Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > ED400

Estudos de Design

Código: ED400     Sigla: ED

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Design

Ocorrência: 2021/2022 - A Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Design de Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DC 49 Plano Oficial do ano letivo 2017 4 - 15 120 405
Plano de estudos de LDC_publicaçao em DR de 24/02/2021 4 - 15 120 405

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Objectivos: O aluno tomará contacto com um conjunto de metodologias teóricas e críticas, integradas organicamente tanto na prática profissional do design, como no seu ensino e em particular na escrita e edição de publicações. O aluno estará apto a uma produção crítica e teórica que não esteja isolada da prática, mas que esteja integrada com ela.

Competências a desenvolver: edição, design editorial, escrita, publicação, investigação, argumentação pública, participação em projectos colectivos.

Resultados de aprendizagem e competências

Resultados de aprendizagem: espera-se que, tendo concluído Estudos de Design, o aluno tenha um conhecimento operativo da teoria e da crítica do design, conseguindo iniciar e desenvolver trabalhos de investigação em ambiente académico, bem como aplicar este conhecimento ao exercício profissional do design. Espera-se que consiga participar activamente em projectos editoriais, curatoriais e críticos, quer como colaborador, quer como organizador.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Pré-requisitos: conhecimentos de paginação, usando software próprio.

Programa

A estrutura do ano será dividida num conjunto de workshops colectivos e auto-contidos.


1 - Aula sobre tipografia: pretende-se rever e aperfeiçoar os conhecimentos adquiridos pelo aluno nesta matéria, focando-os nas questões editoriais.

2 - Workshop de design editorial: Indesign. Tratamento de texto em livro e revista. Bookdesign e paginação de publicações com texto e imagem, usando grelhas.

3 - Aula sobre edição independente contemporânea, incluindo breve história e apreciação de publicações marcantes.


4 - Produção de uma publicação colectiva.

5 – Projecto Final individual.

Bibliografia Obrigatória

VA; Looking Closer 3, Allworth Press, 1999
Vilém Flusser; The Shape of Things, Reaktion Books, 1999

Bibliografia Complementar

VA; The Anti-Aesthetic, New Press, 1998
Arjun Appadurai; Dimensões Culturais da Globalização, Teorema, 1996
Jean Baudrillard; Para uma Crítica da Economia Política do Signo, Edições 70, 1995
Anne D'Alleva; Methods & Theories of Art History, Laurence King, 2005
Terry Eagleton; The Function of Criticism, Verso, 2005
VA; Looking Closer, Allworth Press, 1994
Harold Bloom; The Anxiety of Influence, Oxford University Press, 1997
Jacques Derrida; Gramatologia, Perspectiva, 1999
Benedict Anderson; Comunidades Imaginadas, Edições 70
Guy Debord; A Sociedade do Espectáculo, Mobilis in Mobile, 1991
Sigmund Freud; Civilization and Its Discontents, Penguin, 2004
Stephen Bayley; General Knowledge, Booth-Clibborn, 2000
Pierre Bourdieu; O Que Falar Quer Dizer, Difel, 1998
Anne-Marie Christin; A History of Writing, Flammarion, 2002
Gilles Deleuze; Conversações 1972-1990, Fim de Século, 2003
Terry Eagleton; A Ideia de Cultura, Temas & Debates, 2000
Alain de Botton; The Architecture of Happiness, Hamish Hamilton, 2006
Michel Foucault; L'Archéologie du Savoir, Gallimard, 2002
Alastair Hannay; On the Public, Routledge, 2005
Hal Foster; Design & Crime, Verso, 2002
E.H. Gombrich; The Uses of Images, Phaidon, 2000
Terry Eagleton; The Ideology of the Aesthetic, Blackwell, 1990
Michel Foucault; O que é um Autor, Vega, 2000
John Gray; Al Qaeda and What It Means To Be Modern, Faber & Faber, 2003
David Crow; Visible Signs, Ava, 2003
David Crow; Left to Right - the cultural shift from words to pictures, Ava, 2006

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas de exposição e de workshop, alternadas com aulas de discussão e aulas de acompanhamento de trabalhos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 10,00
Trabalho laboratorial 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 160,00
Estudo autónomo 125,00
Frequência das aulas 120,00
Total: 405,00

Obtenção de frequência

Avaliação dos trabalhos de investigação, ponderada com a participação.

Fórmula de cálculo da classificação final

Média ponderada dos trabalhos desenvolvidos. 1/6 livro. 1/6 Publicação grelha. 1/6 Publicação colectiva. 1/2 publicação final.

Nota: Os trabalhos entregues fora do prazo previsto ou/e sem acompanhamento serão penalizados em três valores (na escala de 0-20). O aluno poderá melhorar o trabalho entregue nos quinze dias seguintes à entrega e avaliação do mesmo.

Provas e trabalhos especiais

Alunos de mobilidade Erasmus semestral sem equivalência assegurada a esta UC: produção de um trabalho, durante a fase recurso.

Exame: produção de um trabalho em dez dias úteis.

Melhoria de classificação

Produção de um trabalho editorial ao longo de duas semanas

Observações

Por motivo de manter as turmas num tamanho que garanta um acompanhamento adequado, não se aceitarão alunos de mobilidade, ou qualquer outro género de intercãmbio.

 

 

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-27 às 12:21:03 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias