Bioquímica II
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências Físicas |
| OFICIAL |
Ciências da Saúde |
Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| CNUP |
83 |
Plano oficial |
2 |
- |
5 |
49 |
135 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Esta unidade curricular surge inserida numa sequência que, no seu todo, pretende ser coerente. Assim, com base nos conhecimentos e treino de pensamento em termos bioquímicos já adquiridos nas unidades curriculares de Química Orgânica e Bioquímica I, propõe-se agora iniciar a aprendizagem dos capítulos mais importantes do metabolismo do ser humano, com vista à compreensão integrada do estado de saúde e de algumas doenças, seleccionadas por critérios de prevalência e/ou exemplaridade pedagógica. Não se pretende que os estudantes aprendam a descrever de cor as vias metabólicas, mas a saber lê-las como se lê um mapa, vendo como os metabolitos intermediários se relacionam uns com os outros, onde estão os pontos chave para a regulação e para a integração das diferentes vias, onde actuam enzimas afectadas por doenças conhecidas, ou enzimas alvo de medicamentos ou venenos, e ainda a perceber como alterações num sistema podem levar a alterações nos outros sistemas.
As bases do conhecimento que permitem entender porque uma dieta é mais adequada do que outra, quais as necessidades nutricionais das pessoas nas diversas fases do desenvolvimento, diversos estados ponderais, diversas situações de saúde ou doença, e ainda as bases que permitem interpretar e avaliar os dados que se vão adquirindo sobre os riscos e benefícios para a saúde de determinadas alterações alimentares encontram-se fundamentalmente na Bioquímica. Na realidade, é neste conjunto de unidades curriculares que se estuda o modo como os nutrientes são metabolizados, como interactuam uns com os outros e como interferem com os múltiplos sistemas metabólicos e reguladores do organismo.
Compreende-se, por força de tudo isto, que nesta e nestas unidades curriculares estejam em causa conhecimentos essenciais para quem pretende cursar, com êxito e autonomia cognitiva futura, uma licenciatura como a das Ciências da Nutrição e da Alimentação.
Programa
Introdução ao metabolismo.
Vias metabólicas.
Metabolismo Glicídico - Glicólise. Oxidação do piruvato. Metabolismo do glicogénio. Via das pentoses. Via dos ácidos urónicos. Metabolismo da frutose, galactose e outras oses. Neoglicogénese. Doenças características do metabolismo glicídico.
Metabolismo Lipídico - Metabolismo dos ácidos gordos. Síntese dos ácidos gordos. Cetogénese. Origem, transporte e destino das lipoproteínas plasmáticas. Metabolismo do colesterol e dos ácidos biliares. Doenças do metabolismo lipídico.
Ciclo dos Ácidos Tricarboxílicos - Aspectos estruturais, energéticos e regulatórios.
Fosforilação oxidativa.
Visão Integrada do Metabolismo Glicídico e Lipídico.
Bibliografia
- Baynes J.W., Dominiczak MH.: Medical Biochemistry. 3rd. Ed. Elsevier Mosby. New York. 2009.
- Berg J.M., Tymoczko J.L. and Stryer L.: Biochemistry. 6th. Ed. International Edition. W.H. Freeman and Company. New York. 2006.
- Brody T.: Nutritional Biochemistry. 2nd. Ed. Academic Press. San Diego. 1999.
- Frayn K.N.:Regulação Metabólica. 3th Ed. U.Porto Editorial. Porto. 2012.
- Murray R.K., Granner D.K., Mayes P.A. and Rodwell V.W.: Harper's Illustrated Biochemistry. 28th. Ed.. McGraw-Hill Medical. London. 2009.
- Nelson D.L., Cox M.M.: Lehningher Principles of Biochemistry (4th Ed.). W.H. Freeman and Company, New York. 2005.
- Stipanuk M.H.: Biochemical, Physiological, Molecular Aspects of Human Nutrition. 2nd. Ed. Saunders Elsevier. St. Louis. 2006.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A aprendizagem será proposta e auxiliada através da participação em aulas teóricas - 2 aulas teóricas semanais, 3ªs feiras das 11h00 às 12h00 (anfiteatro B010 FEUP) e 5ªs feiras das 12h00 às 13h00 (anfiteatro B023 FEUP) e trabalhos de grupo (uma sessão semanal de 90 minutos, no horário próprio de cada turma).
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
45,50 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Frequência de 2/3 dos trabalhos de grupo.
Fórmula de cálculo da classificação final
Prova escrita – constituída por uma série de perguntas de escolha múltipla, um pequeno número de questões de resposta aberta e de temas para desenvolvimento. É necessário a obtenção de um mínimo de 8,0 valores (nota não arredondada) para que nota da prova escrita seja ajustada pela avaliação distribuída.
O ajuste da nota da prova escrita terá em conta a classificação obtida na avaliação distribuída (a partir da participação nos trabalhos de grupo e outras actividades). Se a classificação da avaliação distribuída (Muito bom, Bom, Suficiente ou Insuficiente) for do mesmo nível ou inferior ao nível da nota do teste (17 ou mais valores equivalente a Muito bom, 14 a 16 equivalente a Bom, 10 a 13 equivalente a Suficiente, menos de 10 equivalente a Insuficiente), não se altera a nota do teste (nota final igual à nota da prova escrita). Se a classificação da avaliação distribuída for de um nível imediatamente acima ao da nota do teste, a nota final será 1 valor mais alta que a nota da prova escrita (ex: 10 no teste e Bom na avaliação contínua = 11 valores). Se a classificação da avaliação distribuída estiver 2 ou mais níveis acima da nota do teste, a nota final terá 2 valores mais que a nota da prova escrita (ex: 10 no teste e Muito bom na avaliação contínua = 12 valores).
A nota da avaliação distribuída é válida durante os dois anos lectivos seguintes àquele em que é obtido o aproveitamento.