Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > GTRS500

Gravura: Técnicas de Relevo e Serigrafia

Código: GTRS500     Sigla: GTRS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Desenho

Ocorrência: 2021/2022 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://pureprint.fba.up.pt/2015/http://
Unidade Responsável: Desenho
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 22 Plano de estudos de LAP_publicaçao em DR de 24/05/2021 3 - 6 60 162
4
DC 4 Plano Oficial do ano letivo 2017 3 - 6 60 162
4

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Aprendizagem sólida dos métodos que assistem a uma produção oficinal de obra gráfica original através das técnicas de relevo e permeográficas, com percurso oficinal sobre os procedimentos históricos mais relevantes (xilogravura, linogravura, serigrafia).

Estudantes alargam o entendimento das fronteiras da auto edição e seus recursos tecnológicos de produção, quer dentro de uma prática individual, quer seja enquanto recursos formais, tecnológicos ou enquanto elementos de uma linguagem crítica. Estudantes adquirem uma capacidade de decisão tecnológica para a correcta implementação das ideias artísticas, e apresentação junto de especialistas e público em geral.

Estudantes desenvolvem práticas experimentais e de pesquisa com base na reactualização dos processos de impressão historicamente empregues em contextos de produção gráfica original. A variedade de estratégias de investigação e concretização -ensaios tecnológicos, experimentação artística, consulta de manuais- proporciona uma consolidação oficinal de um espectro de procedimentos gráficos. Estudantes adquirem as competências metodológicas relativas à prática oficinal de modo a alargar o seu próprio repertorio técnico e implementar ideias de crescente grau de complexidade.

Estudantes compreendem como a experimentação e verificação dos mecanismos explícitos e implícitos das tecnologias a trabalhar, ajudam a compreender o contexto histórico, social e técnico da gravura num campo expandido. É pela prática que estudantes compreendem o contexto histórico, social e técnico, aprendem a respeitar as tradições gráficas na sua relação com a produção oficinal, no sentido da eficiência dos resultados de forma integrada com a prática expressiva e crítica individual

Resultados de aprendizagem e competências








Estudantes compreendem o imperativo de proficiência tecnológica necessária à criação, bem como demonstram uma flexibilidade em mobilizar e adaptar os procedimentos e estratégias adequados às necessidades individuais de projeto independente e com demonstrada capacidade de inovação.


Estudantes consolidam métodos de documentação dos projetos e os seus conhecimentos tecnológicos permitem alargar o espectro de implementação, originalidade e impacto dos objetos usados para apresentar as pesquisas. As competências adquiridas permitem o uso eclético de vários métodos de reprodução da imagem, e sobretudo facilitam a compilação dos resultados das pesquisas visual e escrita de forma original.


Estudantes são capazes de organizarem os conteúdos tecnológicos, metodológicos abordados integrando-os nos vários programas curriculares (pintura, escultura, multimédia, design de comunicação). A sua capacidade de implementação de ideias e criatividade numa investigação interdisciplinar assegura uma abordagem inovadora e consolidação transversal do processo criativo individual.


Estudantes desenvolvem uma capacidade em lidar com informação tecnológica complexa de forma clara, proporcionada e crítica, sobretudo no que respeita a matérias relativas ao suporte, procedimentos de preparação e maquetizacao de imagem impressa.


Estudantes aprendem a maximizar a utilização de equipamentos e tempo disponíveis nas oficinas, participando e compreendo o potencial dos ambientes oficinais de índole colaborativa.


Modo de trabalho

Presencial

Programa

Introdução às hipóteses técnicas fundamentais da impressão em relevo e serigrafia, a partir de demonstrações e posterior experimentação com base em ensaios de índole individual ou coletiva.

Introduções básicas aos princípios tecnológicos estruturantes. Identificação de meios e suportes de produção relativos a contextos de criação em oficina de gravura. Identificação das alternativas oficinais em espaços oficicnas indiferenciados.

Tintas, tintagem e limpezas papéis e suportes, prensas, prelos e outros equipamentos de impressão com alguma atenção aos instrumentos de impressão manual especializados. Procedimentos de impressão (as etapas): preparação de matrizes; preparação de tintas; métodos de registo; ferramentas de tintagem; provas e métodos de secagem.

Introdução técnica aos suportes tradicionais da gravura, às tecnologias disponíveis e a sua adaptação a um princípio de gravura in situ.

Introdução às técnicas de relevo: xilogravura e linogravura.

Técnicas de transferência de desenho.

Técnicas transversais de gravação: matrizes e ferramentas; técnicas de entalhe; técnicas manuais e mecânicas. Preparação e manutenção de ferramentas. Técnicas com tintas à base de água e à base de óleo.

Técnicas de matriz subtrativa e aditiva.

Impressão em pequeno formato e ensaio sobre grande formato. Técnicas de registo. Impressão manual e mecânica.

Técnicas de matriz única e matrizes múltiplas. Técnicas de recorte e encaixe.

Técnicas de stencil. Processo de máscaras de papel, métodos diretos. Processo fotomecânico. Processos de monoimpressão.

 

Bibliografia Obrigatória

Chamberlain Walter; Manual de grabado en madera y técnicas afines. ISBN: 84-7214-395-3
Russ Stephen; Tratado de serigrafia artistica. ISBN: 84-7031-191-3
Adam Robert; Screenprinting. ISBN: 978-0-500-28425-4
Dawson John 340; The complete guide to prints and printmaking
Ross John; The^Complete printmaker. ISBN: 0-02-927372-2

Bibliografia Complementar

Parshall Peter; The^unfinished print. ISBN: 0-85331-820-4

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

...Aulas teórico práticas de apresentação e análise de procedimentos tecnológicos.

Sessões demonstrativas conduzidas em estrito cumprimento de guiões tecnológicos. Abordagem progressiva a diversas etapas técnicas.

Sessões de investigação, desenvolvimento e realização de exercícios preliminares a projetos de carácter mais experimental.

Sessões de aprofundamento da prática implicada a partir das hipóteses técnicas apresentadas e já testadas e daquelas que surgem de uma exploração individual dos enunciados.

Sessões coletivas de exposição, apresentação, análise, discussão e crítica dos projetos realizados.

Sessões coletivas de exposição, apresentação, análise, discussão e convites a gravadores para exporem experiências ou trabalhos e visitas de estudo.

Ações tutorais de orientação e crítica coletiva e individual aos diferentes tipos de investigação produzidos.

Grande importância dada a sessões de partilha de experiências decorridas nas oficinas, com consultas aos seus arquivos, troca de experiências com apresentação de trabalhos em curso pelos colegas de licenciatura, mestrado ou doutoramento que assim demonstram investigação concretizada a partir dos mesmos recursos

Apresentação, discussão e concretização de um projeto individual de investigação que visa a autoedição, onde sejam aplicados e verificadas as aprendizagens sobre os procedimentos técnicos mais adequados à produção de discursos gráficos.

Apresentação individual do trabalho, sinopse e documentação do projeto em sessões coletivas de análise critica sobre trabalho desenvolvido com reflexão sobre temas comuns, autores, metodologias aplicados.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho laboratorial 40,00
Trabalho prático ou de projeto 50,00
Trabalho de campo 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 0,00
Elaboração de projeto 0,00
Trabalho escrito 0,00
Trabalho de campo 0,00
Trabalho laboratorial 0,00
Total: 0,00

Obtenção de frequência

Frequência da unidade curricular no ano seguinte

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação centra-se na observação do desempenho de cada estudante face aos objectivos do programa e perante o resultado face aos exercícios propostos. Estes são inseridos em:

Projeto com temática individual, acompanhado por um registo documental apropriado em livro das oficinas, onde constam ensaios experimentais necessários ao desenvolvimento com inclusão de arquivo de espécimes 

Obrigatoriedade de conclusão de projeto experimental constituido por conjunto de trabalhos impressos de pequeno e/ou médio formato organizados segundo um princípio tecnológico e concetual comum. 

Consideram-se ainda os seguintes parâmetros:

Assiduidade e acompanhamento das demonstrações organizadas com produção de exercícios de aplicação.

Capacidade em trabalhar e rentabilizar o espaço oficinal disponível.  

Envolvimento com a prática da Gravura num sentido experimental e oficinal.

Aquisição de competências técnicas adequadas a produção de obra gráfica original.

Originalidade e qualidade das provas produzidas.

Capacidade de contextualização e posicionamento da produção gráfica no próprio trabalho enquanto prática artística contemporânea.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-27 às 12:26:15 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias