Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Investigação & Desenvolvimento


Investigação & Desenvolvimento


A investigação desenvolvida na Faculdade de Belas Artes assenta principalmente nas atividades desenvolvidas pelas suas duas principais unidades de Investigação: o i2ADS e o ID+.

Não só através destas, mas também com o contributo dos programas de mestrado, doutoramento, pós-docs e especialização avançada, os docentes e investigadores da FBAUP são responsáveis pelo desenvolvimento de projetos de investigação, pela produção regular de publicações académicas, participação e organização de conferências nacionais e internacionais, workshops e exposições.

A par da investigação científica, a FBAUP promove a reflexão através da prática artística e produção de Design em parceria e transferência simbiótica com o tecido social, empresarial e cultural da cidade e do país. Para além das suas principais unidades de investigação, os docentes e investigadores da FBAUP são colaboradores em reconhecidas entidades de I+D+I nacionais e internacionais, como o INESC-TEC,UPTEC, Academia Europaea, CSM, entre outras.

O i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade constituiu-se em 2011. É uma unidade de investigação sediada na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), tendo como entidade parceira a Escola Superior de Música e de Artes do Espetáculo (ESMAE-PP). O i2ADS aposta no trabalho colaborativo, organizado em research hubsque se entrelaçam nas áreas temáticas da unidade de I&D. O Instituto tem como missão promover a investigação teórica, experimental e em práticas artísticas, nas áreas das Artes Plásticas, do Design, do Desenho, dos Estudos Artísticos, da Educação Artística, da Música e das Artes do Espetáculo.

O ID+ visa inscrever e legitimar a investigação em design e demais práticas e sectores criativos e culturais, que se desenvolvem em Portugal e em redes internacionais de cooperação, junto do universo científico nacional e internacional. Desta forma, o ID+ pretende contribuir para a produção, transferência, apropriação e comunicação do conhecimento científico e disciplinar em contextos sociais, culturais e económicos, por via de redes de escala local, regional, nacional e internacional. O ID+ pretende ainda escrutinar e interpretar o património e a contemporaneidade, em perspetivas culturais e mediáticas, contribuindo, a partir das suas áreas de especialidade, para a capacitação e pedagogia dos diversos agentes sociais, culturais e económicos, bem como para a qualificação da cultura material.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2020-08-26 I  Página gerada em: 2021-06-24 às 07:15:20 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais