Código: | P101 | Sigla: | P101 |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
CNAEF | Design |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Design |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Design da Imagem |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
MDI | 17 | Plano de Estudos do MDI_Publicação em DR de 03/11/2016 | 1 | - | 18 | 120 | 483 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
José Manuel da Silva Fernandes de Carvalho Carneiro | Regente |
Teorico-Prática: | 3,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Teorico-Prática | Totais | 1 | 3,00 |
José Manuel da Silva Fernandes de Carvalho Carneiro | 3,00 |
— Analisar a imagem para além da sua representação;
— Investigar e validar a imagem como unidade contemporânea de literacia;
— Reconhecer a importância da imagem a nível académico, cultural e profissional;
— Compreender a relevância das narrativas visuais em torno de projectos contemporâneos;
— Entender a importância de preservar documentais capazes de nos proporcionar uma visão do mundo a partir de um padrão individual, local, regional e mundial;
— Saber reconhecer um património visual transmissível de memória individual e coletiva;
— Trabalhar a imagem como entidade estruturante do design de comunicação e de múltiplos ramos de conhecimento;
— Desenvolver projectos de design sustentados pela utilização da imagem, cruzando áreas científicas crescentemente complexas.
— Produzir protótipos, modelos e projetos no campo do design de comunicação alargado, aplicados ao mercado e às respetivas necessidades dos seus públicos.
No final desta Unidade Curricular espera-se que os estudantes obtenham as seguintes competências:
— Identificar e definir problemas de comunicação que os incentivem a interferir na sociedade contemporânea;
— Procurar outros ângulos para os problemas, repensando o papel do design e dos processos utilizados por designers a partir de metodologias menos óbvias;
— Relançar a relação do designer segundo uma perspetiva interdisciplinar e que promova a inovação social e a construção de uma cultura sustentável e resiliente;
— Desenvolver projetos de design sustentados pela utilização da imagem, cruzando áreas científicas crescentemente complexas, aplicados a contextos específicos e a respetivas necessidades dos seus públicos.
— Produzir protótipos, modelos e projetos no campo do design de comunicação alargado, aplicados a contextos específicos e às respetivas necessidades dos seus públicos.
— Combinar os interesses pessoais com áreas científicas de questionamento ético e social;
— Reconhecer a importância da imagem a nível social, cultural e profissional.
Primeira Parte: Narrativa Fotográfica
Compreender a importância das relações entre imagens. Apresentação, análise e discussão de projetos fotográficos organizados em séries narrativas e temáticas. Criação de um repertório visual a partir de procedimentos tecnológicos relacionados com a preparação, formatação e produção de uma narrativa visual.
Segunda Parte: Design Relacional
Apresentação de programas de comunicação visual sustentáveis e funcionais, implementados a partir de conceitos originais e a partir dos quais resultem mensagens, meios e dispositivos visuais numa relação face à qual o Design seja viável como contrato ético com a sociedade. Criação de um projeto visual sustentando por um campo de reflexão teórico aplicado a um contexto social específico.
Terceira Parte: Proposta de Projeto de Investigação
Analisar projetos de investigação aplicada, valorizando experiências inovadoras em contextos históricos e contemporâneos. Consciencializar e aprofundar dinâmicas e impactos múltiplos entre design, sociedade e cultura, capacitando e preparando estudantes para a investigação a nível teórico e prático que possibilite a ampliação de conhecimento em projetos que resolvam problemas contemporâneos efetivos. Desenvolver propostas de investigação que possibilitem a realização de produtos de comunicação visual que alternativos às soluções mais imediatas do mercado, cruzando interesses científicos com visões éticas e sociais e que permitam a criação de protótipos de comunicação que atuem em contextos locais, regionais mas, também, internacionais, potenciando parcerias com entidades cívicas, científicas e/ou empresariais. Elaboração de propostas de projecto de investigação a desenvolver no segundo ano curricular do curso.
Metodologias de ensino sustentadas no seguinte modelo: aulas em dois módulos distintos: o primeiro, corresponderá a uma exposição teórica; o segundo, a um modelo de caráter mais prático.
A demonstração da coerência das metodologias de ensinos será testada no decorrer do semestre, através da preparação e análise dos projetos em curso. Desta forma, pretende-se discutir com os estudantes todas as fases do processo de trabalho, segundo os seguintes parâmetros:
— A lógica das metodologias deve ser coerente com as características científicas, os objetivos e as condicionantes de cada projeto;
— A coerência dos métodos utilizados estará relacionada com consequência aplicada dos resultados de cada projeto;
— Pertinência do estudo e das soluções encontradas;
— Dar visibilidade às questões de partida que tornem coerente o plano de investigação inerente a cada projeto;
— Equilíbrio entre enquadramento teórico e o plano prático do desenvolvimento experimental e laboratorial;
— Gestão e planeamento da investigação e a produção de trabalhos apresentados no decorrer do semestre
A avaliação será contínua e distribuída ao longo do semestre sem exame final. Será contemplada a originalidade do processo e a qualidade das metodologias utilizadas bem como a pertinência do seu resultado no campo do Design e da Imagem.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Participação presencial | 20,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Trabalho laboratorial | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 10,00 |
Elaboração de projeto | 20,00 |
Frequência das aulas | 20,00 |
Trabalho de campo | 10,00 |
Trabalho de investigação | 20,00 |
Trabalho laboratorial | 20,00 |
Total: | 100,00 |
— Assiduidade;
— Acompanhamento de projetos;
— Participação;
— Apresentação de trabalho;
— Desenvolvimento de exercícios e projetos;
— Curiosidade científica;
— Domínio tecnológico;
— Utilização de conceitos e linguagem técnica apropriada.
Após a entrega de cada exercício ou projeto os estudantes serão classificados numa escala alfabética de A (nota máxima) a F (nota mínima). No final da cada exercício ou projeto as avaliações serão divulgadas pelos estudantes. Para além dos exercícios ou projetos desenvolvidos será avaliado o acompanhamento de projetos, assiduidade, participação e apresentação de trabalho, curiosidade científica e domínio tecnológico, será ainda relevante a utilização de conceitos e linguagem técnica apropriada. A participação e o envolvimento dos estudantes em atividades letivas que ultrapassem o contexto da aula poderá ser motivo de avaliação. Os exercícios ou projetos que não tenham sido devidamente acompanhados durante o semestre não serão avaliados. Os estudantes que não frequentem, pelo menos, 75% das aulas lecionadas não serão avaliados.
Componentes de Avaliação
Participação presencial — 25%
Trabalho de investigação — 25%
Trabalho prático ou de projeto — 50%
Total: — 100%
Os estudantes serão avaliados no final do 1º semestre de forma quantitativamente, de 0 a 20, ainda que a nota final do ano não seja reflexo de uma média aritmética.
Face ao atual contexto pandémico é imprevisível assegurar o funcionamento de um semestre letivo em modo presencial. Em todo o caso, está prevista a realização de três projetos: um projeto focado na prática fotográfica (Projeto 01), um segundo projeto de design relacional, cruzando disciplinas que integrem preocupações sociais (Projeto 02) e um terceiro projeto que servirá de identificação e preparação para a proposta de investigação a desenvolver no segundo ano letivo (Projeto 03).