Código: | MP301 | Sigla: | MP |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
CNAEF | Design |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Design |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Design de Comunicação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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DC | 42 | Plano Oficial do ano letivo 2017 | 4 | - | 3 | 30 | 81 |
O objetivo desta unidade curricular consiste na apresentação, discussão e prática de diferentes metodologias tais como o método de Design Centrado no Utilizador (DCU), úteis em diferentes fases de desenvolvimento do projeto, numa abordagem metodológica de Design Sprint.
No final da unidade curricular, o discente deverá compreender as diferentes fases inerentes à metodologia Design Sprint identificando e aplicando adequadamente terminologias, métodos e ferramentas orientados para o Design Centrado no Utilizador, permitindo-lhes estabelecer e aperfeiçoar os seus próprios processos de trabalho.
Compreender as diferentes fases da metodologia de Design Sprint usando métodos de Design Centrados no Utilizador.
Reconhecer, gerir e colocar em prática os métodos (DCU) de trabalho adequados às diferentes fases do projeto em desenvolvimento:
Tipologia dos Métodos DCU:
Esta unidade curricular centra-se na compreensão e prática da metodologia de Design Sprint e métodos de Design Centrados no Utilizador, assumindo a forma de fórum de discussão, por vezes numa abordagem PBL (Problem-Based Learning) e monitorização de projetos dos discentes que estarão enquadrados nos contextos de Investigação e Desenvolvimento em que o docente/discente se encontra a trabalhar.
A unidade curricular assume a parceria em diferentes contextos da Universidade do Porto (Laboratórios; Unidades; Projetos de Doutoramento) e respetivos intervenientes (outros professores e investigadores) onde o docente participa em I&D, permitindo aos alunos o contacto com diferentes realidades académicas e investigativas, motivando-os depois a optar por um dos contextos para apresentar uma proposta de trabalho, com entregáveis do projecto agendadas com a respectiva equipa de I&D.
Matérias:
Exposição, análise e discussão de materiais relevantes de natureza teórica e teórico-prática de forma a instituir um fórum de discussão permanente e o estabelecimento de fluxos transversais de informação no âmbito do grupo de trabalho.
A colocação em prática da ideia de laboratório como local de experimentação, operação e transformação, desenvolvendo, de forma coletiva, projetos de caráter teórico e teórico-prático visando implementar conteúdos científicos e metodologias de investigação em Design.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 20,00 |
Trabalho laboratorial | 40,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Frequência das aulas | 30,00 |
Trabalho laboratorial | 15,00 |
Elaboração de projeto | 15,00 |
Estudo autónomo | 21,00 |
Total: | 81,00 |
Classificação final igual ou superior a 10 valores.
As classificações finais serão calculadas a partir da média ponderada das avaliações dos exercícios, e da sua articulação com uma avaliação qualitativa da assiduidade e participação dos discentes nas aulas e demais atividades letivas;
Os projetos não entregues serão classificados com 0 (zero);
Os projetos não acompanhados não serão motivo de avaliação;
Todos os projetos entregues fora dos prazos estabelecidos serão penalizados na sua classificação em 20%.
A falta de assiduidade em mais de 25% das aulas será motivo de reprovação.
Considerando a abordagem formativa e de avaliação distribuída, a unidade curricular não é passível de uma avaliação em momento único.
Considerando a abordagem formativa e de avaliação distribuída, aunidade curricular não é passível de uma avaliação em momento único.
A melhoria da classificação poderá ser realizada pela frequência daunidade curricular no ano letivo posterior.