Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > EAMC301

Estudos de Arte Moderna e Contemporânea I

Código: EAMC301     Sigla: EAMC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Arte

Ocorrência: 2011/2012 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Arte e do Design
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 115 Plano de estudos oficial 2011 3 - 6 64 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A disciplina de Estudos de Arte Moderna e Contemporânea I tem por objectivo:

I- O aprofundamento de conhecimentos da história da arte moderna entre o periodo da Revolução Industrial (século XIX) e a I Guerra Mundial (século XX).

II- Desenvolver capacidades de análise de obras e textos do mesmo período para uma compreensão alargada das práticas artísticas e do pensamento moderno e contemporâneo.

III- Contribuir para novas associações de ideias, através do exercício crítico do pensamento artístico deste período.

Programa

Serão analisados os movimentos artísticos que caracterizam a produção internacional entre meados das décadas dos séculos XIX e XX, e que estão na origem da construção do paradigma da arte moderna. Este estudo irá ainda realçar os autores e os conceitos implicados na construção da prática e do pensamento artístico contemporâneo.

I - Origem da designação "Arte Moderna": Contextualição dos valores renovadores e transformadores implicados nas condições políticas, sociais e culturais deste periodo.

II - Movimentos e protagonistas da Arte Moderna: do Realismo ao Surrealismo.

III - Conceitos e problemáticas.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

I. Os materiais didácticos apresentam-se em língua Inglesa e Portuguesa e incidem sobre o registo dos projectos dos artistas em estudo.

II. Serão apresentados excertos de documentação audiovisual que contextualizam as diferentes problemáticas em estudo.

III. Discussão dos conceitos em estudo a partir de textos e obras seleccionadas e disponibilizadas na página da disciplina (secção Documentos ou Sumários).

IV. O programa de cada sessão e os excertos bibliográficos de leitura complementar serão indicados no respectivo sumário.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 80,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Prova Escrita sem consulta.

Observações

Bibliografia Geral

- Brettell Richard R.; "Modern Art 1851-1929: Capitalism and Representation." Oxford: University Press, 1999 ISBN: 0-19-284220-X
- Curtis Penelope; "Sculpture 1900-1945." Oxford: University Press, 1999 ISBN: 0-19-284228-5
- Chipp Herschel B.;"Teorias da Arte Moderna." Sao Paulo: Martins Fontes, 1988
- Chipp Herschel B.; "Theories of Modern Art. A Source Book by Artists and Critics." Berkeley: University of California Press, 1996 ISBN: 0-520-05256-0
- Eisenman Stephen F.; "Nineteenth Century Art – A Critical History." London: Thames & Hudson, 2002
- França José-Augusto; "História da Arte Ocidental 1780-1980. Modo de Emprego." Lisboa: Livros Horizonte, 1988
- Foster Hal; "Art Since 1900. Modernism, Antimodernism, Postmodernism." London: Thames & Hudson, 2005 ISBN: 0-500-23818-9 69.76
- Fusco Renato de; "História da Arte Contemporânea," Lisboa Editorial Presença 1988
- Hamilton George Heard; "Painting and sculpture in Europe: 1880-1940." New Haven and London: Yale University Press, 1993 ISBN: 0-300-05649-4
- Harrison Charles 340; "Art in Theory. An Anthology of Changing Ideas." Oxford: Blackwell Publishers, 2000 ISBN: 0-631-20066-5
- Krauss Rosalind E.; "Caminhos da Escultura Moderna." Sao Paulo: Martins Fontes, 2001
- Lucie-Smith Edward; "Visual Arts in the Twentieth Century." 1996 ISBN: 1-85669-091-1
- Nochlin Linda; Realism. London: Penguin Books, 1990 ISBN: 0-14-02-1305-8
- Rosen Charles; "Romanticism and Realism. The Mythology of Nineteenth Century Art." London and Boston: Faber and Faber, 1984 ISBN 0-571-13333-9
- Stangos Nikos 340; "Concepts of Modern Art. From Fauvism to Postmodernism." London: Thames & Hudson, 1997 ISBN: 0-500-20268-0
- Skira; "The Avant-Garde Movements." Milan: Skira, 2006
- Stiles Kristine; "Theories and Documents of Contemporary Art. A Source Book for Artists’ Writings." Berkeley and Los Angeles and London: University of California Press, 1996 ISBN: 0-520-20253-8
- Varnedoe Kirk; "High & Low. Modern Art Popular Culture." New York: Museum of Modern Art, 1990 ISBN: 0-87070-353-6


Tabela Cronológica

Heilbrunn Timeline of Art History
http://www.metmuseum.org/toah/intro/atr/atr.htm


Video e Filmografia

The Day the World Take Off
http://www.dspace.cam.ac.uk/bitstream/1810/270/1/day100.mp4
http://www.dspace.cam.ac.uk/bitstream/1810/270/2/day100.mp4
http://www.dspace.cam.ac.uk/bitstream/1810/270/3/day100.mp4
http://www.dspace.cam.ac.uk/bitstream/1810/270/4/day100.mp4
http://www.dspace.cam.ac.uk/bitstream/1810/270/5/day100.mp4

Madame Bovary
Claude Chabrol, 1991


Museus (a visitar virtual e localmente)

Louvre http://www.louvre.fr/
Orsay http://www.musee-orsay.fr/
Rijks http://www.rijksmuseum.nl
Metropolitan http://www.metmuseum.org/
MoMa http://www.moma.org/
Thyssen-Bornemiza http://www.museothyssen.org/
Prado http://www.museodelprado.es/
Reina Sofia http://www.museoreinasofia.es/
Tate Britain http://www.tate.org.uk/britain/
Staatliche Museen zu Berlin http://www.smb.museum/smb
Gulbenkian http://www.museu.gulbenkian.pt/
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-27 às 12:26:07 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias