla, um pequeno número de questões de resposta aberta e de temas para desenvolvimento.
A nota da prova escrita será, depois, ajustada, tendo em conta a classificação obtida na avaliação contínua (a partir da participação nas aulas práticas e outras actividades). Se a classificação da avaliação contínua (Muito bom, Bom, Suficiente ou Insuficiente) for do mesmo nível ou inferior ao nível da nota do teste (17 ou mais valores equivalente a Muito bom, 14 a 16 equivalente a Bom, 10 a 13 equivalente a Suficiente, menos de 10 equivalente a Insuficiente), não se altera a nota do teste (nota final igual à nota da prova escrita). Se a classificação da avaliação contínua for de um nível imediatamente acima ao da nota do teste, a nota final será 1 valor mais alta que a nota da prova escrita (ex: 10 no teste e Bom na avaliação contínua = 11 valores). Se a classificação da avaliação contínua estiver 2 ou mais níveis acima da nota do teste, a nota final terá 2 valores mais que a nota da prova escrita (ex: 10 no teste e Muito bom na avaliação contínua = 12 valores).
Observações
Módulo obrigatório
Língua de ensino : Português