Metodologias de Projeto e de Investigação (II)
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Design |
Ocorrência: 2022/2023 - 2S

Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Obs.: Suitable for English-speaking students
Objetivos
Auxiliar os estudantes a concluir, em qualidade e em tempo, a dissertação/relatório;
Acompanhar criticamente o desenvolvimento do trabalho/estudo, independentemente do acompanhamento dos orientadores;
Auxiliar a resolver os problemas metodológicos inerentes ao processo de cada estudante, nas dimensões de estudo, redação e de prática projetual;
Fornecer informações e conteúdos relacionados com todo o processo de segundo ano: documentos a entregar, prova pública e sua avaliação.
Resultados de aprendizagem e competências
No final do semestre, os estudantes terão desenvolvido um conjunto de competências que lhes permita produzir um documento escrito e respectiva componente prática (quando exista), bem como encarar a prova pública de mestrado com mais confiança, munidos de argumentos metodológicos e teóricos relativos à sua temática quer no domínio geral do curso — o design gráfico e editorial.
Nesse sentido, os estudantes, para além de terem participado nas apresentações orais sobre os conteúdos ministrados e participado nas discussões de esclarecimento, tiveram de redigir um texto/apresentação do estudo/projeto e fizeram um apresentação final (com metade do tempo da prova pública).
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. A investigação e o estudo em design e as especificidades de cada modalidade de estudo/projecto: dissertação, projeto e estágio.
2. Metodologia e características das três modalidades do mestrado: o que objectivam e o que se espera de cada uma;
3. O trabalho prático, o estudo teórico e o documento a entregar;
4. Revisão sobre as características do documento: resumo/abstract, palavras-chave, índices, introdução, capítulos, conclusões;
5. A escrita e os estilos de escrita de dissertações e relatórios;
6. Bibiografia, citações e processo normativo;
7. A apresentação visual e verbal da prova pública de mestrado e sua defesa;
8. Critérios sobre a avaliação da dissertação/relatório e prova final.
Bibliografia Obrigatória
Gjoko Muratovski ; Research for Designers: A Guide to Methods and Practice, SAGE Publications Ltd, 2022. ISBN: 978-1529708158
Bruce Hanington;
Universal methods of design. ISBN: 978-1-63159-748-0
Clara Coutinho; Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas - Teoria e Prática, Almedina , 2018. ISBN: 9789724051376
Bibliografia Complementar
Ana Maria Ramalho Correia, Anabela Mesquita ; Mestrados e Doutoramentos, Grupo Editorial Vida Económica, 2014. ISBN: 9789897680502
Jenn Visocky O'Grady, Ken Visocky O'Grady; A Designer's Research Manual, Rockport Publishers, 2017. ISBN: 978-1631592621
APA; Publication Manual of the American Psychological Association (6th Revise), Washington: American Psychological Association, 2010
Turabian Kate L.; A Manual for writers of research papers, theses, and dissertations. ISBN: 978-0-226-81638-8
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Os métodos de ensino utilizados ao longo do semestre são: expositivo, interrogativo, demonstrativo e activo.
Aulas de exposição de conteúdos; discussão sobre a natureza e adequação dos métodos de cada um; apresentação de exemplos, com convidados e através de projetos e estudos bem sucedidos; prática de escrita e de apresentação visual e verbal.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
20,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
30,00 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Trabalho de campo |
20,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
3,00 |
Estudo autónomo |
80,00 |
Frequência das aulas |
45,00 |
Trabalho escrito |
34,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
A obtenção da frequência será obtida através de uma nota igual ou superior a 10 conforme a ponderação das componentes de avaliação da fórmula de cálculo da classificação final
Fórmula de cálculo da classificação final
Frequência das aulas (FA) 20%
Realização de exercícios (RE) 20%
Trabalho Final (TF) 60%
- TF = (Componente escrita (CE) 30% + Componente de apresentação (CA) 30% )
- CA = Subcomponente de apresentação visual (SCV) 15% e Subcomponente de comunicação oral (SCO) 15%
Nota Final (NF) = 20% FA + 20% RE + 60% TF (30% CE + 30% CA (15% SCV + 15% SCO) )
Melhoria de classificação
A melhoria efetua-se apenas por frequência da UC