Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > FOTO01

Fotografia

Código: FOTO01     Sigla: FOTO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Design

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Design de Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DC 74 Plano de estudos de LDC_publicaçao em DR de 24/05/2022 1 - 6 45 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José Manuel da Silva Fernandes de Carvalho Carneiro Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 3 9,00
José Manuel da Silva Fernandes de Carvalho Carneiro 9,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

— Conhecimento técnico sobre o funcionamento de máquinas fotográficas analógicas e digitais;
— Aptidão para registar fotografias sabendo aplicar noções de profundidade de campo e velocidade de obturação;
— Adquirir competências relativas à revelação de negativos e ampliação de fotografias;
— Dominar competências técnicas de iluminação em estúdio;
— Aprofundar técnicas de edição de imagem fotográfica;
— Entendimento sobre a história da fotografia e a sua relação com o design de comunicação;
— Aprofundar o pensamento crítico sobre a fotografia na contemporaneidade.
— Explorar a fotografia como um elemento de comunicação alargado em projetos de comunicação visual. 

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta UC os estudantes deverão saber utilizar corretamente máquinas fotográficas em contexto analógico e digital; revelar negativos; realizar provas de contacto; ampliar fotografias; dominar técnicas de iluminação em estúdio e efetuar pós-produção de imagens. Pretende-se, ainda, que os estudantes adquiram pensamento crítico relativo à importância que as imagens têm em projetos artísticos e de comunicação visual.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica.

Programa

— Conhecer o funcionamento das máquinas fotográficas (sistema analógico e digital);
— Identificar formatos de máquinas fotográficas (pequeno, médio e grande);
— Adquirir noções de profundidade de campo e velocidade de obturação;
— Conhecer diferentes tipos de objectivas (intermutáveis);
— Identificar filmes de fotografia (formato e sensibilidade);
— Aprender a revelar negativos (fotografia analógica a preto e branco);
— Realizar provas de contacto;
— Ampliar fotografias (fotografia analógica a preto e branco);
— Aprender técnicas de manipulação fotográfica em contexto de laboratório;
— Compreender e dominar técnicas de iluminação em estúdio;
— Explorar processos de pós-produção fotográfica;

Bibliografia Obrigatória

Ansel Adams; A câmera. ISBN: 85-7359-124-2
Ansel Adams; A^cópia. ISBN: 85-7359-137-4
Ansel Adams; O negativo. ISBN: 85-7359-144-7
António Sena; História da imagem fotográfica em Portugal. ISBN: 972-0-06265-7
David Campany; Art and photography. ISBN: 0-7148-4286-9
Gerry Badger; The^Genius of photography. ISBN: 978-1-84400-363-1
Liz Wells; Photography. ISBN: 0-415-30703-1
Michael Langford; Fotografia básica
Philippe Dubois; O^acto fotográfico. ISBN: 972-699-280-X
Susan Sontag; On photography. ISBN: 0-14-005397-2

Bibliografia Complementar

David Campany; The^Cinematic. ISBN: 978-0-262-53288-4
Gisèle Freund; Fotografia e sociedade
John Berger; Modos de ver
John Szarkowski; Looking at photographs. ISBN: 0-87070-514-8
Richard Bolton; The contest of meaning. ISBN: 0-262-52169-5
Roland Barthes; A^câmara clara
Rosalind E. Krauss; O^Fotográfico. ISBN: 84-252-1858-6
Vicki Goldberg; Photography in print. ISBN: 978-0-8263-1091-0
Vilém Flusser; Ensaio sobre a fotografia
Walter Benjamin; Sobre arte, técnica, linguagem e política. ISBN: 972-708-1770

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas decorrerão em dois módulos distintos: o primeiro, corresponderá a uma exposição teórica; o segundo, a um modelo de caráter mais prático.

Apresentação teórica: história da fotografia, máquinas fotográficas (sistema analógico ao digital), catalogação e funcionamento das máquinas fotográficas, registo fotográfico (diafragma e obturador), objectivas (distâncias focais), profundidade de campo e velocidade de obturação, captação: escalas e formatos, digitalização, composição, técnicas de produção e pós-produção de imagens, edição de imagem e impressão fotográfica.

Componente prática: saber utilizar corretamente todos os itens do programa a partir da realização de exercícios e projetos apresentados no decurso do semestre.

Software

Adobe Photoshop

Palavras Chave

Humanidades > Artes > Artes visuais > Fotografia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 25,00
Trabalho laboratorial 25,00
Trabalho prático ou de projeto 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 50,00
Frequência das aulas 45,00
Trabalho de investigação 15,00
Trabalho laboratorial 35,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 17,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

— Assiduidade;
— Acompanhamento de projetos;
— Participação;
— Apresentação de trabalho;
— Desenvolvimento de exercícios e projetos;
— Curiosidade científica;
— Domínio tecnológico;
— Utilização de conceitos e linguagem técnica apropriada.

Fórmula de cálculo da classificação final

Após a entrega de cada exercício ou projeto os estudantes serão classificados numa escala alfabética de A (nota máxima) a F (nota mínima). No final da cada exercício ou projeto as avaliações serão divulgadas pelos estudantes. Para além dos exercícios ou projetos desenvolvidos será avaliado o acompanhamento de projetos, assiduidade, participação e apresentação de trabalho, curiosidade científica e domínio tecnológico, será ainda relevante a utilização de conceitos e linguagem técnica apropriada. A participação e o envolvimento dos estudantes em atividades letivas que ultrapassem o contexto da aula poderá ser motivo de avaliação. Os exercícios ou projetos que não tenham sido devidamente acompanhados durante o semestre não serão avaliados. Os estudantes que não frequentem, pelo menos, 75% das aulas lecionadas não serão avaliados.


Componentes de Avaliação

Participação presencial — 25%
Trabalho laboratorial — 25%
Trabalho prático ou de projeto — 50%

Total: — 100%

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica.

Melhoria de classificação

Não se aplica.

Observações

Para esta UC os estudantes têm que adquirir papel e filmes fotográficos.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2023 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2023-03-31 às 19:25:19 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias