Nutrição Humana
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências Naturais |
| OFICIAL |
Ciências da Saúde |
Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| CNUP |
91 |
Plano oficial |
2 |
- |
7 |
70 |
189 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
No domínio dos conhecimentos, o estudante deve:
- Identificar os constituintes dos alimentos, nutricionais e não nutricionais, suas funções, utilização e inter-relações metabólicas;
- Conhecer recomendações nutricionais e suas bases metodológicas;
- Caracterizar o padrão nutricional ideal;
- Identificar factores que interferem no aprovisionamento e qualidade de alimentos, e na qualidade nutricional;
- Reconhecer a nutrição adequada como parte integral da promoção de saúde e prevenção da doença, e que a mortalidade e a morbilidade podem ser significativamente reduzidas através da manipulação de factores nutricionais, durante o ciclo de vida e em situações fisiológicas particulares;
- O papel do nutricionista como especialista a que se deve recorrer para planear a ingestão nutricional.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Introdução ao estudo da nutrição
1. Linguagem e conceitos gerais. Necessidades e recomendações. Factores que interferem na qualidade nutricional. Actividade física e balanço nutricional. Modelos de nutrição inadequada. Situação nutricional em Portugal e no Mundo. Enquadramento da Nutrição nas ciências da saúde. Seu envolvimento com a sociedade.
Energia e nutrimentos
1. Fontes de energia. Como se disponibiliza, avalia e refere. Metabolismo da energia. Componentes e métodos de avaliação do gasto energético. Balanço energético, peso e composição corporal. Necessidades e recomendações.
2. Nomenclatura, classificação e propriedades de glícidos. Listagem de substâncias de natureza glicídica, digeríveis e indigeríveis. Papel biológico e sua variação conforme factores influenciadores da biodisponibilidade. Índice glicémico. Glícidos e indústria alimentar. Necessidades e recomendações.
3. Fibras: definição, nomenclatura, classificação e listagem de constituintes. Papel biológico, propriedades, usos e utilização pela indústria. Microfiora intestinal. Necessidades e recomendações.
4. Fontes proteicas e suas particularidades. Qualidade proteica e funções orgânicas e funcionais. Avaliação de necessidades; recomendações decorrentes. Aminoácidos: listagem, papel biológico, modificações induzidas pelo processamento industrial. Reacção de Maillard.
5. Gorduras alimentares, nomenclatura, classificações e propriedades conferidas aos alimentos. Colesterol e outros esteróis. Ácidos gordos: numeração, listagem, ocorrência, propriedades e funções. Ácidos gordos essenciais, derivados metabólicos e papéis biológicos. Utilização doméstica e industrial de gorduras; substitutos e miméticos. Necessidades e recomendações.
6. Álcool etílico e outros álcoois presentes em bebidas alcoólicas: absorção, difusão e metabolização. Efeitos biológicos. Sinistralidade, síndrome alcoólico fetal, outros efeitos lesivos
7. Minerais e vitaminas: nomenclatura, propriedades biológicas e funções. Noção de deficiência e carência. Doses recomendadas. Deficiência oculta prolongada e patologia decorrente.
8. Equilíbrio redox na perspectiva nutricional. Anti-oxidantes: listagem, natureza, funções biológicas e relação com patologia.
9. Substâncias não nutritivas e compostos orgânicos com relevância nutricional presentes em alimentos. Fitonutrimentos: classes e componentes; e actividade biológica.
10. Água nutrimento: funções; balanços hídrico, electrolítico e ácido básico. Necessidades de água e sua satisfação.
Nutrição e saúde
1. Padrão nutricional ideal: conceito, formulação e implicações.
2. Desequilíbrios e défices nutritivos em sociedades de consumo.
Bibliografia Complementar
Paul Insel; Nutrition, Jones and bartlett Publishers, 2011. ISBN: 978-0-7637-7663-3
Observações Bibliográficas
A bibliografia específica para cada sessão é disponibilizada em cada sumário
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição dialogada, análise e resolução de problemas e orientação tutorial
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Obtenção de frequência
Assiduidade conforme Regulamento Académico da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto
Fórmula de cálculo da classificação final
Na disciplina, os estudantes podem optar por um formato de avaliação distribuída (contínua) ou exame final. A avaliação distribuída inclui: 1 teste escrito correspondente ao exame em época normal; e a apresentação oral de um trabalho monográfico, a resolução de exercícios ou realização de trabalhos, e a observação directa dos estudantes nas sessões.
Por motivos que se relacionam com as condições de gestão de tempo em tarefas docentes e a necessidade de ter um formato prático de avaliação, não se pode faltar ao exame escrito para o modo de avaliação distribuída, nem obter nesta prova uma classificação inferior a 45% (sem arredondamentos) do máximo previsto nesse exame.A matéria coberta pelas questões inclui toda a que foi ministrada. As questões no exame escrito podem ser de resposta de escolha múltipla, completar frases, verdadeiro ou falso, ou resposta alargada e ou limitada.
A classificação final, em avaliação distribuída, resulta da classificação proveniente do exame escrito (0 a 17,00), adicionada da classificação, a variar até 3,00, correspondente à apresentação oral de um trabalho monográfico, à resolução de exercícios ou realização de trabalhos (seleccionados para avaliação), e à observação directa dos estudantes nas sessões.
Em alternativa, existe a possibilidade de realizarem exame final, com a seguinte condição: terem frequência, nos termos legais; a prova de exame final consiste na resposta a um conjunto de questões referente à matéria de todas as sessões.
Melhoria de classificação
Caso o estudante deseje, e tenha obtido aprovação através de avaliação distribuída, é permitida a realização de exame para melhoria de classificação, considerando a sua classificação anterior de avaliação distribuída, correspondente à componente “apresentação oral de trabalho monográfico, resolução de exercícios ou realização de trabalhos, e observação directa dos estudantes nas sessões”, a valer até 3,0 valores, e a classificação que venha a obter no EXAME que neste modelo passará a valer até 17,0 valores. O desejo do estudante para considerarmos na melhoria, o modelo de avaliação atrás descrito [(classificação total = parte da avaliação distribuída (até 3,0 valores) + exame (até 17,0 valores)], deverá ser manifestado por escrito, em folha individual com o nome e assinada, a entregar no dia/hora marcada para o exame, instantes antes de o iniciar ou ler o enunciado do exame; após iniciado o exame, se não o tiver feito antes, não é possível optar pelo modelo atrás descrito e a classificação a atribuir é exclusivamente a que venha a ser obtida no exame (até 20 valores). Em alternativa, podem preferir a classificação obtida no exame sem considerar a avaliação distribuída, que assim valerá até 20 valores. O desejo do estudante para considerarmos na melhoria, o modelo de avaliação atrás descrito [(classificação total = parte da avaliação distribuída (até 3,0 valores) + exame (até 17,0 valores)], deverá ser manifestado por escrito, em folha individual com o nome e assinada, a entregar no dia/hora marcada para o exame, instantes antes de o iniciar ou ler o enunciado do exame; após iniciado o exame, se não o tiver feito antes, não é possível optar pelo modelo atrás descrito e a classificação a atribuir é exclusivamente a que venha a ser obtida no exame (até 20 valores).
Observações
Atendimento em gabinete virtual (tópicos de discussão do Moodle) e no gabinete 344, 6ª feira, 10-15h.