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Projecto de Comunicação

Código: CN21006     Sigla: PROJCO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Sociais

Ocorrência: 2012/2013 - 1S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Nutrição

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CNUP 91 Plano oficial 2 - 2 21 54

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O Projecto de Comunicação na licenciatura em Ciências da Nutrição tem como objectivos:

1. Proporcionar conhecimentos sobre o enquadramento conceptual e as diferentes especificações de natureza técnica que um projecto de educação na área das ciências de nutrição tem que cumprir.

2. Proporcionar capacidades de planeamento, nomeadamente para elaborar uma ficha de projecto em educação alimentar, onde conste a análise da situação, objectivos, metodologias de intervenção e avaliação.

3. Proporcionar capacidades de base para saber implementar um projecto de educação alimentar.

4. Proporcionar capacidades de base para saber avaliar os resultados de um projecto de educação alimentar.

Programa

I. Enquadramento conceptual e bases metodológicas

1.1 Comunicação versus Educação nas Ciências da Nutrição
1.2 Educação alimentar, Educação para a saúde e Promoção da Saúde
1.3 Processo de educação alimentar: Objectivos fundamentais

II. O Projecto de Educação Alimentar em Ciências da Nutrição e Alimentação

2.1 Metodologia de projecto
2.2 Diagnóstico
2.3 Planeamento
2.4 Realização de actividades
2.5 Avaliação de resultados

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Um projecto pode-se definir como um conjunto de actividades, implicando a utilização de recursos diversos, executadas para levar a cabo um determinado objectivo. Um projecto está normalmente associado a uma produção unitária e com um desenvolvimento limitado no tempo.

O conjunto de aulas desta unidade curricular funciona como um projecto real, onde o docente funciona como um facilitador ajudando os alunos a construir um projecto de educação alimentar em ciências da nutrição e alimentação, levá-lo à prática e avaliá-lo. Para isso as aulas decorrerão em ambiente de prática laboratorial com determinados objectivos em cada sessão e execução prática respectiva em espaços públicos onde habitualmente o Nutricionista actua.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Obtenção de frequência

A avaliação consta de uma prova escrita sobre conhecimentos adquiridos e a realização de uma apresentação prática e entrega de um relatório sobre esta actividade.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação consta de uma prova escrita sobre conhecimentos adquiridos (25%) a realizar em 10 de Dezembro e a realização de uma apresentação prática e entrega de um relatório sobre esta actividade (75%). Em qualquer um dos momentos de avaliação a classificação não poderá ser inferior a 9,5 valores e estas duas componentes de avaliação são obrigatórias.

Por razões de informação qualitativa as presenças nas aulas teóricas vão ser monitorizadas.

Provas e trabalhos especiais

No presente ano lectivo, será realizado Trabalho de Campo ( últimas 2 semanas de Novembro) fora da instituição em autarquia a definir. Durante os 3 dias em que estes trabalhos decorrem os alunos deverão adaptar antecipadamente os seus horários pessoais e de aulas a esta actividade consoante o planeamento pré-definido pelos docentes.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

No caso de estudantes que comprovadamente não possam assistir e participar na realização de trabalhos práticos deverá ser requerida pelo estudante até ao último dia de Setembro a realização de trabalho equivalente que será definido pelo Regente.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação processa-se através de avaliação escrita.

Observações

Em cada ano lectivo podem realizar-se workshops nas áreas da comunicação/educação alimentar que poderão substituir as aulas.
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