Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MDIDV

Dispositivos Visuais

Código: MDIDV     Sigla: MDIDV

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Design

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Mestrado em Design da Imagem

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MDI 16 Plano de Estudos do MDI_Publicação em DR de 03/11/2016 1 - 6 45 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José Manuel da Silva Fernandes de Carvalho Carneiro Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Susana Cruz Barreto 3,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A Unidade Curricular de Dispositivos Visuais tem como objetivos principais dotar os alunos de conhecimentos teóricos e práticos em que a imagem, fixa e em movimento, assume um papel determinante para o desenvolvimento dos projectos de investigação.

A disciplina divide-se entre a exploração do suporte tecnológico, inseparável à captação de imagens, e métodos de investigação aliados à construção do espírito crítico pela análise, compreensão e discussão de exemplos no contexto da área de experimentação e reflexão em torno de projectos específicos. Esta abordagem associada a uma perspetiva informada e integradora sobre a relação dos dispositivos visuais com a prática da investigação e projectual.

Resultados de aprendizagem e competências

- Compreender a complexidade histórica e cultural dos dispositivos visuais;
- Ser capaz de problematizar os regimes de visibilidade e de enunciação das imagens por uma perspetiva crítica dos meios visuais;
- Desenvolver conhecimentos sobre métodos de investigação e de experimentação para a realização de projetos que envolvem a produção e a difusão da imagem (fixa ou em movimento).

Modo de trabalho

Presencial

Programa

As aulas estão divididas em duas partes, a primeira expositivas/debate e a segunda, de aplicação prática dos conhecimentos teóricos e em sintonia com os projectos de investigação dos discentes.

— Contextualização histórica dos dispositivos visuais;
— Perspectiva crítica e taxonómica;
— Métodos de investigação;
— Análise de imagens;
— Exposição de projectos sustentados por aparatos visuais;
— Manipulação de imagens;
— Finalização de projectos;
— Suportes de apresentação.


Bibliografia Obrigatória

Jonathan Crary; Techniques of the observer. ISBN: 0-262-53107-0
Vilém Flusser; Ensaio sobre a fotografia
André Parente (Org.); Imagem-Máquina: A Era das Tecnologias do Virtual, 34, 1993. ISBN: 978-85-85490-27-0
Mangueira, Camila; A Mobilidade Fotográfica. In Novas Formas do Audiovisual, Estação das Letras e das Cores, 2016. ISBN: 978-8568552483
Machado, Arlindo; El Paisaje Mediático, Libros de Rojas, 2000. ISBN: 9S0-29-oSHz-z
Machado, Arlindo; Arte e Mídia, Jorge Zahar, 2007. ISBN: 978-8571109797
Raymond Bellour; Between the images. ISBN: 978-3-03764-144-6
Nöth, Winfried; Bishara, Nina; Self-Reference in the Media, Mouton de Gruyter, 2007. ISBN: 978-3-11-019464-7
Virilio, Paul; The Vision Machine: Perspectives. ISBN: ISBN 978-0253209016

Bibliografia Complementar

Jacques Aumont; L. image. ISBN: 2-09-190706-5
Baitello, Norval; O Pensamento Sentado, 2012. ISBN: 978-85-7431-509-6
Bellour, Raymond; A Querela dos Dispositivos, 2008. ISBN: 2177-8566
Walter Benjamin; Sobre arte, técnica, linguagem e política. ISBN: 972-708-1770
Gilles Deleuze; A^imagem-movimento. ISBN: 972-37-0958-9 20.00
Dubois, Philippe; Cinema, Vídeo, Godard, Cosac Naify, 2011. ISBN: 978-8575033524
Vilém Flusser; Los Gestos: Fenomenologia y Comunicación, Herder, 1994. ISBN: 84-254-1832-1
Fontcuberta, Joan; A Câmera de Pandora: A Fotografi@ Depois da Fotografia, G. Gilli, 2014. ISBN: 978-85-65985-06-2
Bruce Hanington; Universal methods of design. ISBN: 978-1-63159-748-0
Hoelzl, Ingrid and Marie, Rémi; Softimage: towards a new theory of the digital image. ISBN: 978-1783205035
Huhtamo, Erkki and Parikka, Jussi; Media archaeology: approaches, applications and implications. ISBN: 978-0520262744
Rosalind E. Krauss; A^voyage on the north sea. ISBN: 0-500-28207-2
Lister, Martin; The Photographic Image In Digital Culture, Routledge, 2013. ISBN: 978-0-415-53527-4
Mangueira, Camila, Fabrício Fava, and Miguel Carvalhais; Digital Image as a Semiotic Agent, Journal of Science and Technology of the Arts, 2020. ISBN: 1646-9798
Lev Manovich; The^language of new media. ISBN: 0-262-63255-1
Marshall McLuhan; Os^ meios de comunicação como extensões do homem. ISBN: 85-316-0258-0
Janet H. Murray; Hamlet on the Holodeck. ISBN: 0-262-63187-3
Nicholas Mirzoeff; The visual culture reader. ISBN: 0-415-14133-8
Nöth, Winfried and Santaella, Lucia; Imagem: Cognição, Semiótica, Mídia, Iluminuras, 2015. ISBN: 978-8573210569
Nöth, Winfried; Máquinas Semióticas, Galáxia, 2001. ISBN: 1982-2553
Santaella, Lucia; Linguagens Líquidas na era da Mobilidade. ISBN: 978-8534927659
Xavier, Ismail. ; O Discurso Cinematográfico, Paz e Terra, 2005. ISBN: 85-219-0676-5
Youngblood, Gene; Expanded Cinema. ISBN: 9780525472636
Siegfried Zielinski; Deep time of the Media. ISBN: 978-0-262-74032-6

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A disciplina prevê a realização de aulas expositivas para a discussão de textos e a análise de casos e projetos visuais específicos. Serão realizados exercícios de teor crítico e criativo e a produção de projetos que possam colaborar com a apreensão dos conteúdos e o desenvolvimento das pesquisas em curso. Procura-se desta forma oferecer autonomia criativa, tanto a nível conceptual como de realização, numa tentativa de desenvolver experiências originais e inovadoras.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Participação presencial 20,00
Trabalho prático ou de projeto 40,00
Trabalho de campo 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 30,00
Frequência das aulas 20,00
Trabalho de investigação 30,00
Estudo autónomo 20,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas do semestre.

Fórmula de cálculo da classificação final

Compreende a média entre a participação nas aulas e os trabalhos propostos para a disciplina.

Provas e trabalhos especiais

--

Avaliação especial (TE, DA, ...)

--

Melhoria de classificação

--

Observações

--

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-04-24 às 11:23:13 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias