Código: | FOTO01 | Sigla: | FOTO |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
CNAEF | Design |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Design |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Design de Comunicação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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DC | 74 | Plano de estudos de LDC_publicaçao em DR de 24/05/2022 | 1 | - | 6 | 45 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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José Manuel da Silva Fernandes de Carvalho Carneiro | Regente |
Teorico-Prática: | 3,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 3 | 9,00 |
José Manuel da Silva Fernandes de Carvalho Carneiro | 9,00 |
— Conhecimento técnico sobre o funcionamento de máquinas fotográficas analógicas e digitais;
— Aptidão para registar fotografias sabendo aplicar noções de profundidade de campo e velocidade de obturação;
— Adquirir competências relativas à revelação de negativos e ampliação de fotografias;
— Dominar competências técnicas de iluminação em estúdio;
— Aprofundar técnicas de edição de imagem fotográfica;
— Entendimento sobre a história da fotografia e a sua relação com o design de comunicação;
— Aprofundar o pensamento crítico sobre a fotografia na contemporaneidade.
— Explorar a fotografia como um elemento de comunicação alargado em projetos de comunicação visual.
No final desta UC os estudantes deverão saber utilizar corretamente máquinas fotográficas em contexto analógico e digital; revelar negativos; realizar provas de contacto; ampliar fotografias; dominar técnicas de iluminação em estúdio e efetuar pós-produção de imagens. Pretende-se, ainda, que os estudantes adquiram pensamento crítico relativo à importância que as imagens têm em projetos artísticos e de comunicação visual.
— Conhecer o funcionamento das máquinas fotográficas (sistema analógico e digital);
— Identificar formatos de máquinas fotográficas (pequeno, médio e grande);
— Adquirir noções de profundidade de campo e velocidade de obturação;
— Conhecer diferentes tipos de objectivas (intermutáveis);
— Identificar filmes de fotografia (formato e sensibilidade);
— Aprender a revelar negativos (fotografia analógica a preto e branco);
— Realizar provas de contacto;
— Ampliar fotografias (fotografia analógica a preto e branco);
— Aprender técnicas de manipulação fotográfica em contexto de laboratório;
— Compreender e dominar técnicas de iluminação em estúdio;
— Explorar processos de pós-produção fotográfica;
As aulas decorrerão em dois módulos distintos: o primeiro, corresponderá a uma exposição teórica; o segundo, a um modelo de caráter mais prático.
Apresentação teórica: história da fotografia, máquinas fotográficas (sistema analógico ao digital), catalogação e funcionamento das máquinas fotográficas, registo fotográfico (diafragma e obturador), objectivas (distâncias focais), profundidade de campo e velocidade de obturação, captação: escalas e formatos, digitalização, composição, técnicas de produção e pós-produção de imagens, edição de imagem e impressão fotográfica.
Componente prática: saber utilizar corretamente todos os itens do programa a partir da realização de exercícios e projetos apresentados no decurso do semestre.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 25,00 |
Trabalho laboratorial | 25,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 50,00 |
Frequência das aulas | 45,00 |
Trabalho de investigação | 15,00 |
Trabalho laboratorial | 35,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 17,00 |
Total: | 162,00 |
— Assiduidade;
— Acompanhamento de projetos;
— Participação;
— Apresentação de trabalho;
— Desenvolvimento de exercícios e projetos;
— Curiosidade científica;
— Domínio tecnológico;
— Utilização de conceitos e linguagem técnica apropriada.
Após a entrega de cada exercício ou projeto os estudantes serão classificados numa escala alfabética de A (nota máxima) a F (nota mínima). No final da cada exercício ou projeto as avaliações serão divulgadas pelos estudantes. Para além dos exercícios ou projetos desenvolvidos será avaliado o acompanhamento de projetos, assiduidade, participação e apresentação de trabalho, curiosidade científica e domínio tecnológico, será ainda relevante a utilização de conceitos e linguagem técnica apropriada. A participação e o envolvimento dos estudantes em atividades letivas que ultrapassem o contexto da aula poderá ser motivo de avaliação. Os exercícios ou projetos que não tenham sido devidamente acompanhados durante o semestre não serão avaliados. Os estudantes que não frequentem, pelo menos, 75% das aulas lecionadas não serão avaliados.
Componentes de Avaliação
Participação presencial — 25%
Trabalho laboratorial — 25%
Trabalho prático ou de projeto — 50%
Total: — 100%