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Estética II

Código: E202     Sigla: EII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Arte

Ocorrência: 2022/2023 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Arte e do Design
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 112 Plano de estudos de LAP_publicaçao em DR de 24/05/2021 2 - 3 30 81
LD 0 Plano de estudos de LD_publicaçao em DR de 7 de junho de 2022 2 - 3 30 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Helder Manuel de Jesus Gomes Regente

Docência - Horas

Teórica: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 2,00
Helder Manuel de Jesus Gomes 2,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Compreender a implicação entre as formas de representação artística e criativa e as representações de sujeito e mundo que lhe subjazem.

Potenciar o exercício de uma reflexão crítica e informada que tenha como objecto primeiro a criação e recepção das obras de arte.

Pensar a prática criativa como uma investigação sobre o próprio pensamento e sobre os instrumentos culturais de representação do mundo como experiência humana.

Ter consciência do processo, historicamente ancorado, da formação e desenvolvimento dos valores e instrumentos conceptuais inerentes à experiência estética.

Resultados de aprendizagem e competências

Compreender a formação e o desenvolvimento de modelos de pensamento e de estruturas conceptuais chave para a modernidade e a contemporaneidade.

Desenvolver autonomia crítica.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

A)Benjamin: « A Obra de Arte na Era da sua Reprodutibilidade Técnica» A nostalgia da representação ideal.
 
B) Adorno: A arte como transformação do real; Arte e comunicação; a exigência de radicalidade da investigação artística.
 
C)F. Lyotard e J. Derrida: a crítica ao logocentrismo
a- J-F. Lyotard: a experimentação como modo privilegiado de acção criativa na pós-modernidade.
b- Derrida: Desconstrução: O discurso nos limites da representação.
 
D) Arthur C. Danto: O devir-conceito da obra de arte:
a) A noção de mundo da Arte — problematização.



Autor / Obra de leitura obrigatória e de articulação transversal com os restantes autores: Jacques Rancière, O Espectador Emancipado.

Bibliografia Obrigatória

Jacques Rancière; O^espectador emancipado. ISBN: 978-989-8327-06-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Metodologias de ensino: o reduzido número de horas de contacto e o grande número de estudantes inscritos condicionam as metodologias. Optou-se por presentações orais nas horas de contacto e por dinamizar a autonomia dos estudantes, através dos materiais bibliográficos fornecidos.

Do mesmo modo, o elevado número de estudantes inscritos condiciona as metodologias de avaliação. A avaliação por Exame escrito. Neste, os critérios de avaliação são os seguintes:

Rigor científico e conceptual; adequação da resposta ao problema colocado; distanciamento crítico; conhecimentos específicos demonstrados.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

De acordo com o regime de estudos.

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação obtida no exame.
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