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Design Multimédia

Código: DM302     Sigla: DM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Design

Ocorrência: 2021/2022 - 1S Ícone do Moodle Ícone  do Teams

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Design de Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DC 47 Plano Oficial do ano letivo 2017 4 - 6 60 162
Plano de estudos de LDC_publicaçao em DR de 24/02/2021 4 - 6 60 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos


  • Estudar os múltiplos media em que o design de comunicação contemporâneo atua;

  • Estudar e explorar a complementaridade e os cruzamentos de media, os media híbridos, a transparência, a hipermediação e a remediação;

  • Estudar o papel dos diferentes media na cultura de convergência contemporânea;

  • Estudar as diferentes tecnologias de distribuição, os seus media, e os seus contextos de acesso e utilização;

  • Estudar as estruturas e as influências temporais e espaciais dos media;

  • Estudar as estruturas de informação não-lineares, o papel da transcodificação nos media computacionais e os diversos regimes de processamento que estes possibilitam;

  • Estudar como as affordances dos media computacionais contribuem para o desenvolvimento de experiências estéticas singulares;

  • Desenvolver uma cultura de projecto para o design dos novos media.

Resultados de aprendizagem e competências

Ser capaz de problematizar os media e os sistemas de media contemporâneos e de os explorar no desenvolvimento de projetos de design. Ser capaz de projetar e desenvolver trabalhos multimodais, multidimensionais e interativos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

A unidade curricular de Design Multimédia desenvolve-se através da realização de projectos teórico-práticos. São estudados vários media, tentando-se explorar a sua expressividade e potencial comunicativo, em particular a forma como cada medium reconfigura o seu texto, o autor, a escrita e as narrativas em si criadas. Os estudantes são incentivados a descobrir e experimentar novas tecnologias de criação e manipulação de media em prol dos projetos em desenvolvimento e a articular competências no seio de grupos de trabalho. Através dos projetos desenvolvidos, os media são estudados como objetos, como processos ou como sistemas de objetos e processos, e é estudada a sua influência sobre a comunicação e sobre as mensagens por eles veiculadas ou criadas.

Bibliografia Obrigatória

Bolter, Jay David; Grusin, Richard; Remediation: Understanding new media., The MIT Press, 2002. ISBN: 0-262-52279-9
Fuller, Matthew; Media Ecologies: Materialist Energies in Art and Technoculture, The MIT Press, 2005. ISBN: 0-262-06247-X
McLuhan, Marshall; Understanding Media: The Extensions of Man, Routledge Classics, 1964. ISBN: 978-0-415-25397-0

Bibliografia Complementar

Aarseth, Espen; Cybertext: Perspectives on Ergodic Literature, The Johns Hopkins University Press, 1997. ISBN: 0-8018-5579-0
Carvalhais, Miguel; Artificial Aesthetics: Creative Practices in Computational Art and Design, U. Porto Edições, 2016. ISBN: 978-989-746-092-0
Denning, Peter J.; Tedre, Matti; Computational Thinking, The MIT Press, 2019. ISBN: 9780262536561
Hayles, N. Katherine; How We Think: Digital Media and Contemporary Technogenesis, The University of Chicago Press, 2012. ISBN: 978-0-226-32142-4
Fuller, Matthew, ed.; Software Studies: A Lexicon, The MIT Press, 2008. ISBN: 978-0-262-06274-9
N. Katherine Hayles; How we become posthuman. ISBN: 0-226-32146-0
Jenkins, Henry; Convergence Culture. Where Old and New Media Collide, New York University Press, 2006. ISBN: 978-0-8147-4295-2
Kwastek, Katja; Aesthetics of Interaction in Digital Art, The MIT Press, 2014. ISBN: 978-0-262-01932-3
Lévy, Pierre; Collective Intelligence. Mankind's Emerging World in Cyberspace, Perseus Books, 1997. ISBN: 0-7382-0261-4
Ludovico, Alessandro; Post-Digital Print: The Mutation of Publishing Since 1894, Onomatopee, 2012. ISBN: 978-90-78454-87-8
Maeda, John; How to Speak Machine: Laws of Design for a Digital Age, 2019. ISBN: 978-0-241-42214-4
Manovich Lev; The^language of new media. ISBN: 0-262-63255-1
Manovich, Lev; Software Takes Command: Extending the Language of New Media, Bloomsbury Academic, 2013. ISBN: 978-1-6235-6261-8
McLuhan, Marshall; Eric McLuhan; Laws Of The Media: The New Science, University of Toronto Press, 1988. ISBN: 0-8020-7715-3
Murray, Janet H.; Inventing the Medium: Principles of Interaction Design as a Cultural Practice, The MIT Press, 2012. ISBN: 978-0-262-01614-8
Sack, Warren; The Software Arts, The MIT Press, 2019. ISBN: 9780262039703
Upton, Brian; The Aesthetic of Play, The MIT Press, 2015
Wardrip-Fruin Noah 340; The^new media reader

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A disciplina desenvolve-se segundo um modelo teórico-prático que inclui aulas expositivas, espaços de discussão colectiva e o desenvolvimento de projetos. Os projetos são desenvolvidos por grupos de trabalho de dimensão variável, o que pretende amadurecer metodologias de projecto e de trabalho em equipa, e explorar as múltiplas valências desenvolvidas pelos estudantes. Os conhecimentos previamente adquiridos no curso são articulados com a aprendizagem desenvolvida, sendo também fomentada a capacidade crítica da turma, através da análise e discussão colectiva do trabalho em desenvolvimento.

Caso o número de estudantes de mobilidade o justifique, a aula de quinta feira será leccionada em inglês.

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Arquitectura > Design
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Técnicas gráficas > Computação gráfica
Ciências Tecnológicas > Arquitectura > Design > Design assistido por computador

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 5,00
Trabalho escrito 20,00
Trabalho prático ou de projeto 75,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 45,00
Estudo autónomo 22,00
Frequência das aulas 60,00
Trabalho de investigação 20,00
Trabalho escrito 15,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Avaliação média positiva nos projectos desenvolvidos e nos restantes parâmetros da avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

São avaliados:


  • Os conhecimentos adquiridos, demonstrados pela aplicação aos projectos desenvolvidos;

  • A componente conceptual, a capacidade de realização projectual e de adequação e aquisição de conhecimentos à eficaz resolução de problemas de design;

  • A capacidade de comunicar o projecto, através das apresentações orais a desenvolver nas aulas e da documentação teórica entregue;

  • A capacidade crítica face aos próprios projectos e aos dos colegas;

  • A assiduidade, integridade e responsabilidade dos estudantes, face à turma, aos projectos, e ao cumprimento dos prazos e especificações a estes associados.

Melhoria de classificação

Apenas por frequência posterior da disciplina.

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