Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Projetos > Projeto/Contrato PS:PTDC/CPE-CED/102952

Projeto/Contrato PS:PTDC/CPE-CED/102952

Início Aprovado Em Curso Concluído Encerrado

Estado
Projeto EncerradoEncerrado
Publicação
PublicadoPublicado
Dados Gerais
Código: 60024
 
Referência: PTDC/CPE-CED/102952
Nome Curto: EduCiPart
Título: Educação para a cidadania participatória em sociedades em transição.
Financiamento Competitivo: Sim
Envolve empresas?:
Nº de Instituições Participantes: 2
Âmbito
Tipo: Projeto Financiado
 
Âmbito Geográfico: Nacional
 
Tipo de Ação: I&DT
Financiamento
Programa: COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade
Instituição Financiadora: Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Âmbito Geográfico Financeiro: Nacional
Data de Contrato de Financiamento: 2010-06-01
Calendarização
Data de Início Efetivo: 2010-05-01
Data de Conclusão Prevista: 2012-10-30
Data de Conclusão Efetiva: 2012-10-30
Orçamento
Moeda: EUR
 
Orçamento Global Aprovado: 88.000,00 EUR
Detalhes
Resumo: Nota preliminar: a ideia original deste projecto foi proposta pelo Prof. Dr. Reinhold Hedke da Universidade de Bielefeld a um grupo de investigadores de vários países europeus. O projecto foi então delineado num grupo em que estamos activamente envolvidas. A nossa decisão de o transformar num projecto nacional será seguida por colegas de outros países. Mas é importante realçar que os objectivos aqui propostos não dependem do contexto internacional.\nNos últimos 30 anos vários países europeus com um passado autoritário viveram uma transição para a democracia (os países ibéricos e os países do ex-bloco soviético), com uma profunda transformação das suas instituições políticas, incluindo tanto a instituição da democracia como a integração na União Europeia. Esta transição política foi acompanhada por uma forte ênfase no papel da escola na promoção de uma cidadania (democrática e europeia), especialmente desde meados da década de 90: a educação para a cidadania (EC) foi o motto para reformas educativas na Europa (Menezes, 1999, 2003a), e objecto de muitos estudos internacionais sobre os conhecimentos, competências, atitudes e envolvimentos politicos dos jovens (Amadeo et al., 2002; Torney-Purta et al., 2001). No entanto, apesar deste intenso esforço para promover políticas e estratégias de educação para a cidadania, pouco se sabe acerca da prática das escolas. Adicionalmente, em países que experienciaram transformações políticas tão intensas, é relevante responder às seguintes questões: Em que medida as escolas estão actualmente comprometidas em promover uma cultura democrática que integra uma consciência histórica crítica do passado totalitário? Como são as imagens do passado apresentadas nos curricula, manuais, formação de professores e práticas de sala de aula? O passado é abertamente discutido ou ocultado, criticado ou branqueado?\nAs últimas décadas assistiram a um renovado interesse na cidadania tanto em termos teóricos como empíricos (e.g., Beiner, 1995), part Ver mais. Adequado para parcelas de texto incompletas e que, através deste ícone, permite-se que o utilizador leia o texto todo.
Enquadramento Científico
Domínio Científico (FOS - Nível 2): Ciências sociais > Ciências da educação

Áreas Científicas (CORDIS - Nível 5)

Mais informações Não existem Áreas Científicas associadas ao Projeto.

Palavras Chave

  • Cidadania
  • Escola
  • Participação
  • Transição para a democracia
Documentos
Mais informações Não existem Documentos associados ao Projeto.

Publicações associados ao Projeto

Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Andreia Caetano (Autor) (Outra); Mariana Rodrigues (Autor) (Outra); Pedro Ferreira (Autor) (Outra); Helena C. Araújo (Autor) (FPCEUP); Isabel Menezes (Autor) (FPCEUP)
2012
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Mariana Rodrigues (Autor) (Outra); Andreia Caetano (Autor) (Outra); Pedro Ferreira (Autor) (Outra); Sofia Pais (Autor) (Outra); Isabel Menezes (Autor) (FPCEUP)
2012
Artigo em Revista Científica Internacional
Isabel Menezes (Autor) (FPCEUP); Pedro D. Ferreira (Autor) (FPCEUP)
2014
Artigo em Revista Científica Internacional
Sofia C. Pais (Autor) (Outra); Mariana Rodrigues (Autor) (Outra); Isabel Menezes (Autor) (FPCEUP)
2014
Artigo em Revista Científica Internacional
Ana Bela Ribeiro (Autor) (Outra); Mariana Rodrigues (Autor) (Outra); Andreia Caetano (Autor) (Outra); Sofia Pais (Autor) (Outra); Isabel Menezes (Autor) (FPCEUP)
2012
Capítulo ou Parte de Livro
Pedro D. Ferreira (Autor) (FPCEUP); Andreia Caetano (Autor) (Outra); Mariana Rodrigues (Autor) (Outra); Carina Lopes (Autor) (Outra); Sofia C. Pais (Autor) (FPCEUP); Helena C. Araújo (Autor) (FPCEUP); Isabel Menezes (Autor) (FPCEUP)
2013
Instituições Participantes no Projeto
Instituição Contacto Criar Tab?
Nome Nome Curto País Tipo Participação Nome Telefone Email
Centro de Investigação e Intervenção Educativas CIIE Portugal Instituto de ID Proponente
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto FPCEUP Portugal Universidade Proponente
 
Orçamentos e Equipas
Orçamento Aprovado: 88.000,00 EUR
Valor Financiado Aprovado: -
Valor co-financiado Aprovado: -
Taxa de Financiamento: -
Orçamento Confidencial:

Pessoas no Projeto

Instituição Nome Nome Curto Função Dedicação (%) Contribuição (%) Afetação
Data de Início Data de Fim
FPCEUP Helena Costa Gomes de Araújo HCGA Investigador 20 0
FPCEUP Isabel Maria Alves e Menezes Figueiredo IM Investigador Responsável na UO 25 0

Técnicos no Projeto

Mais informações Não existem Técnicos associadas ao Projeto.
Laboratórios
Mais informações Não existem Laboratórios associados ao Projeto.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2025-06-28 às 23:01:21 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias