Cultura Visual I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Design |
Ocorrência: 2022/2023 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Docência - Horas
Tipo |
Docente |
Turmas |
Horas |
Teórica |
Totais |
1 |
2,00 |
Joaquim Antero Magalhães Ferreira |
|
0,10 |
Cristina Maria da Silva Pinto Ferreira Fonseca |
|
0,10 |
Heitor Manuel Pereira Pinto da Cunha e Alvelos |
|
0,80 |
José Manuel da Silva Fernandes de Carvalho Carneiro |
|
0,10 |
Júlio Fernando Dolbeth e Costa Henriques da Silva |
|
0,10 |
Lígia Maria Pinto Lopes |
|
0,10 |
José Miguel Santos Araújo Carvalhais Fonseca |
|
0,10 |
Pedro Manuel Reis Amado |
|
0,10 |
Rui Paulo Vitorino dos Santos |
|
0,10 |
Rui Jorge Leal Ferreira Mendonça da Fonseca |
|
0,10 |
Vitor António dos Reis de Almeida |
|
0,10 |
Susana Cruz Barreto |
|
0,10 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
— Aquisição de reportórios canónicos na área da Cultura Visual;
— Aquisição de competências e capacidades críticas sobre os fenómenos da Cultura Visual em termos históricos e contemporâneos;
— Reversão de reportórios e competências para contextos multi-disciplinares;
— Reversão de reportórios e competências para contextos projectuais dos estudantes;
— Desenvolvimento de reportórios específicos a partir de contributos diferenciados em contexto de aula.
Resultados de aprendizagem e competências
— Sentido crítico sobre o universo da Cultura Visual;
— Capacidades de produção de pensamento crítico sob formas textual e projectual;
— Capacidades editoriais sobre universos contemporâneos de informação e expressão;
— Fundamentação acrescida das vertentes autorais do trabalho criativo dos estudantes.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
A UC Cultura Visual I funcionará num sistema de seminários apresentados por docentes e investigadores de diversas áreas científicas, mantendo como foco de estudo a prática do Design Contemporâneo.
Os seminários derivam das áreas de investigação dos docentes em causa, e ensaiarão pontos de contacto e relevância com os domínios de interesse e especialização dos estudantes.
Entre os seminários, existirão tempos de debate coordenados pelo regente da UC, que facilitarão este processo dinâmico de afinidades e consolidarão os vectores de continuidade e sequência a partir dos diversos contributos.
Os estudantes serão subsequentemente convidados a eleger uma das áreas para desenvolvimento/aprofundamento em nome próprio, realizando uma apresentação-síntese desse desenvolvimento em contexto de aula.
Bibliografia Obrigatória
Arnheim, R.; Visual Thinking, University of California Press, 1969
Berger, John; Ways of Seeing, BBC/Penguin, 1972
Elkins, James; The Domain of Images, Cornell University Press, 1999
Gervereau, Laurent; Ver, Compreender, Analisar as Imagens, Edições 70. ISBN: 9789724412863
Lupton, Ellen, and J. Abbott Miller; Design Writing Research, Phaidon Press, 1999
Mirzoeff, Nicholas; The Visual Culture Reader, Routledge, 1998
Pink, Sarah; Doing Visual Ethnography: images, media and representation in research, Sage, 2001
Rose, Gillian; Visual methodologies: an introduction to the interpretation of visual materials, Sage, 2008
Walker, John A., and Sarah Chaplin; Visual Culture: An Introduction, Manchester University Press, 1997
Wheeler, Shirley, and Angela Long; What is now proven was once imagined: Design for Science. The Visual Communication of Science, University of Sunderland, 2007
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Aulas expositivas
- Aulas de debate
- Realização de trabalho de natureza analítica e/ou projectual
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
30,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
70,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
44,00 |
Frequência das aulas |
37,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Serão avaliados os conhecimentos adquiridos, demonstrados e aplicados na investigação e/ou projecto apresentados.
Será ainda considerada a densidade conceptual elaborada em nome próprio sobre os conteúdos das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
— Pertinência do estudo;
— Enquadramento;
— Densidade conceptual;
— Qualidade da formulação escrita;
— Qualidade da apresentação.