Web Design II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Design |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
DC |
14 |
Plano Oficial do ano letivo 2017 |
4 |
- |
4,5 |
64 |
121,5 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
- Compreender a arquitetura e funcionamento da Web relativamente ao projeto de Web Design;
- Tomar contacto com a gestão de projetos na Web, desde a conceção até à implementação final;
- Fomentar boas práticas no design e desenvolvimento para a Web;
- Cultivar uma visão crítica do designer na sua relação com a Web.
Resultados de aprendizagem e competências
- Compreender as diferentes fases que envolvem um projeto de Web Design;
- Domínio das tecnologias de construção e formatação de uma página Web (HTML e CSS);
- Adquirir competências ao nível de linguagem de programação para a Web (JavaScript).
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Conhecimentos técnicos fundamentais de desenvolvimento Web (HTML e CSS) e de Design para a Web
Programa
A unidade curricular de Web Design II procura aprofundar conhecimentos ao nível das tecnologias na construção de interfaces Web (HTML e CSS), explorando novas competências no domínio da linguagem de programação para a Web (JavaScript). A disciplina visa ainda oferecer uma visão geral e abrangente do processo de desenvolvimento e avaliação de um projeto de Web Design, e promover boas práticas ao nível técnico e metodológico.
O programa está organizado dos seguintes módulos: consolidação das competências em HTML e CSS, numa abordagem de desenvolvimento e de aplicações web responsive interativas com a introdução de Javascript; a consolidação de competências em programação com Javascript com a introdução de bibliotecas; uma abordagem projetual holística que integra e operacionaliza as competências técnicas e sociais necessárias ao desenvolvimento de um projeto de forma autónoma
Bibliografia Obrigatória
Duckett Jon;
HTML & CSS. ISBN: 978-1-118-00818-8
Duckett, Jon; JavaScript and JQuery: Interactive Front-End Web Development, John Wiley & Sons, Inc., 2014. ISBN: 978-l-118-53164-8
Gross, Benedikt; Bohnacker, Hartmut; Laub, Julia; Lazzeroni, Claudius ; Generative Design: Visualize, Program, and Create with JavaScript in p5.js, Princeton Architectural Press, 2018. ISBN: 978-1616897581
Bibliografia Complementar
Andrew, Rachel; Get ready for CSS grid layout, A Book Apart, 2016. ISBN: 978-1-9375572-7-0
Caddick, Richard; Cable, Steve; Communicating the User Experience, John Wiley & Sons, 2011. ISBN: 978-1-119-97110-8
Cederholm, Dan; CSS3 for Webdesigners, A Book Apart, 2014. ISBN: 978-1-9375572-1-8
Cederholm, Dan; SASS for Web Designers, A Book Apart, 2013. ISBN: 978-1-937557-13-3
Cooper, Alan; Reimann, Robert; Cronin, David; Noessel, Christopher; About Face: The Essentials of Interaction Design, John Wiley & Sons, Inc., 2014. ISBN: 978-1-118-76657-6
Head, Val; Designing Interface Animation, Rosenfeld , 2016. ISBN: 1-933820-12-8
Head, Val; CSS animations, Five Simple Steps, 2013. ISBN: 978-1-907828-18-8
Keith, Jeremy; HTML5 for Web Designers, A Book Apart, 2010. ISBN: 978-0-9844425-0-8
Kissane, Erin; The Elements of Content Strategy, A Book Apart, 2011. ISBN: 978-0-9844425-5-3
Krug, Steve; Don't Make Me Think: A Common Sense Approach to Web Usability, New Riders, 2006. ISBN: 0321965515
Marcotte, Ethan; Responsive Web Design, A Book Apart, 2014. ISBN: 978-0-9844425-7-7
Maria, Jason Santa; On Web Typography, A Book Apart, 2014. ISBN: 978-1-9375570-7-2
Robbins, Jennifer Niederst; Learning Web Design, 4th Edition: A Beginner's Guide to HTML, CSS, JavaScript, and Web Graphics, O'Reilly Media, 2012. ISBN: 978-1-4493-1927-4
Stein, Bram; Webfont Handbook, A Book Apart, 2017. ISBN: 978-1-937557-64-5
Tidwell, Jenifer; Designing Interfaces: Patterns for Effective Interaction Design, O'Reilly, 2010. ISBN: 978-1-449-37970-4
Wroblewski, Luke; Mobile First, A Book Apart, 2014. ISBN: 978-1-937557-02-7
Howe, Shay; Learn to Code HTML & CSS - Beginner & Advanced, New Riders, 2014. ISBN: 978-0321940520
Lomas, Rik; Learn to Code Now, SuperHi Inc., 2017
Levin, Golan; Brain, Tega; Code as Creative Medium: A Handbook for Computational Art and Design, The MIT Press, 2021. ISBN: 978-0262542043
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A unidade curricular desenvolve-se segundo um modelo teórico-prático que alterna aulas formativas com aulas dedicadas ao desenvolvimento de exercícios e projetos. Os exercícios visam a exploração e consolidação dos conhecimentos adquiridos através da resolução de problemas específicos; os projetos têm como objetivo a aplicação prática desses conhecimentos em articulação com a aprendizagem adquirida ao longo do curso. Procurar-se desenvolver a capacidade crítica dos alunos através da análise e discussão coletiva dos trabalhos desenvolvidos na aula e de outros projetos de design.
Software
Bibliotecas Javascript (JQuery, p5.js) e diferentes APIs online (Teachable Machine) (Gratuitas)
Visual Code Studio (Gratuito)
Atom (Open Source)
Adobe Dreamweaver (Comercial)
Adobe Brackets (Open Source)
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas > Arquitectura > Design
Humanidades > Artes > Artes visuais > Artes gráficas
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia da internet
Ciências Tecnológicas > Arquitectura > Design > Design gráfico
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Trabalho laboratorial |
40,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
25,50 |
Estudo autónomo |
32,00 |
Frequência das aulas |
64,00 |
Total: |
121,50 |
Obtenção de frequência
Avaliação média positiva nos exercícios e projetos desenvolvidos, e nos restantes parâmetros avaliativos.
Fórmula de cálculo da classificação final
- A classificação final é calculada a partir da média ponderada das classificações obtidas no projeto realizado em cada módulo:
Módulo 1: 40%. Módulo 2: 60%;
- Serão avaliados os conhecimentos adquiridos, demonstrados pela resolução de exercícios e aplicados aos projetos a ser desenvolvidos;
- Será avaliada a componente conceptual, capacidade de realização projetual e capacidade de adequação dos conhecimentos adquiridos à eficaz resolução de problemas de design, bem como a capacidade para comunicar os projetos em desenvolvimento;
- Será avaliada a assiduidade, integridade e responsabilidade dos estudantes, face à turma, aos projetos, e ao cumprimento dos prazos a estes associados.
Melhoria de classificação
Apenas por frequência posterior da cadeira.
Observações
É essencial a frequência da disciplina de Web Design I ou demonstrar conhecimentos equivalentes.