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Fotografia II

Código: F502     Sigla: F 2

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Design

Ocorrência: 2021/2022 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://esquerdadireitaesquerda.wordpress.com
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Design de Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DC 21 Plano Oficial do ano letivo 2017 3 - 4,5 64 121,5
4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A fotografia como uma prática de observação, como ato único no qual se opera e raciocina, através de uma faculdade essencialmente visual e inteligível para construir um repertório narrativo.
A  fotografia pode provocar múltiplas reflexões. No sentido da realidade, ou seja, na direção do verdadeiro e do ilusório, ou também na direção do tempo. Possibilita‑nos uma forte abertura do olhar para a textura quotidiana, ou reporta‑nos para uma visão do passado. Mas também pode definir uma visão para o futuro.
Para além da sua organização simbólica, a fotografia enquanto entidade, é portadora de informações sobre o universo pessoal e social conferindo‑lhe uma propriedade produtora de conhecimento. 
A fotografia como forma de re-interpretação da literatura, transmite‑se como um processo de “conexão” com um tema oculto ou subentendido e, nesta medida, ela é um estrutura de enunciações implícitas.
A fotografia remete‑nos para o campo da leitura, podendo associar‑se‑lhe um texto, que atribuirá um sentido complementar ao discurso, conectando a mensagem com a informação oculta. Podemos assim conceber uma conjuntura de discurso no qual as fotografias se apoiam num envolvimento com a palavra escrita e/ou falada.
Realçar a especificidade do discurso fotográfico, para que a tarefa total da linguagem fotográfica possa ser ela própria transparente, e para que possa traduzir e comprovar a realidade e/ou ficção , no sentido estético e num sistema comunicacional de mediação entre nós e os outros.

Resultados de aprendizagem e competências

Aplicar os conhecimentos e técnicas adquiridas na UC de Fotografia I;
Ficar habilitado para realização de planos visuais capazes de converter a palavra na imagem;
Capacidade de observação para a construção de um elenco simbólico capaz de estruturar uma narrativa a partir de imagens fixas e ou em movimento, o foto-romance;
Ficar qualificado na edição,  produção e pós-produção de dispositivos visuais analógicos e/ou digitais nos quais a fotografia seja o recurso e a linguagem predominantes;

Modo de trabalho

Presencial

Programa

O FOTOGRÁFICO
As capacidades e possibilidades de representação do fotográfico, no sentido da revelação e enunciação, pelo processo de montagem de imagens fixas fotográficas na direção de um objecto fílmico;
A sequência fotográfica como percurso no tempo ficcionado para desenvolvimento conceptual  na construção narrativa;
A fotografia, com jogo de luz e sombra, serve para reconstruir, a aparência e o significados das ideias, dos objetos e das emoções. Não se limita à retórica e/ou inventariação de coisas. Revela o que não está escrito na condição e na mediação de um contrato ético com a sociedade. As competências do fotográfico tornam evidentes a criação de novas tipologias formais.

PROJECTO NARRATIVO
Criação de  elencos simbólicos a partir de um texto escrito (romance), capazes de se constituírem numa planificação visual, tipo story-board;
Organização de um plano de recursos para registo fotográfico, iluminação, adereços  e decórs;
Estudo prévio de um objecto literário capaz de ser transformado numa narrativa fotográfica;
A palavra e a fotografia  aparecem‑nos aqui propostos, para complementar através da alusão ou intuição, aquilo que está por detrás da natureza de cada ícone emanado da fotografia, através dos pontos de evidência que esta encerra;
Produção e desenvolvimento de repertório fotográfico em estúdio e ou em exteriores para posterior montagem e pós-produção com continuidade narrativa.

Bibliografia Obrigatória

AUMONT, Jacques; A imagem. , Lisboa: Texto & Grafia., 2009
BAQUÉ , Dominique ; La fotografía plástica: un arte paradójico. , Editorial Gustavo Gili, 2003
BARTHES, Roland ; A câmara clara, Edições 70, 2006
BEAUMNT Newhall ; The History of Photography, MoMA, 1982
BENJAMIN, Walter ; Sobre arte, técnica, linguagem e política, Relógio d’Água, 1992
BERGER, John; MOHR, Jean ; Outra manera de contar, Editorial Mestizo (Palabras de Arte; 3), 1997
DELEUZE, Gilles ; A imagem-movimento: cinema 1, Assírio & Alvim, 2004
FRADE, Pedro Miguel ; Figuras do espanto: a fotografia antes da sua cultura, Edições Asa, 1992
Krauss, Rosalind ; O fotográfico, Editorial Gustavo Gili, 2002
NEWHALL, Beaumont ; Historia de la fotografia, Editorial Gustavo Gili, 2002
RIBALTA, Jorge ; Efecto real: debates posmodernos sobre la fotografia, Editorial Gustavo Gili, 2004
SEKULA, Allan ; – On the invention of photographic meaning. In Burgin, V. (Ed.), Thinking photography., The Macmillan Press, 1994
SONTAG, Susan ; Ensaios sobre a fotografia, D. Quixote, 1986

Observações Bibliográficas

sem efeito

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Metodologias qualitativas e participativas de análise e produção visual;
Visionamento e estudo de objetos didáticos  tais como filmes, livros, documentos escritos;
Exposições organizadas sobre os conteúdos dos programas com respectivo apoio documental. Adequar as linguagens fotográficas aos diferentes recursos técnicos e conceptuais utilizados, bem como aos significados e objectivos do projeto narrativo;
Uso de sinopse, planificação e produção do projeto fotográfico podendo ser desenvolvido em regime de parceria entre vários estudantes, que deverão assinalar convenientemente as suas participações;
Produção de um texto que contextualize o projeto após respectiva produção;
Identificação das variáveis e condicionantes do modelos de representação fotográfica, tais como a luz, o espaço, o movimento a cor, entre outros.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho de campo 20,00
Trabalho laboratorial 30,00
Trabalho prático ou de projeto 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 20,00
Estudo autónomo 10,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho de campo 20,00
Trabalho de investigação 20,00
Trabalho laboratorial 21,50
Total: 121,50

Obtenção de frequência

frequência de 75% das aulas do semestre

Fórmula de cálculo da classificação final

Critérios de avaliação contínua:
Inovação e originalidade das propostas apresentadas;
Capacidade de análise e contextualização dos temas estudados;
Acuidade e qualidade do tema e projecto realizado;
Metodologias e viabilização das propostas consubstanciadas no projecto e sua adequação ao calendário estabelecido;
Participação activa nas aulas.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável

Melhoria de classificação

Não aplicável
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