Composição Nutricional de Alimentos
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências Naturais |
| OFICIAL |
Ciências Físicas |
Ocorrência: 2010/2011 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| CNUP |
111 |
Plano oficial |
2 |
- |
5,5 |
56 |
148,5 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O objectivo geral desta Unidade Curricular é conhecer os alimentos como fornecedores de nutrimentos.
Os estudantes deverão ser capazes de:
- Sistematizar o valor nutricional de alimentos, identificar os seus determinantes intrínsecos, reconhecer a sua importância nutricional, saber agrupá-los conforme características nutricionais e construir subgrupos.
- Reconhecer o valor nutricional de alimentos e bebidas para serem integrados em conjuntos alimentares, e saber atender a características de sabor, odor, aspecto visual e compatibilidade na cozinha e no meio cultural. Possuir ideias sumárias acerca de alimentos de outros países.
- Conhecer e reconhecer alterações nutricionais e organolépticas resultantes de conservação, preparação, processamento, e outras manipulações.
- Compreender organização, significado e utilidade das Tabelas de Composição de Alimentos e Bases de dados nutricionais.
- Saber definir e compreender o conceito de Alimentos funcionais.
Programa
1. Tabelas de composição dos alimentos (TCA) e bases de dados nutricionais informatizadas.
2. Leite e produtos lácteos.
3. Pescado (peixe, moluscos, crustáceos) e derivados.
4. Carne muscular, salsicharia e vísceras.
5. Ovos e ovoprodutos.
6. Gorduras e óleos.
7. Leguminosas secas e frescas.
8. Cereais e derivados.
9. Açúcar, produtos açucarados e mel.
10. Cacau e derivados.
11. Hortícolas e derivados.
12. Frutos (frescos, gordos, amiláceos, secos e tropicais) e derivados.
13. Bebidas alcoólicas e não alcoólicas.
14. Fast-food.
15. Sopas, molhos e diversos.
16. Alimentos Funcionais.
Bibliografia Obrigatória
Ferreira F.A. Gonçalves;
Tabela da composição dos alimentos portugueses
Porto Andreia 340;
Tabela da composição de alimentos. ISBN: 972-8643-19-5
Peres Emílio;
Alimentos e alimentação. ISBN: 972-48-1625-7
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Sessões Teóricas
Relativamente aos métodos de ensino, as Sessões Teóricas privilegiam a exposição verbal, com suporte informático, dos fundamentos da Unidade Curricular. Fomenta-se a interligação com as Sessões Laboratoriais, pela inoculação com diverso material de estímulo.
Sessões Laboratoriais
Nas Sessões Laboratoriais, o docente dá continuidade às matérias apresentadas em Sessões Teóricas, apresentando casos concretos e de utilidade prática, expandindo-as a exercícios e actividades de resolução de problemas, propõe temas complementares ou discussões mais profundas, proporcionando também tempo para que os estudantes ser activos perante a informação fornecida. Os alunos realizam trabalho individual ou em grupo, em regime tutorial, podendo ter o formato de leitura científica, pesquisa bibliográfica, trabalho de campo, relatórios, monografias, exercícios, apresentações orais ou presença em conferências ou defesas de doutoramentos ou mestrados.
Estimula-se a participação activa dos estudantes no processo de ensino/aprendizagem, o desenvolvimento do pensamento crítico, a discussão de tópicos e questões, a resolução de problemas e a tomadas de decisão, em diversos planos, incluindo o contacto tipo “face-to-face” e “think showering”.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Obtenção de frequência
A avaliação dos estudantes é, reconhecidamente, uma das tarefas mais complexas da actividade dos docentes, podendo ser observada como uma forma de regular o processo pedagógico, de testar o grau de domínio sobre a matéria da disciplina, ordenar os estudantes por categoria de classificação, ou estimular e apoiar a aprendizagem. Reconhece-se também que, o que os estudantes aprendem, e a forma como o fazem, são muito influenciados pelos métodos de avaliação.
Nesta Unidade Curricular, os estudantes podem optar por um formato de avaliação distribuída com exame final (AD + EF) ou avaliação apenas por exame final (EF).
A avaliação distribuída implica ter frequência nas Sessões Laboratoriais e compreende a resolução e entrega atempada dos exercícios propostos, em qualquer um dos seus formatos, e a observação directa dos estudantes nas aulas.
A prova de Exame Final consiste na resposta a um conjunto de questões para desenvolvimento que podem ser de resposta de escolha múltipla, completar frases, verdadeiro ou falso, ou resposta alargada e ou limitada.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final, em avaliação distribuída com exame final (AD + EF), resulta da classificação proveniente do Exame Final (EF: 0 a 16 valores), adicionada da classificação (0 a 4 valores) da Avaliação Distribuída (AD), que compreende a resolução de exercícios e trabalhos, individuais ou em grupo, e a observação directa dos estudantes nas sessões. Dado considerarmos existir um mínimo de competência, não é permitido obter classificação inferior a 45% em cada um dos itens de avaliação: 7,2 valores no EF e 1,8 na AD.
Em alternativa, existe a possibilidade de ser avaliado apenas pela realização de Exame Final (0 a 20 valores), com a seguinte condição de terem frequência de acordo com o Regulamento Académico da FCNAUP - presença do estudante em 75% do total de aulas laboratoriais previstas.
Melhoria de classificação
De acordo com a Regulamento Académico da FCNAUP.
Observações
O horário de atendimento aos alunos é à segunda-feira das 14h00 às 18h00 e à terça-feira das 10h00 às 12h00 no Gabinete 344. O atendimento aos estudantes deve ser solicitado por correio electrónico dirigido ao responsável pela unidade curricular (vhugoteixeira@fcna.up.pt).