Fisiologia II
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências da Saúde |
Ocorrência: 2010/2011 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| CNUP |
98 |
Plano oficial |
2 |
- |
5 |
56 |
135 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A Fisiologia é uma disciplina integrativa e abrangente, em que se procura despertar nos estudantes o interesse pelo conhecimento e compreensão do funcionamento normal do organismo e, assim, compreender a razão pela qual os desvios da normalidade implicam distorções que condicionam adaptações funcionais, fisiopatológicas sem sucesso, e que podem levar à doença ou à morte conforme a sua gravidade ou insuficiência de mecanismos compensadores. Procura-se ainda que os estudantes apliquem e relacionem conhecimentos das Ciências da Nutrição na interpretação de eventos fisiológicos ou patológicos nos vários sistemas orgânicos.
Programa
AULAS TEÓRICAS
Fisiologia endócrina (hipotálamo; eixo hipotálamo-hipofisário; sistema magnocelular;Regulação hormonal do metabolismo do cálcio e do fosfato; prolactina, hormona de crescimento, factores insulin-like e somatostatina; glândula suprarrenal; glândula tiróide).
Fisiologia digestiva (fisiologia salivar; funções do aparelho estomatognático; fisiologia gástrica; confluência duodeno-bilio-pancreática; fisiologia intestinal: intestino delgado; mecanismos de transporte de nutrientes; cólon; motilidade)
Regulação fisiológica do metabolismo energético (fisiologia hepática; pâncreas endócrino; homeostasia da glicose e calórica; fisiologia da ingestão alimentar)
Fisiologia renal (rim: componentes vasculares e tubulares (nefrónio); actividade endócrina e parácrina do rim; filtração glomerular; função tubular; depuração plasmática de produtos endógenos e exógenos).
Fisiologia da reprodução, do desenvolvimento e do envelhecimento (fisiologia da reprodução; adaptações fisiológicas da gravidez; adaptações do feto à vida extra-uterina; fisiologia do crescimento; fisiologia do envelhecimento).
AULAS TEÓRICO-PRÁTICAS
Regulação fisiológica da sede
Fisiologia do stress.
Sentidos químicos.
Regulação hormonal da digestão.
Fisiopatologia gastro-intestinal.
Metabolismo lípidico e tecido adiposo.
Fisiopatologia da aterosclerose.
Fisiopatologia da diabetes.
Equilíbrio hidroelectrolítico.
Equilíbrio ácido-base.
Termorregulação.
Bibliografia Obrigatória
Bruce M. Koeppen & Bruce A. Stanton; Berne & Levy. Physiology. , Mosby, 2008. ISBN: ISBN: ISBN:978-0-323-04582-7
Bibliografia Complementar
Berne Robert M. 340;
Principles of physiology. ISBN: 0-323-00813-5
Ganong William F.;
Review of medical physiology. ISBN: 0-07-144040-2
Textos de apoio e artigos científicos disponibilizados pelos docentes
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas sessões teóricas procede-se à apresentação dos conhecimentos a adquirir, procurando posteriormente nas sessões teórico-práticas incentivar os estudantes à discussão dos conceitos apreendidos e à resolução de problemas, levando a uma melhor assimilação dos assuntos e consequente aprendizagem. Total de horas lectivas: 56 horas: teóricas: 28 horas (2 aulas de 1 hora por semana); teórico-práticas: 28 horas (1 aula de 2 horas por semana).
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
60,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Vigora o regime de frequência da FCNAUP (vide Regulamento Académico).
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação é feita em 2 partes: (i) avaliação teórico-prática (TP); (ii) avaliação teórica (T). CLASSIFICAÇÃO FINAL = TP+ 0,75*T + AC.
1. Avaliação teórico-prática e prática (TP): Contínua durante as aulas teórico-práticas pelos respectivos docentes, sendo os alunos classificados de 0 a 5. A avaliação teórico-prática é ponderada em 25% na classificação final (ver fórmula). Para obter aprovação à disciplina o estudante deverá ter pelo menos 2/3 de presenças.
2. Avaliação teórica (T): Realizada sob a forma de exame escrito e ponderada em 75% na classificação final. Cada exame é constituído por 60 perguntas distribuídas por 2 grupos (40 de escolha múltipla; 20 verdadeiro/falso). A classificação mínima tem que ser superior a 9,5 valores.
O contacto com os alunos nas aulas teóricas será valorizado, através de uma avaliação complementar a decorrer durante as aulas teóricas. A avaliação complementar (AC) será assim efectuada em dois momentos de avaliação (em datas não anunciadas) e será ponderada entre 0 a 1 valor. Este valor será adicionado à classificação final.
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os trabalhadores estudantes que não obtenham frequência às aulas teórico-práticas, terão de realizar exame teórico-prático. Só obtendo classificação positiva neste, poderão realizar exame teórico.
Melhoria de classificação
Vigora o regime de frequência da FCNAUP (vide Regulamento Académico).
Observações
Módulo obrigatório
Língua de ensino : Português
O atendimento aos estudantes deve ser solicitado por correio electrónico dirigido ao responsável pela unidade curricular.